Como incluir atualizações de contatos no blog

Antes de mais nada, vá aqui e tenha uma noção do que é o Google Reader e pra que ele serve. É o link para um outro tutorial que eu já fiz no passado.

Sabendo que o Google Reader é um agregador de feeds, vá até sua página:

www.google.com/reader

Você vai ver a seguinte imagem. Lembre-se que se clicar na figura ela fica enorme ;)


Se você já usa uma conta google então entre com seu nome de usuário e senha. Lembre-se que se você já está logado então não vai precisar refazer o login.

Se é a primeira vez que entra, ele vai dar umas mensagens que eu não me lembro como são, porque já tem muito tempo que eu abri minha conta. Mas é alguma coisa de boas vindas, nada de importante. Se você não sabe ingles, ignore.

A minha primeira imagem foi essa:


Como essa primeira página muda sempre, pode ser que você não veja o filme do carinha simpático, hehehe. Vá e clique em Discover>> Está vendo? Alí do lado de Add subscription.

Vai aparecer uma tela, que rolando para baixo é igual à figura abaixo. Vou incluir a Zá como meu contato. Como o blog dela é do blogger, eu só preciso saber o endereço do blog dela, que no caso é zalight.blospot.com, certo? Eu coloco o zalight como na figura e escolho blogger como serviço.

Eu poderia também procurar um endereço por uma palavra chave, então eu colocaria a palavra chave no campo keywords e clicaria no botão search for feeds. ok?

Bom, como a Zá está no blogger, eu so clico em Subscribe e aparece a seguinte coisa:

Pra mim apareceu essa mensagem amarela, ela só diz que você pode gerenciar seus contatos, se não sabe inglês ignore clicando em Dissmiss this message.

Você vai poder ver que há 10 posts não lidos da Zá. Eles ficam em negrito na barra esquerda, esta vendo? É por ali que se tem acesso aos posts de todos seus contatos. Lembro que essa página só você tem acesso através da sua senha do google.

Até aqui só incluimos nossos contatos. Inclua todo mundo que quer saber das atualizações, um a um. Eu tenho dificuldades de encontrar o endereço de rss de algumas pessoas, principalmente aquelas do terra e do uol, mas as vezes eu acabo achando um ou outro pela busca.

Agora vamos começar o processo de colocar o clip com as atualizações dos seus contatos no seu blog.

Clique em settings, lá no topo direito da página, do lado de offline, perto do seu email. Na mesma seção do sign out.

Vai aparecer uma outra página com fundo amarelo escolha a aba Subscriptions. Veja a figura abaixo, a parte de cima da figura é o antes, e a parte de baixo é o depois (separados por uma linha preta grossa).

Aqui você tem que marcar todos os contatos que quer que apareça no seu blog. Marque todos! Eu só marquei a Zá porque só tenho ela cadastrada.

Clique em Add to a folder, escolha New folder... e dê um nome, eu escolhi amigas. Clique em Ok. Veja que depois fica aparecendo o nome da pasta. Eu coloquei o círculo vermelho para destacar.

Volte clicando em Back to Google Reader (no canto direito, na parte de cima do fundo laranja) e veja que agora seus contatos estão em uma pasta.

A intenção é tornar essa pasta pública para que seja possível compartilha-la em seu blog. Até agora não compartilhamos, portanto não temos nada público. Para isso teremos que voltar em settings. Escolher a aba Tags.

A imagem abaixo também mostra um antes e um depois, ok? Separados por uma linha preta grossa.

Você tem que marcar a pasta que quer compartilhar, no meu caso é a pasta amigas. Marque-a, em seguida clique em Change sharing... e escolha a opção Public. Isso vai tornar a pasta amigas pública. E vai adicionar aquele monte de link do lado da pasta, veja o depois.

Agora já estamos na cara do gol! Tá vendo esse retângulo verde-cheguei? É para clicar aí para criar o que ele chama de clip, que nada mais é do que o quadradinho com as últimas atualizações dos seus contatos.

No meu blog é o quadradinho da barra lateral direita com nome de Novidades.

Você também pode obtar por só colocar um blogroll que é a lista de links de todos os seus contatos e só. Então tem que clicar no retângulo vermelho, ok?

Clicando no link do retângulo verde-cheguei vai abrir uma nova janela. Agora é hora da brincadeira. Escolha uma cor que combine com seu blog, marque, desmarque. Há uma visualização na lateral direita, vá se basendo por ela, não tem porque saber inglês.

Se você é usuário do blogger é só clicar no botão azul escuro +Add to Blogger. Se não, é só compiar o código HTML que aparece na caixa e colar no seu blog, facinho, facinho.

Vale lembrar que depois de criada a pasta todos os contatos colocados lá dentro aparecerão no seu blog, portanto cuidado hehehehe


Eu não acho difícil fazer isso, é só trabalhoso!


Dedico esse tutorial a Kika e a todos as pessoas que caem aqui pelo google procurando saber como fazer isso. Espero que todos consigam!

Agradeço a , minha amiga lindona por ceder seu endereço para servir de exemplo.




