Blog action day - Dia de ação dos blogs

Meio Ambiente

"No dia 15 de outubro, blogueiros do mundo todo irão se unir para colocar um assunto importantíssimo em pauta. Em 2007 o assunto é o meio-ambiente. Os blogueiros irão escrever sobre o meio-ambiente do jeito que quiser relacionado com qualquer tópico"

Vivemos pregando a Reeducação Alimentar como uma boa prática para uma vida melhor. Mas será que nossas ações não ferem o meio-ambiente? Afinal, de que vale um corpo saudável em meio a um ambiente doente?

Todas sabemos que é importantíssimo incluir legumes e verduras e frutas e todo tipo de 'produtos verdes' na nossa alimentação. Mas tem necessidade de que esses produtos venham em embalagem de isopor?

O isopor demora até 400 anos para se decompor! Primeiro que nessas embalagens ou o produto é mais caro, ou é mais velho. Pelo menos nos lugares onde eu costumo comprar. Sendo assim eles não são necessariamente melhores.

Ainda se você chega em casa e reutiliza a bandejinha, ameniza um pouco a situação, mas para chegar e jogá-la direto no lixo, sacanagem, não?


Todos adoram o chá verde. Ele traz inúmeros benefícios para a saúde. Tem quem tome 2 litros de chá verde por dia. Mas existe uma sutil diferença.

Imagine que você faça esses dois litros de chá com aqueles saquinhos próprios para o preparo em xícara. Aqueles saches. No final de um dia, quantos saquinhos daquele você jogou no lixo? E no final de uma semana? E se você contar a quantidade de saquinhos que você jogou no aterro sanitário da sua cidade até conseguir atingir sua meta de peso?

Tudo bem, os saquinhos são feitos em material degradável. Mas aqui o problema é relacionado ao volume de lixo produzido! Imagine que 80% da população está acima do peso, e que todo mundo acima do peso toma chá verde. E que todo mundo toma 2 litros por dia, e todo mundo faz esses dois litros com saquinhos!

Além de serem todos uns bobões por pagarem mais caro, ainda estão produzindo lixo desnecessariamente!

Minha sugestão é: Comprem um sacão! Quanto maior a quantidade de produto comprado, mais barato vai sair! E menor a quantidade de lixo.

Agora, a maior sacanagem mesmo, eu acho que está com quem toma água em copo descartável!

Calma. Também não é todo mundo! Quando eu ainda trabalhava, o esquema era assim: café da manhã (1 copo de chá), almoço (1 copo de suco). Só aí eu gastava dois copos descartáveis por dia! 2x5 = 10 por semana! 40 por mês! É ou não é o fim da picada?

E olha que eu sempre usei garrafinha de água recarregável! Imagine quem toma 2 litros de água por dia, cada copo um novo copo?

Imagine um copo de 300 ml. Para tomar dois litros de água a pessoa vai gastar:
2000/300 = 6,6
6 copos por dia!

Isso dá 6x5x4 = 120 copos por mês só para tomar água.

Será que não dá para recarregar sua garrafinha? Tudo bem que chega uma hora que tem que trocar de garrafa, mas vai demorar mais que 120 copos descartáveis.

-----------------------

Devo dizer que sempre prefiro legumes a granel, principalmente por eu poder escolher qual eu quero e por não ter que ficar guardando aquelas embalagens. Carnes também são sempre sem as embalagens, aqui em casa!

E por fim, eu fiquei boquiaberta quanto fiz aquela conta dos copos descartáveis. Nos últimos meses que trabalhei eu usava uma caneca até para tomar suco. E sempre-sempre-sempre usei minha garrafinha recarregável! Peguei essa mania no cursinho ainda...


-----------------------

Bloggers Unite - Blog Action Day


Comentários

  1. oi flor!!
    pena que seus planos foram desprogramados...
    ainda bem que no fim acabou tudo relativamente bem.
    bom tô bem, na medida do possível e ma luta e novo.
    estou mais animada agora, matriculei na academia e tudo, eba!!
    ninguém me segura agora!!!
    então consigo tomar o chá verde só em cápisula, agora tô tomando o termojetics da herbalaife, que é à base de chá verde, mas não tem só esta erva tbm...
    estou animada com o programa kkkkkkkk
    então adorei a idéia do posto sobre o meio ambientem quando paramos para analisar é assustador mesmo!!
    vou adotar!!
    parabéns pela sua consciência!!

