9/21/2007

Sexta Linda

Pieter Cornelis Mondriaan conhecido como Piet Mondrian (1872 - 1944)

(clique nas figuras para aumentá-las)

É o pintor moderno! O primeiro que realmente fez diferença, pelo menos no meu ponto de vista. O auge se sua carreira aconteceu no começo do século XX, ou seja, bem na época da queda da bolsa de NY, lembram do crash da bolsa de 29? É bem aquele período em que o mundo ficou com um suspiro preso, bem entre as duas grandes guerras.

Acho que esse foi o período do mundo em que tinha fertilizante na cabeça de todo mundo! E o coitado do Piet não podia ser diferente.

Vocês já devem ter aprendido que grandes pintores já nascem sabendo que serão grandes pintores. O Mondrian aqui não foi diferente! Só que ele vinha de uma família muito rígida e religiosa, então, para os pais dele pintura era coisa do diabo! Ele resistiu o quanto pode, tentou lidar com arte sendo professor, mas quando a coisa vem de dentro vocês sabem, não tem pai que segure!

Lá vai então o jovem Mondrian ser pintor e caminhoneiro. Assim ele começou sua vida, mas a religião ainda influenciou muito inclusive na arte.

O mais interessante desse pintor é como ele levou uma vida inteira para chegar no ponto máximo! E no meu ponto de vista, como ele passou esse ponto máximo. Pra mim ele se compara ao Ingres no caminho de aperfeiçoamento. Mas ao contrário do Ingres que não mudou só melhorou, o Mondrian fez uma incrível reviravolta! Mudou inclusive tudo ao seu redor!

Ele começou com pinturas naturalistas (como o moinho aí do lado). Pintava a natureza a seu redor. Então ele deu de pintar paisagem de árvores. Daí um estalo na cabeça dele fez ele achar que linhas verticais eram lindas! Fez mais um monte de ensaios sobre as linhas verticais (não consegui achar figuras boas para colar aqui, mas são pinturas em que os caules das árvores são retos e todos paralelos). Então, um dia teve outro estalo e começou achar que linhas horizontais é que eram lindas.

Essa história das linhas tem a ver com a religiosidade dele, de alguma forma que eu não entendo! Algo como linhas serem perfeitas, e por isso se aproximarem de Deus. Sei lá!

O tempo foi passando, até que ele resolveu que reunir linhas horizontais com verticais é que estava na moda! Ele fez alguns quadros que ainda não eram propriamente abstratos, como a árvore cinza aqui do lado que reúne linhas verticais e horizontais.

Então ele foi resumindo e lá foi ele pintar quadradinhos! Os risquinhos aqui do lado são o primeiro quadro assumidamente abstrato.

Até aqui ele sempre pintava com cores escuras e sombrias. Vai se saber porque! Então ele resolveu que ia colocar cor!

E foi quando a cor entrou na vida do cara! E não é que não saiu mais? Ele se apaixonou de certa forma que os quadros dele passaram a ser coloridos! Só que não estava bom, afinal, as linhas retas verticais e horizontais eram tão perfeitas, porque as cores ainda não eram?

Foi quando ele descobriu que tinha "resumir" as cores até que elas ficassem tão perfeitas como as retas, assim ele começou a usar as cores primárias (azul, amarelo e vermelho). Então tem-se o máximo do máximo desse pintor famosérrimo, modernérrico. Ele era o Ó do borogodó lá de Nova Iorque!

Ele passou ainda por Paris (todo pintor vive um pouco em Paris?) e depois se mudou pra Nova Iorque, que na verdade verdadeira sempre foi a sua casa! Ele era muito novaiorquino para morara em qualquer outro lugar.

Lá em NY ele teve uma casa, e nessa casa um estúdio. Não é que ele pintou a parede toda de branco para que isso não atrapalhasse a perfeição dos quadros dele? E não é que ele começou a testar as diferentes cores na parede branquinha? Afinal, ele fez uma zona no ateliê dele, que hoje é museu.

Ao meu ver ele deveria ter parado aí. Nos quadradinhos em grelha preta preenchidos com cores primárias e fundo branco. Mas ele viveu um pouco mais e resolveu tirar o preto e ficar só com as cores primárias. Então tem-se o Broadway Boogie Woogie:


Ele foi muitississíssimo importante para a arte moderna de hoje. E foi inspiração para muita obra por aí. Peguei só duas imagens inspiradas no Mondrian para ilustrar o que digo, o carro e o vestido aí de baixo.

Não achei como ele morreu, então não deve ter sido nada catastrófico, como ele tinha 72 anos, acho que morreu de velhinho mesmo.


Ah! Para as tugas do meu coração! Serelepe, pelo Priberam é: esperto; vivo; ardiloso; buliçoso; provocante.

Ou seja, uma pessoa serelepe é aquela que não para queita! que é arteira, que vive querendo fazer alguma coisa =D

14 comentários:

  1. nossa amiga...eu acho interessante quem aprecia essas coisas assim de arte...parabéns. bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Gordinha!

    Achei fascinante esse seu post. Sabe, eu já tinha visto gravuras com esse tema de linhas horizontais e verticais, mas nunca imaginei que ela estava tão ligada à arte atual.

    Você escreve sobre arte de uma forma tão apaixonante.

    Estou gostando muito de visitar o seu blog, ele é muito lindo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ei..
    a medida abdominal correta qu eeles usam pra fazer aquele calculo do quadril e abdomen, é esse q tá na figura, 2 cm acima do umbigo..
    rsss
    beijinho

    ResponderExcluir
  4. toda sexta eu lembro que seu blog terá um post artístico. é tão legal! o mais legal é a maneira apaixonada com que você fala......

    sobre meu post ontem, bom, talvez eu não tenha conseguido me fazer tão clara. eu me acho bonita. mas acho que não sou tão bonita fisicamente como algumas mulheres famosas, que têm 40 anos e corpo de 25. eu não me acharia a gostosona perto delas.

    mas não sou viviada assiimpela aparencia não...
    e meus amorezinhos sempre foram gordinhos..
    hehehe
    bom, é isso..
    obrigada pelo coment e pelo carinho, tb te adoro!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gordinha, postei uma receita no meu blog, mto gostosa...passa la!beijus

    ResponderExcluir
  6. Que post legal! Deu pra aprender sobre o pintor sem ter que ler um monte de texto chato! Amei! Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi, obrigada mesmo pela força!
    Desisto não, vou seguindo devagar mas sempre.
    Gosto mto dos seus comentários sobre arte.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  8. Ai quando estiver magra vou usar um vestido piligonal desse rs, ja pensou eu de vestido inspirado em um pintor? que chique rs,

    como ta indo a RA?

    coloquei fotio de 20 quilos mais magra no blog =]


    www.broboleta.wordpress.com


    beijos fica com Deus

    ResponderExcluir
  9. Eu tb tenho um carinho especial por vc! Às vezes o tempo é corrido e não dá pra eu visitar todas as blogueiras, mas sem te visitar não dá! hehehe

    Pois é, menina... minha mãe deve ter dado fermento pra mim qndo eu era criança, aí cresci pra cima e pro lados também! hahahaha

    beijãoo!

    ResponderExcluir
  10. Não, vale do paraíba... Caçapava fica ao lado de São José dos campos

    ResponderExcluir
  11. opa! passei aqui pra divulgar meu novo cantinho e pra dizer á todos vocês que consegui chegar no meu peso e graças a todos vcs da Blogosfera light, agora vou fazer a manutenção do meu peso e conto com a presença de vcs nesse meu novo endereço! http://setentadias.zip.net/ Muito obrigado e boa semana!

    http://setentadias.zip.net/

    ResponderExcluir
  12. Olá querida,
    estava passeando pelos blogs light e passei para deixar um recadinho!!!estava lendo a descrição do seu blog e vc diz q sabe q nunca será magra, né? pois tenho 2 exemplos de que vc pode sim!
    entra no meu blog tb!!!(http://www.emagrecendodiaadia.blogspot.com/)
    beijos,
    Dandara

    ResponderExcluir
  13. MIGA...ANDEI MEIO SUMIDA...DURANTE A VISITINHA D HJ, PERCEBI Q TEUS COMENTÁRIOS CONTINUAM MUITO CRIATIVOS E INTELIGENTES, MAS TEU BLOGUINHO!!!!! TAH BEM MAIS COLORIDO!!! UM AMOR, QUERIDA...PELO TEU PESO, A RA TB TÁ FUNCIONANDO BEM!! PARABENS...TUDO DE BOM!! BJOES E OTIMA SEMANA...APARECE :)

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga!!! Interessante o teu post...adoro arte também..passei pra deixar um beijo e desejar uma semana ligth...bjks

    ResponderExcluir