Sexta Linda

Seguindo indicação de Papoila, vou falar sobre um dos melhores pintores portugueses.

José Vital Branco Malhoa (1855 –1933)

Está para nascer o pintor que não começa cedo. O Malhoa aqui começou com 12 anos! Isso de talento deve ser uma coisa que grita dentro da pessoa, heim?

É um pintor muito importante para Portugal porque ele foi o primeiro presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes e foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago.


Ele foi um dos pioneiros do naturalismo. E foi o que mais se aproximou do impressionismo em Portugal.

Nesse quadro, Praia das Maçãs, vemos um homem e uma mulher. Eles estavam passeando na praia, e agora estão tomando um chá/café/lanche. O homem estava de chapéu. E a mulhe usava uma sombrinha. São as coisas jogadas sobre o banco, descançando enquanto eles se refrescam.

A moça inventou de fazer caminhada com esse monte de roupa, agora está que é um calor só! Usa um leque para amenizar. O moço está que louco tentando chamar a atenção da moça. Ele está num xaveco que só. Mas a moça está meio reticente. Ela tem calor e não tá a fim de papo agora...

Eles estão em um tipo de restaurante, lá no fundo à direita, há outra mesa com outras pessoas. Tem um vaso de barril ao lado da mesa que eles ocupam, tem umas flores amarelas, será girassol?

O chão é rústico, a cobertura é rústica, todos os móveis são rústicos. É algum galpão à beira-mar. Não sei que tipo de coisa é essa.....

Lá fora o mar bate em um rochedo. Na minha imaginação essa é uma paisagem típica do litoral de Portugal, mar batendo em pedras e rochedos.

O que mais me impressionou nesse quadro (além do fato do carinha ser um tremendo xavequeiro) é como os raios de sol passam a palha e batem no chão fazendo pequenos "buracos de luz". Na murada ao lado esquerdo da mesa, vemos o final da cobertura de palha lançando sua sombra sobre o reboco branco da murada. Acho que é isso que dá toda a 'realidade' ao quadro.

Comentários

  1. Obbaaa primeira???
    Amiga amei seu comentário viu, obrigadinha pelo carinho.
    O negocio do premio blog aprovado, é só copiar e colar, aquele que está lá.Como vc jah recebeu o convite...pode pegar.
    Espero que aceite!!!
    Também gosto muito de pinturas.
    Ah, eu queria saber como faço para ver quem vem no meu blog, igual vc fez no outro post, se puder me ensinar ficarei agradecida.
    Beijokinhas achocolatadas
    Miss Dieta♥

    ResponderExcluir
  2. ..oi amigaa..vim deixar meu abraço e meu oi pra ti e dizer q desistir..nunkinha heim..bjuxxx

    ResponderExcluir
  3. Aiai, aqui a sexta-feira é sempre linda!!!!
    Adorei o quadro!
    Um ótimo findi pra ti!
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mana, lindo o quadro de hoje. Mudam os tempos mas não algumas situações, como a retratada, por exemplo. Quase todo mundo que gosta ou vive próximo do mar adora uma conversa descontraída num quiosque, boteco ou até uma casa de chá a beira mar. É inspirador. Por isso talvez o xaveco, hehehe. Gostei. Beijin, Zá

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a pintar com 8... parei com 12... isso sim é precocidade aeuaheuahe inclusive prá terminar a carreira rsss...
    Brincadeira rsss.. é q dpois disso, pintei no máximo uns 10 quadros rss
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. nossa amiga do céu...legal a sua interpretação da imagem. deixa eu te perguntar uma coisa na minha mais profunda ignorância, todo mundo pode interpretar os sentimentos de uma imagem? o pintor deixa escrito o que se passava na cabeça dele quando pintou certa figura? ou o esquema é assim mesmo de cada um interpretar o que vê...sorry, mas é curiosidade minha...

    ResponderExcluir
  7. Oi querida Gordinha!

    Essa semana não deu para te visitar tanto, mas eu não poderia perder a sua sexta-linda. hehe

    Gostei da sua visão sobre esse quadro. Eu não conhecia esse pintor português. Gostei.

    Lembrando que aqui no Brasil tudo norteia o tema "praia". Acho que para nós praia significa férias, diversão, final de semana, relaxar. Para os portugueses, talvez a palavra praia tenha o significado de aventuras, desbravar, desconhecido, coragem.

    Apesar da palavra praia carregar em si certos sentimentos diferentes, comparando o Brasil com Portugal, pode-se imaginar o tipo de "ar" que o rapaz do quadro queria criar para o favorecer na conquista da donzela.

    Gostei desse negócio de interpretar quadros!

    hehe

    Um grande beijo para ti!

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  8. Lindo, lindo!
    Adorei a interpretação de hoje.
    Como a Caru tb comcei a pintar com 8 anos (telas a óleo), mas num parei rs rs... só segui outras trilhas, agora sou designer gráfico.
    beijocas

    ResponderExcluir
  9. Oie ...

    Realmente, o quadro é tão rico em detalhes que até se parece ser uma foto e não uma pintura !!!

    Beijinhos e ótimo final de semana !!!

    ResponderExcluir
  10. Amiga!
    Como q vc reparou nos "buracos iluminados" no chão?!
    Ah, eu adoro qndo vc fala em arte!
    eu me sinto super leiga, mas adoro!

    beijo lindo na sexta linda pra gordinha linda!

    ResponderExcluir
  11. Oi oi!! Voltei prá deixar um boa noite e um bom fim de semana, caso a gente não se fale. E outra coisa, eu não tinha percebido que estamos a mesma distância da meta hehehehe! Na segunda eu tava com exatos 73,1 e só acertei a reguinha antes de 8/10 pq dei aquela pesada de remorso pelo vinho, senão estaríamos igualzinhas, Mana. Talvez vc já tenha baixado tb e ainda não atualizou. E olha nós chegando juntas na reta final. Como diz você: é nóis!!! Bjs e bom tudo no final de semana. Zá

    ResponderExcluir
  12. PS, onde se lê "igualzinhas", leia-se "iguaizinhas", pelamor! Zá

    ResponderExcluir
  13. oi querida!
    estou passando pra desejar um ótimo final de semana!!!
    beijokas!
    Dandara

    ResponderExcluir
  14. eu sempre me poco de rir de seus posts.. adoro seu blog!
    cara.. esses sacos de arroz, até eu vou copiar.. já pensou qndo eu completar os meus 4 tmb?! hahaha
    beijão

    ResponderExcluir
  15. gordinha, a receita do bacalhau não está esquecida! tenho que apanhar a minha mãe com paciência.. lol..

    Quanto à nossa costa marítima: temos de tudo: dunas, praias suaves, escarpas, penedos, falésias...

    Ando aqui a arrumar a loja, para a semana terei mais tento de comentar tudo :)

    ResponderExcluir
  16. Oi! Eu estava procurando uma outra coisa nada a ver na net, e acabei achando esse teu blog. Bah, supimpa!

    Não sou expert em blogs, na verdae sou praticamente uma analfabeta digital, e queria achar o início de tudo, e não achei. :D

    Queria saber como que você resolveu começar essa dieta e tal, e se vai a nutricionista.

    Bom,é isso querida. Beijos pra ti.

    ResponderExcluir
  17. Sabia que a primeira coisa que me chamou a atenção foi exatamente a pode de xavequeiro do cara? rsrs
    E esses "pontos de luz" realmente ficaram perfeitos! Gostei do quadro...

    ResponderExcluir
  18. Oi, Gordinha
    Muito bonita essa pintura! Não conhecia esse pintor! Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário