8/03/2007

Sexta Linda

Bar em Folies Bergère - Édouard Manet (1832 - 1883)


Esse é um quadro muito famoso! É o quadro da brincadeira "ache o erro".

Pra mim, o quadro retrata a moça, que está em primeiro plano. Mostra a cara fechada dela, ela está enfadada. Não está triste, nem melancólica. Está de saco cheio.

Numa segunda olhada, vemos que atrás dela está acontecendo uma festa. Muito animada, por sinal. Quase conseguimos escutar a música e o burburinho das vozes falando-falando e pessoas tilintando seus copos e cantando e rindo.

Mas a festa acontece atrás da moça. Ela não participa!

Então notamos que o que tem atrás da moça é um espelho! Ela olha a festa, se estivesse olhando alguma coisa. Na verdade ela olha para o nada.

Então vem o erro do quadro! Há o reflexo da moça conversando com um homem de bigodinho, no canto direito. Pelo ângulo em que olhamos a moça não deveríamos ver esse reflexo, pois estamos olhando-a pelos olhos do homem. Assim, o reflexo deveria estar exatamente atras dela. A menos que o espelho não estivesse perpendicular ao balcão.

Eu considero esse erro uma licença poética, hehehe. O pintor queria se retratar no quadro ao mesmo tempo que retratava a balconista enfadada, então usou desse ligeiro entortamento do espelho para caber no quadro!

14 comentários:

  1. Oi, Girl, achei que pela posição da moça em relação à mesa ela seria a "barwoman" da festa e que, por não pertencer áquele ambiente estaria com aquela carinha triste. Mas eu sou muito simplista em fazer uma avaliação mais detalhada. E, vem cá, vc gosta do Toulouse Lautrec? Eu gosto muito. Sem querer te influenciar, se vc gostar, queria vê-lo retratado em uma de suas sextas lindas. Nem que seja na edição 1587 hehe. Bjs e ótimo fim de semana. Zá

    ResponderExcluir
  2. oi gordinha eu vi o seu comentario numa amiga e vim cuscar o seu, passa pelo meu pois quantas mais amigas melhor é o nosso mundo, beijocas

    ResponderExcluir
  3. Oi Gordinha,

    Passei para agradecer o comentário de ontem e dizer que seus textos sobre pinturas são muito bons!!!!!

    Kisses
    Mi

    ResponderExcluir
  4. Caraca, que maneiro o quadro e seu comentário!!! AMEIII!!!!!

    beijoquitas!

    ResponderExcluir
  5. Vc é mesmo inteligente, eu to olhando ainda o quadro rs..rs..
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi minha idola...eu to aki pra lhe desejar um ótimo final de semana e feliz...

    Eu adorei seu post mto inteligent..mas como nçao tenhu nenhum talento pra comentar a obra q eh mto linda....eu aki so babando e SEM PALAVRAS....

    bjuxxxxx

    ResponderExcluir
  7. ela ta a minha cara com colica rss,


    adorei a explicação está me fazendo pensar cada coisa =]

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Minha Linda! Eu que jurei que esse findi não ia entrar no blog, não resisti, vim dar uma espiadinha (olha a hora!) e me deparei com seu coment-saudade! Aí passei prá deixar um oizinho tb, mesmo sabendo que vc só vai ver lá pro domingo ou segunda. Eu tb fico com saudades, viu? Um beijo bem estalado. Zá

    ResponderExcluir
  9. O querida Gordinha!

    Estou gostando de ver as suas Sextas Linda.

    Dá uma quebrada, naquele ar de dieta, né?

    Cada quadro que você posta é uma reflexão.

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  10. vc já disse td sobre o quadro..
    adoro suas descrições..
    fazem o belo parecer ainda mais bonito.
    bom fds!

    ResponderExcluir
  11. Adorei!
    Muito bem sacado, e o quadro é lindo.
    Estou visitando o seu blog pela primeira vez e gostei muito.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Olá!!Obrigada pela visitinha!!Muito legal seu post, achei válida todas as descrições sobre o quadro hehehe!
    Super beijo, vpu linkar vc, ok!

    ResponderExcluir
  13. Oi lindaa!!!
    Seja MUITO bem vinda ao nosso desafio de Verão, qualquer sugestão é bem vinda... Vamos, tentar, fazer um super desafio, bem movimentado... Pra não deixar a peteca cair...

    AAAhhhh!!! Eu sou a Neurotica mesmmooo... extremamenteeee...

    BBBJJJUUUU

    ResponderExcluir
  14. Preciso do seu peso meta para o final do desafio...
    To no aguardo
    Bju

    ResponderExcluir