11/26/2007

Eu emagreci

Como eu emagreci? O que eu mudei no meu jeito de comer que me fez perder 23 quilos?

São questões bem interessantes, não acham? A resposta simples é: parei de comer!

Mas como não há somente uma resposta simples, e não é possível sobreviver não comendo, vou começar contando como eu comia e como eu vivia antes.

Eu nunca liguei para saber o que eu comia. Não me importava em como aquele alimento seria usado dentro da minha pança. As vezes comia porque estava alí, as vezes comia porque estava com fome, as vezes comia porque estava gostoso, as vezes comia porque não tinha mais nada o que fazer na hora.

Eu fui engordando e conforme fui engordando os problemas começaram. Meu estômago começou a ser mais sensível, minhas costas doíam, eu acordava no meio da noite com as coisas dormentes. Primeiro os braços, então eu achava que era "mau jeito" depois as pernas, daí eu desisti de inventar desculpas e admiti que era porque estava gorda.

Não foi uma decisão de um dia para o outro. Não foi um estalo. Eu fui me convencendo de que minha máquina de fazer energia era muito boa, e isso não era ruim, era bom! Em um dia de necessidade é melhor ser gorda e comer só uma lagartinha, que ser magra e precisar de um lagartão para passar um dia.

Me convenci de que para eu ser um pouco mais magra, teria que comer menos. Vi gente do meu lado comendo menos e emagrecendo. Vi também gente que tomou remédio e também emagreceu.

Então estipulei que dia 02/01/2007 seria meu primeiro dia de dieta! Eu fico pensando. Se eu não tivesse começado dia 02 eu ainda estaria pesando 93 quilos, quem sabe mais! E não é que eu comecei mesmo? Notem que foi dia 02! Eu queria que dia 01 fosse "dia de despedida". Que coisa de gordo, né? HAAAUAHAUHAUA

Então, dia 02/01/2007 eu comecei a controlar o que eu comia. Contar calorias diárias. Priorizar comidas saudáveis. Passei a dar mais importância para eventos sem comida. Passei a pensar se meu estômago estava cheio, ou se eu estava com fome. Tentei fortemente comer de 3 em 3 horas. Hoje eu como só quando tenho fome.

Resumidamente, minha mudança se baseia em:

  • controlar ingestão diária de comida.
  • priorizar alimentos saudáveis e com baixa caloria
  • comer de 3 em 3 horas
  • saber o que eu como e quanto eu como

Foram onze meses de mudanças no meu sistema alimentício. Mas eu não fiz nada além do que está escrito nas diversas revistas de dieta.

Acho que o principal nesse processo todo não é nem o que se come. Todo mundo está cansado de saber o que pode e o que não pode. Acho que o principal é acreditar que é possível, e acreditar que qualquer um tem força suficiente para vencer um chocolate. Ou melhor, força suficiente para lutar todos os dias.



17 comentários:

  1. Oii Amiga!

    Passei para deixar meu oi!

    Lindo post! É bastante animador para nós!!

    Parabéns pela meta alcançada!!!!!!! Quando leio seus posts sempre fico mais animada a continuar!!

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. É minha querida, o resumo da ópera é esse mesmo. E você consegue simplificar bastante o processo, pois se atém ao que realmente é importante. Sem lero-lero, sem blá, blá,blá. Não digo só no falar, mas no fazer a coisa certa também. É isso aí garota. Parabéns por tudo o que conquistou até agora e apesar de não precisar, pois sei que vc consegue, desejo que continue até chegar onde planejou e permaneça para sempre usufruindo dos benefícios de estar magra. Beijão da sua amiga faladora aqui. Zá.

    ResponderExcluir
  3. Oi "gordinha",

    me chamo Cristina, moro em Paris e achei seu blog pelo Suave Poder da Kika.

    Faz um pouco mais de um mês que descobri seu blog e logo logo me identifiquei com ele. Aderi ao feed e acompanho sempre seus posts.

    Hoje eu decidi escrever, para dar os parabens! Você foi bem valente nessa luta e venceu com medalha de ouro! Fico orgulhosa de ver ex-gordinhas que venceram essa batalha e que hoje sao felizes da vida!

    O que mais me surpreendeu foi o periodo da sua RA. Foi muito rapido! Na minha cabeça para eu perder uma quantidade assim levaria dois anos! Mas não, vc mostrou que em pouco tempo é possivel mudar os habitos, eliminar os problemas e levar uma vida mais saudavel!

    Parabens, mocinha! E obrigada por relatar de forma tao irreverente e detalhada seu caminho!

    Cris

    ResponderExcluir
  4. OI amiga, eu concordo com tudo que vc disse mais as vezes é tao dificil, eu não aguento mais contar pontos na minha vida!!! beijus

    ResponderExcluir
  5. Oie ...

    concordo em gênero, número e grau !!!

    Parabéns !!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. A gente se engana mto.. na verdade, todo gordo sonha em continuar comendo e emagrecer rss comendo chocolate.. pao.. bolacha.. macarrão rsss.. infelizmente não é assim
    Parabéns pela vitória!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Uia! Eu não sabia que vc tinha começado esse ano! Eu também =D não lembro se foi dia 2, 3 ou 4 [hehehe] que me pesei na balança daquelas drogarias pequenas q há em alguns supermercados e deu 99.6/ou 99.8 [lembro q era quase 100, quase 3 dígitos]. Depois desse susto que comecei a me interessar por aprender mais sobre nutrição, também procurar um médigo [ sorte minha encontrei o dr. sandro bonitão] heuheueheuhe

    amanhã é o dia, hein!
    graaaandes expectativas =D

    eu gostaria de emagrecer 18 quilos em 2007 e 18 quilos em 2008. é minha meta! ;)

    té amanhãaaa!
    e obrigada pela resposta ao e-mail, adoreii!!
    estou pensando seriamente em ir um dia a praia, sozinha, levar a camera, tirar umas fotos.. hmmm.. te mando por e-mail as selecionadas! hahahahaha

    beijoca...
    =***

    ResponderExcluir
  8. Olá Gordinha!

    Esse post foi escrito prá mim (deixa eu achar q foi tá).
    Em cada palavra q lia, ia viajando e pensando na possibilidade de daqui um ano eu tb poder escrever o meu post da vitória. E o melhor disso tudo é q vc conseguiu!
    Como é q vc se sente hj em dia?

    Pode até parecer besteira mas não é, agradeço por vc ter escrito este post pois é graças à sua determinação q chegou onde está, é realmente como vc disse e se vc n tivesse começado no dia 02...talvez hj estaria com mais de 100kgs.

    Valeu mesmo por mais esse incentivo!

    Um beijão

    ResponderExcluir
  9. ual ! que desabafo !
    senti uma reflexão no ar !
    E claro, positivo e de sucesso !

    parabéns !

    bjs

    caraca ! 23 kg é peso hein !

    ResponderExcluir
  10. hoje estou sem tempo, mas n quero ir sem te desejar muitas felicidades para amanhã. Felicidade e não sorte, porque este resultado foi da tua determinação!
    beijoca

    ResponderExcluir
  11. lindona parabensssssss
    tbm vou conseguir assim como vc

    ResponderExcluir
  12. Hoje vc arrasou!! Como já vem arrasando desde 02/01/2007. Parabéns!!!Vc merece! Bjão.

    ResponderExcluir
  13. Acho que você falou o que muita de nós sentimos e como decidimos que era hora de mudar de atitude para alcançar o nosso objetivo, seja para melhorar nossa saúde, nossa aparência ou qualquer outra razão. Você é uma inspiração! =)

    ResponderExcluir
  14. Bom Dia, amiga!!!
    Pois é , eu cheguei á mesma conclusão que você, ainda me lembro de quando dizia " Não adianta fazer dieta, eu não emagracedo nem um kilo."
    Bastou eu começar e levar a sério, sem me enganar, bastou que eu saísse da frente da tv ou do pc e fosse suar a camisa.
    É possível e tranquilo, basta queremos.
    Parabéns por todo o peso eliminado nesses onze meses.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Ola, vc falou tudo no final do seu post hoje. Se confiamos na nossa forca, acreditar que conseguimos, que somos mais forte do que um kider chocolate. Um abraco, Luciana

    ResponderExcluir
  16. Parabens gordinha da silva, agora vc sera a magricela da silva. Um abraco, Luciana

    ResponderExcluir
  17. Olá querida!
    Você está de PARABÉNS VIU!
    E VIVA A FORÇA DE VONTADE!

    Eu também emagreci ..já se foram 20 KG!!! :):):)
    Te mandei um e-mail, espero sua resposta.

    Até mais e fique com Deus"

    ResponderExcluir