Como contar quantas calorias comi hoje?

Contar as calorias que você comeu durante o dia é fácil. Primeiro liste tudo o que comeu, inclusive colocando uma quantidade, por exemplo, 2 colheres de sopa de arroz branco.

Você já pode ir marcando as calorias dos alimentos que tem a informação nutricional na embalagem como bolachas, torradas, barrinhas de cereal, iogurte.

As tabelas de informação nutricional devem conter porções caseiras, ou seja, uma porção de maionese pode ser uma colher de sopa. E normalmente as bolachas e torradas tem porções em unidades, por exemplo, porção de 3 torradas.

Para fazer a conta de quantas calorias tem a porção que você comeu a continha é simples. Imagine que você comeu 5 bolachas maizena, e na embalagem está escrito que 7 bolachas tem 134 calorias (estou inventando esses dados). A continha é assim, divida a caloria da porção, pelas unidades da porção e multiplique pela quantidade que você comeu:

kcal = 134/7*5 = 97,85

Não se importe muito com a segunda casa decimal.

Para contabilizar as comidas que não tem uma embalagem, eu pesquiso nos diversos sites de dietas e afins da internet. No google eu coloco o nome da comida seguido da palavra calorias. Observo os resultados e me decido normalmente por aquele que tem a porção mais fácil de se analisar. Por exemplo, eu não sei quanto é 100gr de cenoura ralada, mas eu sei o que é uma colher de sopa de cenoura ralada. Anote as calorias e multiplique pela quantidade que comeu. Se comeu 2 colheres, então multiplique por dois.

A parte mais dificil é avaliar as calorias de um alimento preparado. Há diversas tabelas que tem arroz de carreteiro, feijão temperado com linguiça, e tudo mais. Mas e se você comeu bolo de carne especial da sua avó? Não vai ter na internet, infelizmente.

Eu costumo chutar me baseando em coisas parecidas. Mas o jeito científico de fazer a contabilização das calorias é simples, apesar de chatinha. Faça uma lista de todos os ingredientes. Tudinho, tudinho. Até o fio de óleo. Encontre a caloria de todos os ingredientes, some tudo. Se você comeu teve que dividir o bolo de carne em 7 pedaços iguais (você, seu irmão, sua mãe, seu pai, sua avó, a sua marmita de amanhã e a marmita do seu irmão) então divida o valor total por 7, terá o valor calórico de uma porção.

Assim, com a listinha do que comeu com suas respectivas calorias, some tudo. Taí o valor das calorias diárias.

Comentários

  1. Nossa!! Já quase me matei pra calcular essas doideiras...sério... tive até q pedir ajuda pra uma amiga q fez regra de três e tudo!!! Ninguém merece... mas depois a gente acostuma!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadura de limão

Doce de goiaba caseiro

Lava-Louça Enxuta Automática