Pequeno tutorial do Google READER

O post é longo. Minha intenção é deixar bem didático, assim quem não tem saco para ler tudo, pode ir lendo só os negritos. As figuras aumentam quando clicadas.

Para falar do Google Reader terei que falar sobre feeds e RSS. Clique nos links se quiser aprender direitinho sobre essas coisas, ou leia o resumão que eu fiz.

FEEDS

São endereços que fornecem alimentação (daí o nome feed, em ingles) de um site, normalmente sites em que se quer saber sobre sua atualização, por exemplo sites de notícia ou blogs.

São, então, endereços que indicam se houve atualiazação em um determinado site.

RSS

Já RSS é um formato de como será o conteúdo. Se você clicar em um endereço rss vai aparecer um arquivo cheio de texto que não entendemos, mas ele contem uma codificação sobre a atualização de conteúdo do blog.

Google READER

O google READER é um dos muitos agragadores de feeds disponiveis pela web. É um site onde se pode cadastrar endereços de feed para que o leitor seja avisado quando houve uma atualização. Assim, quando algum blog ou site cadastrado faz uma atualização, é como se o leitor recebesse um email, só que não na caixa de entrada, mas sim no site do reader.

Veja por exemplo a figura. Dá para ver todas as meninas que eu cadastrei, não todas, porque a telinha é pequena, tem mais pra baixo. No momento que tirei essa imagem, eu ainda não tinha lido o post Enxaqueca, do blog De EG a PP. Vejam que está em negrito, como um email não lido.

Dá para ver também outros posts que eu já tinha lido.

Você pode ler o post na própria página do reader, ou clicar no link e ir ler direto no blog da sua amiguinha.

O bom é que economiza tempo porque não precisa percorrer todos os sites procurando atualizações. O ruim é que se houver uma modificação na barra lateral, você não fica sabendo por aí! E também não dá para comentar pelo reader, só pelo blog mesmo.

Há várias configurações tanto para cadastramento quanto para a visualização dos posts.

FEEDS e o Blogger

Como todo bom serviço de blog, o Blogger tem suporte para feed. A configuração padrão é que todo novo blog tenha um endereço de feed, o meu é http://gordinhadasilva.blogspot.com/feeds/posts/default.

Nos templates do próprio blogger, lá no rodapé da página, tem um link convidando todos a se inscreverem no feeds do blog. A figura mostra o meu link.


Clicando no link Postagens (Atom) da figura se abre uma janela para você escolher onde vai querer inscrever esse link. Eu sempre escolho no google reader.

Para mudar a configuração de feeds do seu blog (do blogger) siga as instruções da figura. Eu deixei tudo como estava. Mas você pode escolher só gerar feeds das postagens, ou só gerar feeds dos comentários, ou não gerar feeds coisa nenhuma porque isso é coisa de maricas, hehehe.


O READER e o Blogger

O Blogger é também um serviço do Google. Sendo assim há diversas facilidades de integração entre o Blogger e o READER.

É mais fácil cadastrar os blogs do blogger no reader porque ele acha mais fácil pela busca. E é mais fácil colocar esse acessório aí de baixo no blog.

Esse quadradinho é uma lista das últimas 5 atualizações na minha pasta de feeds sobre emagrecimento. Foi gerado um html lá no reader que eu colei no blog.


Por último...

Botões que facilitam e o Feedburner
Coloquei na minha barra lateral esses botões aí da figura. Um é para adicionar meu site no google READER. Outro é pra adicionar no My Yahoo!, caso alguém queira. E o terceiro é para cadastrar em qualquer agregador que a pessoa use.

Assim, os botões são para incluir meu endereço de feeds no agregador que a pessoa quiser.

O primeiro quadradinho da figura é o número de assinantes que leram o último post. Essa estatística eu consigo porque cadastrei meu blog no FeedBurner.

Esse site, além de gerar estatísticas sobre quem e quando se lê suas atualizações, promete avisar mais rápido todos os agregadores para que todo mundo saiba rapidinho da sua atualização.

Ele também promete padronizar o feed para que qualquer agregador consiga ler todas as características da atualização melhor.

Eu espero que esteja resumido o suficiente e que eu tenha esclarecido direito as dúvidas que possam ter surgido.

Eu gosto muito dessa história de feeds, porque agiliza minha vida.


Comentários

  1. Ei..
    obrigada! realmente foi uma vitória.. agora estou com mais gás ainda!
    Realmente negar as comelanças era o mais difícil pra mim.. parece q não teremos vida social.. mas isso é uma artimanha do inconsciente/subconsciente pra nos driblar.. enfim.. eu já entendi a dele e não vou deixar! hehehe

    adorei seu post.. já estou tomando providências pra instalar aqui..
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. e eu uso tuuudo isso, graças a vc!
    hehehe

    realmente facilita muito o tempo =D

    eu sou bem dinâmica e serelepe mesmo, não gosto de ficar parada... hehehe Mas tenho um lado que não funciona sm rotina de estudo, e sou bem organizada...

    Apesar de toda a agitação, sou mais conheci por ser a pessoa mais calma que conhecem =/ Sou paciente demais com os outros, comigo nem tanto.. e como falo de mim no blog acho q as meninas têm impressão q eu sou assim sempre e com todos ^^

    e vc? vc é serelepe também?? =D

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar fazer isso aí no weblogger rss
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Puxa, que post legal!! Totalmente "utilidade pública"!! :) Adorei! Bjs!!!! Cris

    ResponderExcluir
  5. Legal !
    assim que tiver com mais tempinho para "fuçar" aqui no blog ... aiiii seguuuraaa !
    pois é... tá difícil "pegar" alguém... aliás, aqui onde moro é difícil mesmo !
    e o alto salário é pq tem gente que paga o que elas pedem ... difícil né ! e vc havia perguntado os dias que quero é de seg à sexta das 8h às 17h...
    Mas já está encaminhando ... quero ver se esta dá certo !

    beijooooooos

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga!
    passando para dar um alô e ver como anda sua RA.
    Sabe que eu estava relaxando um pouco com a minha RA, abrindo muiiitas exceções, mas agora quero me comprometer mais, pois quero resultados falta pouco tempo para o FDA e quero colocar uma roupa e me sentir bem.

    No ano passado nem fotos quis tirar por estar me sentindo muiiito mal.

    Quero mudar isto este ano.

    Vamos com toda garra.
    Bjos¹²³

    ResponderExcluir
  7. meninas, façam tradução para as tugas: que diabo é serelepe???

    beijocas, o seu blog tá sempre o máximo :)

    ResponderExcluir
  8. "Mas você pode escolher só gerar feeds das postagens, ou só gerar feeds dos comentários, ou não gerar feeds coisa nenhuma porque isso é coisa de maricas, hehehe." aahahhaha! Adorei o post, como sempre, muito útil e fácil de entender. Eu pelo menos entendi tudo e tal como usei a tua dica para receber os comentários do meu blog no meu email, vou usar essas dicas também! Ahhh, também quero agilizar a minha vida! :) Quando estiver com mais tempo, provavelmente amanhã à noitinha, vou tratar disso tudo! Beijoooooossssss Gordinha! Sandra

    ResponderExcluir
  9. Vou voltar pra ler com atenção o post de utilidade pública.
    Rapidinho, passando pra dá uma espiadinha.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por me avisar do post!
    Agora sim!
    Da próxima vez nem precisará de me avisar, pois vou fazer esse troço já já!
    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário