Minha tese de mestrado

Vou tentar falar bem informalmente, porque tese de mestrado costuma ser bem específica e cheia de termos técnicos.

Sabe os computadores? Sabe que eles tem processador, memória e um monte de outras coisas? Sabe que existe uns computadorezinhos pela nossa vida, como os celulares, os microondas, aparelhos de DVD, essas coisas?

Então, minha tese é em cima desses computadorezinhos, que também tem processadorezinhos, memórinhas, e outras coisinhas. O processo de fabricação está tão avançado que esses componentes já estão cabendo dentro de um chip. Então minha tese é nesses computadorezinhos dentro de chips, cheios de processadores (muitas vezes mais de um), cheios de memórias e cheios de outros componentinhos que fazem um trabalho específico, como por exemplo resolver uma equação complicadíssima mais rápido que o processadorzinho.

É importante notar que esses processadorezinhos não são genéricos como os do computador. Eles conseguem fazer algumas coisas, então são escolhidos conforme a intenção do fabricante. Seria como escolher dois processadores diferentes, um no microondas (que só precisa fazer poucos comandos) e um no DVD (que precisa fazer cálculos pesados sobre a imagem).

Minha tese é a criação de uma ferramenta de projeto. Uma ferramenta que vai ajudar quem cria esses computadorzinhos em chip a escolher quantos processadores (e quais), quantas memórias (e quais) e como os dados vão ser arrumados dentro dessas memórias. Também ajuda a ver como vai ficar o esquema dos componentes se comunicarem, se vai ligar todo mundo junto, ou cada um com cada um, ou alguns juntos, e outros separados.

Sou formada em engenharia de computação, estou fazendo mestrado em engenharia elétrica, na mesma faculdade.

Comentários

  1. Oi Menina!

    Então vc é formada em engenharia de computação, puxa então também trabalha com TI? Ou decidiu ter uma vida “normal” e foi para outra área?

    Puxa lendo os seus posts você parece ser tão calma, como você consegue trabalhando nesta área?????

    Sobre a pintura, eu gosto, mas só de algumas, uma vez li um livro sobre história da arte mas não tratava apenas de pintura, mas de várias formas de arte.

    Acho muito legal, em apenas um quadro você consegue observar os detalhes e contar toda uma história.

    Muito bom, além de compartilhar dicas sobre dietas ainda temos dicas sobre cultura!!!

    Gostei mesmo.

    Bjs , Flavinha

    ResponderExcluir
  2. U-A-U !!! Que coisa héin? Dessa vez errei feio. Achei, por algum tempo, que seu mestrado era sobre "história dos povos primitivos da ásia setentrional", ou algo assim. Jamais imaginei que fosse na área de computação hehehe! Nada contra, nem a favor, apenas que me surpreendeu. Uma época pensei em fazer Análise de Sistemas, pq tenho raciocínio lógico. Mas acabei deixando a vida me levar e fiz outra coisa. Parabéns pela escolha e espero que consiga finalizar o mestrado dentro do padrão de qualidade que espera.
    Hoje fui ao Zoo Parque de Itatiba e estou um prego. Amanhã tô de volta. Bjs e bom findi. Zá

    ResponderExcluir

Postar um comentário