9/28/2007

Sexta Linda

O Balanço, de Fragonard - (1732 - 1806)

Fragonard é um pintor francês que foi muito-muito famoso, inclusive serviu de inspiração para um outro famosão. Só que ele morreu esquecido e pobre, coitadinho! E olha que ele vendeu vários quadros pro Luís XV e participou de importantes exposições.

É o mesmo pintor da minha primeira sexta-linda, pintor de O Ferrolho.

Van Gogh que me desculpe, tenho um amor-verdadeiro por ele. Mas tenho um caso de paixão pelo Fragonard. Ele tem um jeitão que me encanta. Ele é safado! Mas é tão lírico...

A Zá outro dia disse que aquele quadro não tinha sentimento. Desse ela não pode reclamar! Cada folhinha da árvore transmite um sentimento! Eu adoro Fragonard, porque ele pinta e eu consigo escutar, sentir o cheiro...

(clique na figura que ela aumenta)

Esse é um quadro desavergonhado. Mas todos os quadros que eu já vi do Fragonard são desavergonhados. Lendo eu descobri que isso faz parte do estilo (chamado rococó) em que o pintor não foge muito da realidade quando pinta, e pinta cenas do cotidiano com muita sensualidade. Bom pelo menos foi o que eu entendi!

Nesse quadro vemos um flagrante! O cara da esquerda, chamado a partir de agora de 'enamorado' se mancomunou* com o cara da direita, chamado a partir de agora de 'cúmplice', para poder ver a roupa de baixo de sua donzela.

Que coisa de novela! Diria eu, noveleira de longa data. Mas a vida se faz assim, nos detalhes pequenos. E o joelhinho dessa garota valia o sacrifício.

Eu entendo assim. A moça tem um quilômetro de panos. É tanto pano que a gente nem sabe direito onde começa e onde termina a saia do vestido. É um tal de pregas, dobras, fendas, bordados, fitas. Qualquer enamorado ficaria louco para saber o que é moça e o que é vestido. Não concordam? Mas vejam a meia, os joelhos, a canela e o pezinho da donzela. São delicados, porém são altamente distinguíveis. Não há dúvida do que seja a pernoca da garota.

O cúmplice está lá, suando pra conseguir algum deleite ao enamorado, que está em êxtase! Vejam que cara de bobo quando ele consegue ver as pernocas da dona.

A donzela em questão não está nem vendo nada! Está tão deliciada com os ventos nos cabelos que até perdeu um sapatinho! Ou será que ela é do tipo esperta? Que jogou o sapatinho para fazer um charminho?

Os anjinhos do jardim estão completamente boquiabertos com tal ato maldoso! Eles estão que não acreditam!

O jardim, no meu ponto de vista, é um personagem a parte. Ele é todo fechado. Notem que as folhagens das árvores vão até o infinito... acabam depois do quadro em uma escuridão. De todos os lados vemos arvoredos, matinhos, florzinhas. Ou seja, se você fosse um enamorado bolando um plano iria construir um balanço em um lugar fechado, ou em uma clareira?

Eu, consigo ouvir o farfalhar do vestido da moça. Consigo ouvir seu risinho bobinho (iuuuuuupi). E o nhec nhec da corda? O cheiro da terra úmida? Do mato sujo? Será que vocês também conseguem?

Essa é a 11ª sexta linda. Só recebi uma sugestão. Caso ninguém fale nada, eu vou continuando daqui. Mas sintam-se todos convidados a sugerir, a comentar, a perguntar.

Se você gosta de algum quadro, ou pintor. Fala que eu te escuto, hehehe

Ah! Tenho um antes e depois inédito lá no Falando em RA!

* mancomunar:
v. tr. e refl.,
pôr ou pôr-se de acordo;
combinar;
conluiar-se.


17 comentários:

  1. Esses quadros são todos cheios de significados. É impressionante, analisando mais atentamente como cada coisinha tem seu lugar propositadamente. O sapatinho, jogado a esmo, por exemplo,significa a virgindade da moça, que já não existe mais. Pois sapatos calçados eram sinônimo de pureza, enquanto pés descalços, de devassidão. Como esses caras pensavam em cada detalhe, não é mesmo?
    Ah,sobre o livro, acabei de atualizar,tá lá ele!!!! Demais!!!
    E pra você que gosta de arte, assim como eu, olhe esse site:
    http://www.akiane.com/home.htm
    Uma garotinha,que pinta lindamente. E cada coisinha tem um significado,que ela explica, quadro a quadro, através de textos e poesias.
    Impressionante!


