9/07/2007

Sexta Linda em "Independência ou Morte"

Já que todo mundo está voltando da fanfarra. Nada mais justo que eu também aqui comemorar o dia da independência no nosso valoroso país.

O que? Na sua terra não tem fanfarra? Coitadinha... Passa na televisão, tá? Não fica triste =D


Pedro Américo - (1843-1905)
Ele nasceu na Paraíba, começou com a pintura aos 11 anos, ajudando aquele naturalista francês famoso que fez os primeiros documentos da flora brasileira!

Ele estudou no colégio mais poderoso (talvez o único) do império. O colégio Dom Pedro II que até hoje é um colégião. Recebeu também do próprio imperador uma bolsa para ir estudar na França. Ele estudou um monte e até se tornou doutor.

Apesar de ter nascido em uma família humilde, foi um dos pintores de maior sucesso da época.

O Grito do Ipiranga (1888)

(ou o Brado do Ypiranga)


Sabemos que a independência do Brasil (comemorada hoje) foi proclamada em sete de setembro de 1822, por nosso imperador Dom Pedro I. Sabemos que a historinha lá da quinta série não é bem a mesma no colegial, ou seja, o imperador meio que brigou com o paizinho de Portugal e quis rodar a baiana, então proclamou a independência (Freud diria inclusive que ele estava tentando proclamar a própria independência, hehehe).

O fato é que a independência foi proclamada! Aqui, um monte de coisa pra ler, se quiser relembrar história.

Vamos, ao quadro. Eu particularmente não gosto muito, esteticamente, desse quadro. Pra mim ele é muito 'didático' heheeh. Me faz lembrar as aulas de história lá na minha infância. Mas hoje, olhei para ele e vi outras coisas.

Veja, no canto inferior esquerdo, um peão levando um carro de boi. Ele olha com cara de "que cara estranho", basicamente uma cara de "meu deus, que que é isso"! Ou seja, o povo não teve absolutamente nada que ver com a independência do Brasil! O povo estava lá cuidado da sua vida e de repente - PUF - o Brasil era independente.

Esse pessoal de frente ao Dom Pedro são os soldados que iriam "lutar" na "guerra" se houvesse uma. Nessa parte tem uns cavalinhos agitados, e no meu ponto de vista, o pintor conseguiu retratar bem a dinamicidade dos cavalos. Note que há uma poeira levantada nos pés dos cavalos, e um deles encontrou justamente o Riacho Ipiranga e esguichou água.

Dom Pedro está lá, empunhando a espada, e atrás dele, quem? Eu diria que esses engravatados são os burgueses daquela época, ou seja, os barões do café. Eu diria que foram eles que apoiaram a independência, visto que para eles já não era mais vantagem econômica que ficassem atrelados à metrópole, como eram os coronéis da cana.

Gostei muito do céu. Me fez lembrar dos "céus de baunilha". Mas isso já é outra história.

Esse quadro foi encomendado pelo próprio Imperador Dom Pedro I. Apesar de haver uma infinidade de controvérsias a respeito de nosso processo de independência, eu achei que o quadro resumiu muito bem o que foi a independência.

Ah! Vale lembrar que esse quadro também é conhecido como "Independência ou Morte". Vale também, que o riacho Ipiranga fica em São Paulo, adivinhem? no bairro Ipiranga.

Saiba mais sobre o Pedro Américo aqui e aqui.

Saiba mais sobre esse quadro comprando esse livro.

Feliz 7 de setembro pra todo mundo!!!!

6 comentários:

  1. É verdade...
    Hoje é feriado no vosso país!...
    Dia da Independência!

    ResponderExcluir
  2. Ah! Esse quadro eu ja conhecia também. Eu gosto mais de História do Brasil que Artes ou História das Artes, apesar de me interessar por todas...

    Não tinha quadro melhor pra hoje, mana! =)

    beijocas ;*

    ResponderExcluir
  3. Oi como vai!!!
    Adorei sua materia viu ficou otima que vc tenha um otimo fim de semana
    bjinhso
    ceci

    ResponderExcluir
  4. Oi Gordinha!

    Adorei visitar seu blog. Ele é bem legal. Também estou na luta para emagrecer.

    Gostei bastante das suas sextas lindas!

    ResponderExcluir
  5. Hahaha
    "Na sua terra não tem fanfarra? Fica triste não, passa na tv"
    Me divirto com seus posts...

    Pois é, eu, brasiliense moradora da capital do Brasil, só posso dizer que aqui sempre tem, obrigatoriamente... rs

    E a coragem pra ir ver e enfrentar 40 mil pessoas? E acordar supercedo para garantir um lugar ao sol às 7:30 da matina?

    No way! rsrs

    ResponderExcluir
  6. Oi, já tinha vindo aqui mas nunca deixei um comententário, não sei porque, acho que pressa mesmo, rsrs. mas quero te dizer que gosto muito do jeito que vc escreve e me diverti hoje com o post do cachorro. Parabéns pela meta alcançada. Virei mais vezes ok?
    Beijos.

    ResponderExcluir