8/10/2007

Sexta linda

Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa (Novembro de 1864 — Setembro de 1901)

O cara era um aristocrata de pai e mãe que se enjuriou dessa vida! Já adolescente, descobriu que tinha uma doença nos ossos que os deixavam mais frágeis que o normal. Teve uma queda e fraturou os dois femures que acabaram ficando mal soldados. Assim ele acabou ficando baixinho.

Logo cedo ele já conheceu seu talento para pintura. Foi estudar com os melhores professores franceses. Mas também logo cedo descobriu que aquela não era vida para ele. Ele trocou a aristocracia francesa pela boemia. Também não gostava muito de óleo, ele fazia mais gravuras e desenhos do que propriamente pintura*. Viveu muito da sua vida em bordeis e frequentava os bairros mais marginalizados. Era assíduo do Moulin Rouge. Morreu de tanto beber, coitado!

No meu ponto de vista, a maior revolução que ele provocou foi na propaganda. Foi com ele que nasceu essa coisa de cartazes. Tanto que a figura (de longe) mais famosa dele é um poster do Moulin Rouge, com a dançarina mais famosa (esse aí do lado). Dizem que ele está nesse poster, mas eu não me lembro onde!

A partir de seus desenhos, a propaganda foi se solidificando até se tornar o que é hoje.

Mas tem também as produções mais internas, eu diria. São as figuras que realmente mostram como era a vida dele. Ele retratou como ninguém o mundo dos cabarés, dos circos e dos bares. Ele usa uma linguagem diferente e agrada tanto seus amigos "de farra" quanto os críticos de arte. São sempre cores fortes e traço marcante. O que difere completamente do Fragonard por exemplo, da primeira Sexta Linda. Mas se aproxima do Van Gogh (nas cores). O que nos leva ao quadro oficial de hoje:

O Beijo


O tema é o mesmo do Fragonard com O ferrolho, mas não tem nem comparação. Aqui há tanto calor, emoção e desejo, e tudo pra fora. Você vê o desejo dos dois e o entrelaçamento deles. Os dois se entregam facilmente um ao outro e eu diria mesmo que os dois se amam. Pode não ser um amor eterno, mas é um amor intenso.

Fiquei pensando se ela está ou não chorando. Mas não cheguei a conclusão nenhuma.

O contraste das cores, pra mim, só ressalta que o desejo é quente e frio, branco e vermelho, alto e baixo, sutil e intenso. Entenderam? O desejo é algo sinuoso, dúbio.

Mas o vermelho toma conta de todo o quadro, dizendo que ambos estão envoltos em uma atmosfera banhada de volúpia e tensão. Não importa se eles já estão se amando, ou se estão prestes a se amar. O tempo não importa porque no fundo o sentimento que o quadro passa é anterior até mesmo à cena.

Não sei se ela é uma amante, ou uma das "garotas" companheiras de noitada do Lautrec.

Mas essa é a minha interpretação, e eu sou meio romântica, hehehe. Qual é a sua?

O pintor de hoje é a sugestão da Zá (queridona, amigona, do coração!) Eu passei a semana pesquisando e pensando no que escrever. Mas como sempre, quando se tem um sentimento em relação a um quadro, é aquilo e pronto.

Quero também agradecer os comentários de incentivo de ontem. Todos foram muito, muito importantes. Eu melhorei! Almocei com umas amigas e jogamos muita conversa fora.

*Não sei qual é a definição de pintura, gravura, desenho. Sei que o Lautrec curtia mesmo era liberdade! Então ele fez de tudo! E esses posteres super famosos! Só que não sei quais técnicas ele empregava

15 comentários:

  1. Oi Lindaaa!!!
    Que bom q c ta sempre lá dando ótimas idéias.
    Olha... Naum conta a ninguém, mas, eu naum sou a melhor pessoa em HTML... Na verdade apanho muito pra conseguir fazer coisas simples, como colocar os links na tabela, depois vi o quanto era bobo, mas tive q pesquisar MUITOOOO... Dei uma olhada no teu código fonte, pra ver se conseguia algo, e nada... Poderia fazer da forma simples colocando os links.... Mas naum ia ter o By -blog de origem-... entaum preciso realmente de sua HELLLPPPP!!! ... Se vc estiver disposta e realmente entender de HTML... Posso te dar privilégios de co-autora... Dai vc faz as mudanças e me mostra... Quanto mais movimentado fikar o blog melhor, realmente muitas meninas passaum por lá... entaum se fosse algo, como um prêmio a quem postou... Tipo... As 10 primeiras q postarem no coment vai ganhar um link para seu blog... Assim a coisa vai encher... Quero q elas sempre estejaum passando e vendo as novidades... Pq, como o desafio é longo, naum quero o ver morrer na praia... Quero q até o final estejamos com essa força de vontade, e q com os resultados positivos, estejamos , até, mais animadas...

    Bju e veja ai se vc quer essa responsabilidade...

    ResponderExcluir
  2. Nooooossaaa! Que divino esse mega-post! E sobre o Lautrec, um dos meus preferidos! Adoro esse cara porque ele foi tudo o que eu queria ter sido: viveu em uma época louca no cenário das artes e da liberdade, era aristocrata, libertino, boêmio ... e se acabou na farra! Os quadros dele são muito emblemáticos e passam essa atmosfera de loucura. Gênio. Tks, tks, tks pelo presente! Valeu mesmo. Beijão e prá vc não há limites de coments.. fica sempre aberto. Smack!! Zá

    ResponderExcluir
  3. Nooooossaaa! Que divino esse mega-post! E sobre o Lautrec, um dos meus preferidos! Adoro esse cara porque ele foi tudo o que eu queria ter sido: viveu em uma época louca no cenário das artes e da liberdade, era aristocrata, libertino, boêmio ... e se acabou na farra! Os quadros dele são muito emblemáticos e passam essa atmosfera de loucura. Gênio. Tks, tks, tks pelo presente! Valeu mesmo. Beijão e prá vc não há limites de coments.. fica sempre aberto. Smack!! Zá

    ResponderExcluir
  4. Oi Artística Gordinha!

    :D

    Eu não manjo nada de artes. Era um assunto que eu nem me interessava, apesar de lá no fundo eu ter uma vontadinha de saber mais.

    Que bom saber que você aceita sugestões. hehe Em breve lhe mandarei algumas.

    Uma das coisas que gosto é propaganda, mas eu desconhecia esse artista. Vou dar uma pesquisada!

    Valeu! Excelente post!

    Super beijo!

    ResponderExcluir
  5. Interessante essa história né!!
    Muito legal!
    bjim!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela força, acho mesmo que vc tem razao.
    Seu blog é um aprendizado e não só de R.A, pq muitas vezes é bom diversificar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Gordinha!
    Adorei seu post "alto nível cultura", mas amei tb seu post de ontem sobre o qto vc odeia dirigir.
    Eu gosto, sabe, desde que não tenha transito punk, o que é quase impossível pras bandas que moro e onde trabalho, mas de fato as pessoas são muito grotescas atrás de seus volantes.

    Kisses
    Mi

    ResponderExcluir
  8. Caramba, que quadro lindo esse do beijo!! Muito legal mesmo!!!!
    Vc é toda cult.. hahah ADORO!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. oi lindona, obrigado pelo comentario realmente somos uma familia muito unida, beijocas

    ResponderExcluir
  10. lindonaa.. eu não sei oq comentar, não sou tão sabida das artes como vc, aí dá vergonha de escrever besteira! mas adoooooooooro sua sexta-linda!

    adoro vc ;]

    ResponderExcluir
  11. Nossa esse quadro o beijo me fez lembrar a uanto tempo n beijo alguem, antes era porque estava imensaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, agora porque não to imensa mas não to magra, sei la parece que n arranjo alguem que eu queira realmente beijar ai ai

    =/


    www.broboleta.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Meninaaaaaa!!!
    C é danadinha, heim...
    Tentei... Mas tinha copiado a sua, entaum naum ia funcionar... fui bater no google reader... Vi o codigo... Mas nem imagino o q tinha de fazer... Bem... se precisar de ajuda pra cadastrar... Só é me explicar como edito...e pronto...
    Bju e muitiximo obrigadaaaaaaaaaaaaa...

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Amiga!!!!
    Vim te desejar um FDS especial,
    com tudo que tem direito:
    saladinha, frutinha, barrinha de cereal, sucos, integrais,(...)rsrsrsrs

    Sem jacas! Por favor!!!rsrsrs

    Bjos ¹²³

    ResponderExcluir
  14. Olá, Maninha! A divisão entre semana e fim de semana, só existe prá vcs, felizes solteiras que ainda acalentam sonhos de se escravizar junto ao fogão e ao tanque, prá, somente depois, chegarem à conclusão que não existe diferença entre dias úteis e "inúteis" como fins de semanas, feriados e férias, prá quem já se casou e, ainda por cima têm filhos, hahahaha! Aproveita enquanto pode! Um beijão e bom finde, especial, prá vc. Bjs. Zá

    ResponderExcluir
  15. oie meu nome é rosi estava buscando blogs com o mesmo intuito do meu que comecei a uma semana dai encontrei o seu e achei muito interessante você mistura blog light com blog sobre arte muito legal mesmo gostaria de visita la sempre posso? bom abracos xau

    ResponderExcluir