    Bjs queridona!


    FUIZ...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, amei ver com seus olhos! Se vc não tivesse feito esse post eu não conseguiria sentir tanta beleza nesta pintura! Não gostaria de dar sugestão nenhuma de pintura. Minha sugestão é que vc interprete pinturas pelas quais vc sente tanta paixão como essa... porque... vc fez com que eu me apaixonasse tb! É um grande prazer visitar você! Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Cara, a sua interpretação das pinturas é fantártica.
    Adore eler suas sextas lindas.
    Agora, não me sinto a aaltura para dar palpite não.
    Não entendo nada de arte, de quadros e tudo mais, apesar de ter um pai artista plástico e fazer parte de uma famiia de diretores de arte.Será que fui adotada? ahaahahahahahahaha
    Bom, vou começar fuçar e ver se acho algo que me toca aí te mando de sugestão.
    Kisses
    Mi

    ResponderExcluir
  4. escrevi fantaRtica??? fala sério!!!!
    F-A-N-T-Á-S-T-I-C-A!!!!!!

    Kisses
    Mi

    ResponderExcluir
  5. Oi Gordinha!

    :D

    Gosto tanto das suas sextas-linda! Se eu tivesse tido uma professora de Artes como você, quando eu estava no colegial, isso seriamente mudaria muita coisa na minha vida.

    Como não adianta chorar pelo qua passou, agora estou a admirar seus posts e confesso que estou me interessanto bastante pela cultura Humana.

    ResponderExcluir
  6. Você não é Engenheira?

    hehehe

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Aquela luz no fundo é maravilhosa...
    :P
    Tô fazendo uma monografia sobre a santa ceia (já falei?).. tem cada segredo nessa obra.. mto foda!
    :)
    Bjoss

    ResponderExcluir
  8. Pra emagrecer é preciso mancomunar com exercícios e alimentação saudável. [té certo?]

    quadro lindo, como sempre.
    post lindo, como sempre.
    que o seu fds seja lindo também, como sempre desejo!

    beijão!

    ResponderExcluir
  9. vc é a minha amiga blogueira mais culta! te adoro. beijos e desejo um final de semana muito bacana pra vc e seus amores!

    ResponderExcluir
  10. Gordinha, que tal um pintor tuga? Paula Rego, Júlio Pomar, Malhoa, Vieira da Silva...

    O Falando em RA vai ser tipo forum?? quantos quilos de banha é preciso perder para poder fazer parte??? ihihih

    ResponderExcluir
  11. linda vim deixar um beijinho para voce e para sua mama k esta lutando como nos
    bom fim de semana

    ResponderExcluir
  12. adoooorei! essa foto sua do depois tá tão cute! (cuti cuti.. rss)
    é impressionante como as caras dos "depois" são tão diferentes né? parece até que são duas pessoas! aff!
    beijão..

    vou linkar esse blog!

    ResponderExcluir
  13. KARAK!!!!
    Estava olhando sua régua... faltam 4kg pro seu objetivo... ai que bom!!! Nossa tô feliz!
    bjim!!!

    ResponderExcluir
  14. Seus posts sobre arte são sempre mto legais. Parabéns.
    Pois é, ainda não soube de nenhum chá com características semelhante ao tal verde, no que se refere à ajuda na queima de calorias. Eu gosto de chá, mas o tal, além da cafeína, é mto ruim...Ninguém merece.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  15. oi querida!!!
    vc gosta mesmo de arte, ein? então amiga, concordo nãodá tempo de visitar todo mundo...é uma pena, né?
    firme na RA, ein?
    beijos,
    Dandara

    ResponderExcluir
  16. Olá querida !

    obrigada por se preocupar com minha saúde !
    é compreensível com o que se preocupa! pode ficar tranquila que tenho uma cabeça "boa" hihihih...

    beijos e bom fds !

    ResponderExcluir
  17. Oi Gordinha!
    Amei o comentário do quadro, a mocinha inocente(?) e os dois cumplices hehehehe. vc é ótima!
    Eu adoro o Klimt, sabe o quadro "o beijo" de Klimt? É um dos meus preferidos. O jeito que o cara pega a moça é lindo, apaixonado! hehehe, fica aí minha sugestão.
    beijocas e um ótimo fim de semana pra vc

    ResponderExcluir