8/31/2007

Sexta Linda

Fernando Botero - 1932

É um pintor colombiano nascido em Medelin. É o pintor vivo mais caro do mundo! Tem reconhecimento internacional.

Todas nós já vimos alguma de suas imagens por esses blogs que tanto lemos e acompanhamos! É o pintor que pinta todo mundo gordinho.

Sua arte tem diversas facetas. Além de repintar grandes clássicos (como a monalisa) ele também criou cenas do cotidiano colombiano, retratou a violência daquele pais, e pintou muitos quadros com tema político.

No meio da praça principal de Medelin há uma estátua doada por ele ao país. E eu hei de ir vê-la!

Chegaram até a criar um nome pro estilo que ele usa, o gordismo. Nome bonitinho, né? hehehe

Mas eu não acho que ele "pinte pessoas gordas". Eu acho que ele pinta pessoas, e esse é o jeitão que ele pinta. Podem reparar, todas as pessoas são gordas, todos os animais e até os objetos, e todas as pessoas tem aquela cara de fui alí e já volto. Dizem que isso é uma forma de crítica pela estaticidade humana (caras de fui alí e já volto) e sua ganância (gordinhos porque comem tudo).

Eu não gosto de ir muito longe nas análises, acho que as coisas só são... e não são porque.... Pra mim, tudo não passa de uma técnica, como Picasso.

A Carta - 1976


Esse é um quadro que eu particularmente gosto. Eu acho lindas as formas nuas femininas que ele pinta. Vocês todas que querem ser umas palitos que me desculpem. Mas meu corpo é assim, e eu me identifico muito com essas formas. E não vejo sensualidade em nenhum dos quadros de Botero, por mais nu que ele pinte.

O que eu quero destacar de principal nesse quadro: A flor nos cabelos da mulher. O cabelo encaracoladinho. Pra mim essa mulher não poderia ter vindo de outro lugar que não a América do Sul espanhola!

A mulher está lendo uma carta, que estava guardada no criado mudo. Pra mim, é a carta de um antigo grande amor! Mas para uma pessoa menos romântica e mais prática pode ser a lista do mercado.

O quarto é pequeno, as paredes são azuis e tem uma rachadura no canto do lado esquerdo. Eu acho que ela é meio pobre. Apesar da cama ser grande, há somente um criado mudo, ou seja, ela está sozinha! Talvez ela esteja lendo o contrato de divórcio.

Ela estava comendo laranja (na cama?????) enquanto escolhia uma roupa (aquele fio caindo pela cama não vem de um vestido?) e se lembrou da carta de amor! (ou da lista de compras, ou do contrato de divórcio, ou ainda do atestado de óbito). Há um teco de laranja sobre o criado mudo, esquecido.

Mas porque tem mais que uma laranja? E porque elas têm cores diferentes?

Ah! Eu também adoro o interruptor!


18 comentários:

  1. Caramba, você vê cada detalhe! "a rachadura na parede"... risos

    Engraçado, não faz muito tempo, apresentei Fernando Botero aos meus alunos (sou professora de inglês) em uma unidade do livro que abordava trabalhos de artes. Levei fotografias de algumas esculturas gigantes que ele faz por aí. E realmente, é tudo nesse mesmo estilo, rechonchudinho... dentre as obras que mostrei, as de Botero foram as que eles mais gostaram.

    Bjins, e uma sexta bem linda pra você!

    (Obs.: também gostei do interruptor, e acho que ele reforça a tese de que ela é pobre... ele é redondinho e a fiação corre por fora da parede!)

    ResponderExcluir
  2. Oi! Sou eu de novo!
    Passando aqui novamente para dizer que... falei de você no meu blog! Dá uma olhadinha lá...

    ResponderExcluir
  3. hello ja acordada tão cedo nossa vou correr depois vou ler e comenta sobre sua postagem sou nova aqui espero que possamos ser amigas
    bjãooo

    ResponderExcluir
  4. HElloo!!! Bom Dia
    Ora hoje é o dia D...da dieta :P
    Vamos lá a ganhar coragem pa alcançarmos o objectivo... eheheh
    Muitas Bjokax e Boa SOrte
    Bom Fim de Semana

    ResponderExcluir
  5. Oiê.... fui dormir empapuçada de tanto doce hehehe! Mas vamos à sexta linda. Eu adoro o Botero, simplesmente porque o acho divertido, mesmo em meio a tanta dor que pinta. Qto à moça, prá mim é uma quenga, que entre uma laranja e outra, um freguês e outro, relê uma antiga carta de um amor verdadeiro. E prá mim ela é sensual, sim, e está produzida (a flor) prá trabalhar no seu quartinho de quenga pobre. Mas, para cada observador, uma interpretação. Bjim e boa sexta. Zá

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. AHahhhahahahaha.
    Adorei o comentário da Zá. Ri muito.
    Bom, eu não sou nenhuma "entendedora" de arte, e nunca gostei de quadros de gordos pq me via neles, e já que me odiava GORDUCHA e RECHONCHUDA, odiava as pinturas tb.
    Mas depois de ler "o seu olhar" sobre a tela, sabe que gostei.
    Adorei seu post de hoje, e me fez abri os olhos para este tipo de arte que nunca consegui nem olhar.
    Kisses
    Mi

    ResponderExcluir
  8. Nossa, sempre vi essas imagens e nunca parei para pensar por esse angulo hehehe!
    Adoro o jeito como vc escreve!
    Um beijão e uma otima semana Light.
    Hérika

    ResponderExcluir
  9. estela.salmoria@ig.com.br31 de agosto de 2007 10:23

    Oi, Gordinha!Gostei da tua sensibilidade!E adoro vir aqui,principalmente nas sextas, porque sempre aprendo algo novo.
    Sabe que já me peguei tentando adivinhar teu nome? Hehehe. . .coisa de doida né...
    Um ótimo findi pra ti e cuidado com os doces!!!!
    beijão!

    ResponderExcluir
  10. ai eu gostei dessa figura!!!! bjos

    ResponderExcluir
  11. Concordo, adoro Botero...adoro as pinturas...
    Eu acho talvez que ela esteja lendo uma receita de remedios, por isso as laranjas pra fazer um chá, ou talvez uma esfoliação de pele de corpo...o quarto é normal..de gente, as pinturas são de gente normais.
    Valeu pela visita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá,estou a adorar conhecer-te,és divertida e já aprendi contigo,não conhecia este srº,mas pinta muito bem.concordo com a vyvy,reparas em cada detalhe!
    Arte é isso mesmo cada um vê com os seus "ócúlos", a Za tem uns óculos engraçados.bjs e bom fim de semana.ATENÇÃO Á DIETA.

    ResponderExcluir
  13. Gordinha Queridinha!
    Essa foi a minha "sexta-linda" preferida.
    Eu já conhecia Botero e antes de ver a foto associei ao gordismo ^^ A maioria dos pintores citados antes eu não conhecia, mas Botero!!!

    Eu adoro ler suas descrições, adoro mesmo... pq por mais q eu tivesse já visto "a carta" eu num tinha prestado atenção em todos os detalhes, como nas laranjas diferentes...

    E eu me vejo no corpo da moça da foto, e vejo q parece meu quarto pela cama e pelas paredes...

    amei, amei, amei.

    =]
    bom fds, Little!

    ResponderExcluir
  14. Oi!!
    Só mais uma coisa: Ela tem cara de nordertina, cabelo crespo e uma jarra de água típica do nordeste (pq não conheço outros países). Não conhecia as pinturas dele, mas vasculhei na internet e achei massa!!!
    valeu a dica! bjim!!!

    ResponderExcluir
  15. Vc é demais mesmo !

    aprecia a arte ! aprecia a vida !
    parabéns!
    aaahhh desencanaaaaaaaaamos !!!!!!

    beijinhos e ótimo fds

    ResponderExcluir
  16. Olá... te indiquei para a corrente da amizade... passa no meu blog!

    Eu fui na exposição de Botero no rio de janeiro...

    o máximo!

    ResponderExcluir
  17. Pelo visto vc é como eu... adoro artes plásticas!!!
    No momento estou estudando o renascimento e Leonardo da Vinci. Na verdade, preciso, né.. rss... vou fazer uma monografia sobre a Santa ceia prá faculdade.
    Este quadro é lindo mesmo... me indetifiquei tb com a melancolia q tem nele..
    Te add nos links do meu blog, tá?
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. oi,eu estou por aqui pelo blog da Herica,e sei da caminhada de vcs para emagrecer ,parabéns.Saõ todas muito bonitas. Adorei este quadro, e acho que ela está com uma receita na mão para fazer um bolo mais como ela esta de regime resolveu comer(chupar) laranja,ela estava com calor e ligou o ventilador que é de teto por isto o interruptor ali...ela é muito sexy,por isto colocou uma flor no cabelo,as roupas de cama parecem macias bem lavadas e confortaveis.o cabelo não é de nordestina porque é vermelho .deve ser espanhola mesmo...amei este quadro faz agente soltar a criatividade, beijos e parabéns...

    ResponderExcluir