    bjocas

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga
    Obrigada pela visita!!!
    Adorei sei blog!!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Oi oi, Bom dia!! Que bom que está animada para o recomeço. Quem não está muito hoje, sou eu. Qdo o fim de semana é muito bom, a segunda costuma ser na marcha lenta. Ainda mais com o horário de verão ajudando a atrapalhar o sono. Mas, tudo bem. Que bom que li seu post antes de fazer o meu, pois assim faço algo relacionado ao meio ambiente tb. Mas já adianto que acho que tem muito blá, blá, blá nisso e pouca ação efetiva. Colocam a culpa nos consumidores por jogar o lixo no lixo qdo deviam obrigar os fabricantes de embalagens (só prá ficar no seu exemplo) a produzirem as tais com materiais bio degradáveis. Enquanto existirem saquinhos de plástico nos supermercados, pode ter certeza que são esses que a população em geral vai usar prá jogar o lixo fora (o que já é uma reutilização em si) enquanto um percentual ínfimo de pessoas que, como eu, que já aderiu aos sacos de lixo bio degradáveis, vão ficar pagando quase o dobro dos comuns. Adianta? É nos governantes (a começar pelo Bush) que temos que descer a lenha, em uníssono! Se vc soubesse como isso me irrita! Mas no que está ao meu alcance, tenho modificado práticas mesmo sabendo que são apenas uma gota d'agua no oceano. Temos que mudar a base de tudo: EDUCAÇÃO, POLÍTICA, para daí sim alcançar os verdadeiros responsáveis que são os donos do PODER ECONÔMICO. Acho que vou é colocar esse coment no post de hoje prá poupar energia, hehehe. Tenha uma ótima segunda. Bjs. Zá

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo, Girl, não importa o que cada um pense, temos que AGIR em favor da causa. Mas eu penso que devemos cobrar mais dos governantes. Eles têm o poder das leis que podem obrigar os fabricantes e distribuidores a usar só bio degradáveis. O Mc Donalds mudou as embalagens de isopor espontanemanete. Esperar que todos façam o mesmo é inútil, pois enquanto o isopor for mais barato, é isso que muitos vão usar. Báaaa prá ecologia! Mas se forem obrigadas por lei e as multas forem altíssimas, acabam mudando e aí os fabricantes não vão vender mais isopor, e vão procurar algo que continue dando lucro, claro. É o caso do CFC, das gorduras trans. Se tiveram perdas com a substituição, pode ter certeza que foi por algo que vai trazer ainda mais lucro, porque acabam até capitalizando encima do meio ambiente. Não discordei ou subestimei as ações que vc propôs não, minha Linda. Eu concordo com todas elas e pratico. Prá ter uma idéia, separo o lixo reciclável e levo no meu carro até a escola dos meninos, pois no meu bairro não tem coleta seletiva. Meu carro fede, mas é o que eu posso fazer. Ai... chega de falar né? Bjs. Zá

    ResponderExcluir
  5. Oi Gordinha, adorei o biscoito de velorio....q criativa vc!!!
    beijos e boa semana light.

    ResponderExcluir
  6. Esses copinhos são lasca mesmo... Eu tento usar o menos possível, mas vejo a lixeira da copa abarrotada de copos no fim do dia. Se cada um adotasse uma garrafinha... quem sabe não faço uma campanha, né? rs
    Bjins

    ResponderExcluir
  7. Oie! Muito interessante seu post sobre o meio ambiente! Adorei! Parabéns! Essa questão está em alta e só com a consciência da população é que poderemos ter alguma esperança de um futuro melhor. Bjs!! Cris

    ResponderExcluir
  8. olá minha amiga inteligente! sempre preocupada com o bem estar e com o ambiente hein? eu gosto de vc pq te acho alternativa e muito consciente. bjos

    ResponderExcluir
  9. Ai.. nosso mundo tá indo pro saco!
    Eu gasto mta água.. :/
    Como legumes embalados (tem coisa q a gente só acha no supermercado embalados).. e as sacolinhas plásticas.. nossa.. tenho mtaasss guardadas.. sempre q minha mãe vem me visitar, ela leva um monte pra poder jogar o lixo dela fora..
    Ai.. sou mto errada!
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Gordinha!!

    Andei sumida, pois meu PC quis me sabotar...rsrsrs
    Nesse período que fiquei sem entrar na Internet acabei me descontrolando, aí descobri o qto preciso disso aqui para seguir direitinho minha RA. Resultado: ganho na balança.

    Mas estou de volta com força total.
    Vamos nessa com muiiita determinação.

    Amo sempre entrar aqui, pois sempre tem altas lições para os visitantes.

    Vamos juntos lutar por um mundo melhor sim!

    Bjos¹²³

    ResponderExcluir
  11. Ao sábado saio de casa com três sacos de lixo na mala do carro: papel, vidro e plástico. Passo pelo ecoponto e já está! Mas há gente q nem isso é capaz de fazer, inventam mil desculpas para contribuir com gestos simples...

    Gordinha, adorei o post, como sempre!
    Ah... e pão de alho com paté... nem te digo nem te conto: que maravilha! :P

    ResponderExcluir
  12. Viva!
    Li com atenção a sua mensagem de hoje e não pode deixar passar a oportunidade de informar que há uma forma de reutilizar as folhas de chá verde, bem como as de outros chás: elas dão um óptimo fertilizante para as plantas, sabia disso?
    Basta colocar junto com a terra bem pertinho da planta, no jardim ou no vasinho, e depois ir regando regularmente.
    É claro que quem toma tanto chá por dia precisa de um grande jardim para jogar todo este fertilizante... mas pode sempre dar para a vizinha, mamãe, irmã,amigas, né?
    Não joga é com o chá ainda quente, senão queima e mata a florzinha, né? Deixa arrefecer primeiro!
    Experimenta.
    Kisses
    Amendoinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário