10/26/2007

Sexta Linda

A sexta linda de hoje é um tanto diferente. Quero apresentar a vocês um pintor que me impressionou muitíssimo. Conheci ele em uma reportagem do jornal da tarde e achei simplesmente lindo-lindo!

Edward Hopper - 1882 - 1867

Esse pintor foi realista quando todos os outros pintores eram abstratos. Ou seja, ele foi ele e não seguiu nenhuma moda. Ele retratou muito da sociedade da época, mas retratou principalmente a solidão humana com suas cenas com o enquadramento feito pela luz.

Os personagens estão sempre com o olhar perdido. E sempre expressam solidão. Embora eu ache que exista mais de um tipo de solidão retratada aí.

Outra característica importante desse pintor é que ele influenciou enormemente o cinema que estava surgindo naquela época. Um dos grandes gênios do cinema (seria hithcock? não me lembro) se inspirava em suas telas para ter idéias para novos filmes.

Aqui, o quadro mais famosão. A moça bonitona (seria uma atriz de hollywood?). Os dois caras vestidos de "detetive particular" e o carinha que faz milkshake, hehehe. Todos na madrugada...



Clique na figura e aumente-a. Quantos detalhes você pode encontrar? A sombra é um quinto personagem na sua opinião?

Aqui, mais uma amostra do seu trabalho. Essas bolotas na vidraça são luzes de fora ou de dentro?


E agora, a única obra dentre todas em que o retratado olha para o espectador (no caso nós). Seu auto retrato:


Eu admirei como ele fotografou a vida urbana nas cores das luzes noturnas. Tem mais informações técnicas dele aqui e aqui. Veja mais obras dele aqui no google.


16 comentários:

  1. Linda, você estava certíssima no comentário que fez no meu blog. Já assumi minha magreza das férias e atualizei minha reguinha. Oficialmente, estou com 70.7kg - a balança confirmou hoje. Arregaço as mangas e vou à luta. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi florzita, tem novidades no blog!!
    Bjosssss

    ResponderExcluir
  3. Gordinha, o Hopper é um dos meus favoritos, tenho até um livro da Tashen com reproduções dos quadros dele. Vou ver se encontro na net um que é uma mulher sentada numa cama de hotel a olhar a janela, é fantástico. :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Gordinha, gostei muito deste post. Vou agora espreitar os trabalhos do Hopper no link que deixou para o efeito. Fantástico post, parabéns pela sexta linda e pela simplicidade nos comentários, ao mesmo tempo tão interessantes! Beijos, Sandra

    ResponderExcluir
  5. oi amiga querida. passei aqui pra te ver ou melhor, te ler! a sexta pra mim não está tão linda assim...tô super tritinha pq minha gastroplastia furou e tinha colocado muita força nisso tudo. tô meio esquisitinha, mas vou me recuperar bem breve e recomeçar minha luta eterna...bjossss e gostei muito das suas gravuras novas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gô, que sobra (ou seria sombra?) que vc mencionou que poderia ser um quinto personagem? Boiei! Mas, de toda forma achei muito elegante a maneira clean dele apresentar os detalhes. O quadro da lanchonete chega a passar o silêncio,o cheiro e atemperatura da madrugada. Isso é real, eu já vivi cenas assim. Muito legal. Bjs e até mais ver. Zá

    ResponderExcluir
  7. Adorei a sexta linda de hoje.
    Muitos interessantes as obras.
    Beijocas
    Mi

    ResponderExcluir
  8. é real e muito forte essa pintura, o máximo mesmo!!!!vem ver a bomba que soltei!!!

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Vc viu menina! qtos imãs! hehe...mudando de assunto 1: a cerveja estava ótima...haha...muita cara de pau né? isso pq naum estava nem um calor tremendo...aff.
    mudando de assunto 2:eu amo Camões tb! cheguei até pensar e colocar uma redondilha...hehe..mas ia ficar muita coisa!
    mudando de assunto 3: lindo o trabalho do pintor! eu encomendei (fake claro) a Monalisa by Fernando Botero p colokr na my sala! não vejo a hora de chegar!
    E bom fds!!! com juízo e curtição!!!
    Um bjão!

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus!! Quando é que eu vou ter a felicidade de ter uma régua de evolução de peso igual à sua?!? :)
    Você tá chegando ao fim da batalha... A minha tá começando!
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Gordinha, vc estava coberta de razão sobre meu aumento de peso estar diretamente ligado com a menstruação....Me pesei hoje, já perdi os 2 kg, mas encontrei outros probleminhas hoje....lê no meu blog depois...
    Gostei desse tal Edwart...
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Com uma pitadinha de preconceito: difícil encontrar uma engenheira com tanta sensibilidade para a arte. Vc arrasa! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  13. Ei amiga light!!!
    Estou passando aqui pra indicar um blog de uma pessoa que precisa de ajuda e apoio, o primeiro post dela foi hoje sábado e ela não acredita muito que pode emagrecer,mas pelos resultados da gente ela ta iniciando o blog.
    Passa lá e dá uma força?Please...conto com minhas amigas light.

    http://gilightgio.blogspot.com

    Beijocas
    Luciana Alexandra

    ResponderExcluir
  14. amiga vc não postou hoje e eu tô sentindo falta, snif, snif!!!!

    ResponderExcluir
  15. olá! adorei seu post, é muito bom ler sobre arte, esse quadro é mesmo muito bonito e interessante. Agora, quanto ao meu peso 1234 é uma gracinha (eu nem tinha reparado nisso!), mas vou achar ainda mais lindo quando for 654...rs...beijos...

    ResponderExcluir
  16. Lindona,adorei os quadros do autor e sua visão deles. Lindo mesmo. E o post anterior tbm estava um arraso!

    Linda, vou precisar colocar meu blog no particular por um tempo.
    Mandei um convite para eu te ADD como convidado para lê-lo, ok?

    Bjs


    FUIZ...

    ResponderExcluir