9/10/2007

Doce de leite da fazenda

Receita de doce de leite da fazenda da mãe da Gordinha:

Ingredientes:
  • 1 feriado prolongado
  • 2 braços fortes
  • 1 colher de pau resistente
  • 1 panelão
  • 8 litros de leite integral
  • 10 copos de açúcar cristal
  • 1 fogão a lenha

Modo de fazer:
  1. Junte o leite e o açúcar no panelão. Misture com a colher de pau e leve ao fogão de lenha.
  2. Deixe lá até alguém perceber que ferveu e derramou (cerca de uma hora)
  3. Todos que sentiram o cheiro de açúcar queimado saem correndo
  4. Mexa com os braços fortes até controlar a situação (cerca de 5 minutos)
  5. Deixe eternamente até que comece a engrossar (mais umas duas horas)
  6. Quando queimar o fundo da panela, troque de panela antes que fique com gosto de queimado, use os braços fortes para levantar o panelão, despejar o pré-doce sem derramar no chão
  7. Lave o panelão nojento
  8. Deixe, mexendo de 3 em 3 minutos até que a cor fique do jeito que você quer ou que a consistência fique do jeito que você quer. Ou tire do fogo quando o seu saco estiver cheio de mexer doce, e você não aguenta mais sentir aquele cheiro.
  9. Despeje tudo em potinhos de margarina, doce de leite, requeijão, ou o que tiver na hora.
  10. Dê as panelas para alguém raspar (alguém diferente de quem mexeu incessantemente e está com o estômago embrulhado)
  11. Lave tudo

A receita demora horas pra ficar pronta. O doce vai permanecer na geladeira eternamente! Vai chegar a páscoa e ainda vai ter doce de leite na geladeira, claro se não embolorar antes.

O resultado pode ser uns 3 quilos a mais só pelo cheiro do negócio, mas o bom é que quem mexeu não fica com nenhuma vontade de comer doce de leite pelas próximas três décadas.

11 comentários:

  1. Nossa.. cruzes!!!
    Ontem eu fiquei babando nos doces do supermercado! rss
    Agora eu tô aprendendo.. quando vou à padaria e morro de vontade de comer algo da vitrine rss eu peço prá experimentar e ainda divido com meu namorado rsss.. pelo menos não levo pra casa rss
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Huuummm ai que delicia, só de ler acho que engordei! hehehe

    Uma otima semana light para ti

    Um beijão

    ResponderExcluir
  3. Argh!!! Eu não gosto de doce de leite, me deu até azia de ler, rsrsrs
    Meu marido se ler, é capaz de lamber o monitor, ahahaha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Aiaiaiaia, acabei de almoçar e imagina o que sempre gosto de comer após o almoço-DOCE-
    Nossa! deu água na boca só de pensar em doce de leite caseiro...

    Quer me matar amiga!rsrsrs

    Bem, passando para lhe desejar uma semana cheia de determinação e conquistas!

    Bjos¹²³

    ResponderExcluir
  5. *hahahahahaha .... adorei os ingredientes desse doce de leite !!! Mas esse doce não me atrai !!! Uffa

    Obrigada pela visitinha, você me fez pensar em algo que eu não havia percebido !!! Não fiz a dieta e encarei a praia numa boa !!! Ebaaaaaaaaaaaaa !!!

    Convenhamos, anos de reedeucação alimentar tem que servir pra alguma coisa, né !!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. e foi você quem mexeu o doce e não vai comê-lo nos próximos 30 anos??

    se for, pode mandar o doce pra cá! hahaha =D

    acabou o feriado, segundona de volta! força pra sua semana!beijooo

    ResponderExcluir
  7. ai que medo de ler essa receita!!! só de ler eu já engordei...já não basta as minhas enormes jacadas da última semana que me fez perder todo o esforço do mês inteiro...amiga, espero que vc esteja bem e feliz. bjos, ME VISITE

    ResponderExcluir
  8. Kkkkkkkkkk, minha avó faz doce exatamente assim, kkkkkkkkkk... Vc ajudou foi? Ou fez a parte que eu faço,que é a de comeeer doce? Espero que não, ehehehe...

    Querida, de passada só,adorei aqui!


    Bjinhos


    FUIZ...

    ResponderExcluir
  9. Menina, engordei 1.5kg apenas lendo. Que delícia! Adoro doce de leite caseiro. Taí um dos prazeres que vou me permitir aí no Brasil. =) Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  10. hhahahaha
    Quase me matei de rir... cara, doce caseiro é muito trabalhoso mesmo. E todos tem que ter "braços fortes" pra ficar mexendo o troço... aff cansei só de ler, imagine fazer.
    Mas que é uma festa essas receitas caseiras em família, isso é.
    beijocas e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  11. Oi Gordinha!

    Parece que você arranjou coisas para fazer nesse feriadão, heim?

    Mexer doce é suuuuper cansativo. Ficar com a barriga ali no fogão à lenha não deve ser uma das coisas mais agradáveis de se fazer na fazenda.

    hehehe

    Bjos! Continuamos na luta!

    ResponderExcluir