Comentários

  1. Oi Lindona!!!!
    Q bacana esse post da alface, até falei dele no meu blog. Eu tb prefiro a alface americana e aqui é a mais barata. Vc acredita q as outras chegam até murchinhas e são bem mais caras. No Brasil normalmente a americana é mais cara né?
    E esse post último q vc fez, maravilhaaaaaaaaa, a Zá vem me cobrando para inscrever meu blog nisso, mas não entendo nada de nada, rssss, vou ler com calma no final de semana e cadastro o meu. OBRIGADA mesmo =]
    Bjs e uma ótima terça pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Dedicado a mim: tômeachando!! Brigada, viu!?! Vou fazer isso tudo aí semana que vem, pode apostar, e sem sabe quase nada de ingrêis. Bjins.

    ResponderExcluir
  3. How how how, ficou bem didático. Vou fazer uma chamada no meu post de hoje. Mas sabe uma coisa que eu acho que também vamos precisar? É exatamente o que a Andrea Aoki está querendo, mas não sabe por onde fazer. Se vc for no end dela, vai ver que o blog não está disponivel para atualização em feeds, ou seja, já tentei incluí-la no meu rol e não houve jeito. Já encontrei outros blogs assim e pesquisando um pouquinho vi que pode ser que a pessoa (ou quem fez o template pra ela) bloqueou esse recurso nas configurações do próprio blog (aquela do " personalisar" e não do Google Reader), sacou? A Andrea e a Elaine Regiane, por exemplo, são duas que mesmo tendo ends Blogger, não consegui incluir. E ultimamente tenho visto que alguns ends zip.net (uol) já estão disponíveis (aparece "RSS - o que é isso?" no final da barra lateral). Enfim, esse povo que tá fora já é uma minoria,mas da dó deixar no manual pq eu mesma acabo esquecendo de visitar se a pessoa não me visita.Vc acha que vale a pena investir nisso de explicar como fazer prá liberar o blog prá atualização em feeds ou não? De toda forma, eu só conseguiria dar umas dicas dos ends Blogger, nada mais. Não sei se vale a pena. Bjs e até Zá.

    ResponderExcluir
  4. oi moça tudo jóia? vim aqui te conhecer e confesso q gostei de vc e do seu jeito de escrever viu? ah e confesso também q boiei completamente no seu post didátido rsrs, mas tratei de ler os anteriores e amei o da alface ...amo alface crespa, acho muito saborosa! Um grande beijo e estarei sempre na área tá? (edilene, http://didinoblog.zip.net)

    ResponderExcluir
  5. depois de um tempo nebuloso (e engordativo) volto a ativa.
    Voltei ao peso original, do começo da dieta, recuperei cada kilo eliminado, fiquei bastante triste.
    Mas retomei as atividades, e vou reverter este quadro...
    Sobre isso postei hoje no blog.
    Espero contar com tua ajuda.
    Vem me visitar!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!
    Nossa! Acho vc espetacular, esse seu post arrasou pois já tinha um tempinho q eu tentava fazer isso e não conseguia mas depois dessa explicação, acho q vou conseguir. Obrigado mesmo!
    Adorei o post do alface eu confundia achava q a mimosa e a crespa eram a mesma coisa...é muito bom sempre q venho aqui, saio com algum aprendizado em mente.
    Li o q a Zá escreveu e ela está coberta de razão pois eu já várias vezes tentei incluir a Andrea Aoki e outras pessoas do zip.net e não aceita de jeito nenhum. Eu já tinha conseguido incluir as pessoas no reader mas n tinha conseguido colocar no meu blog mas graças à vc, acho q conseguirei.

    Beijos e adoro o seu jeito de ser e a preocupação q vc tem em sempre ensinar algo para as pessoas. Obrigado mesmo1

    ResponderExcluir
  7. :):):)

    oi go..
    muito legal esse post sobre feed's, ficou fácil sim, acabei de terminar o meu, confesso que é trabalhoso sim mais depois vale bem a pena..
    parabens..

    abraços..

    ResponderExcluir
  8. oi go!!! muito obrigada pelas dicas do google, coloquei lá no meu blog!! mas tenho uma duvida, pq será que no meu ficou aparecendo só os posts de um blog, se selecionei todos?
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Gô,

    Amei esse post, porque eu não sabia como fazer então todo dia faço uma peregrinação pelos blogs prá ver quem atualizou!
    Agora vou lá tentar fazer seguindo seu passo-a-passo.

    Valeu!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi Gô!
    Ah... agora sim eu acho q entro pra turma atualizada!! hehehe
    Se bem q vou imprimir esse post e ler passo-a-passo...
    Veremos!!
    Gostei de ler a sexta linda, acho interessante os desenhinhos do piu piu, do pica-pau, mas não sabia q vinha da literatura!!! dãããr
    * Beijos *

    ResponderExcluir
  11. ah...
    piu piu e pica pau não vêm da literatura
    esses episódios do médico e monstro é q foram inspirados

    legal essas informações

    hehehehehe

    ResponderExcluir
  12. Oi Go! Ai que linda que vc é! Tão dedicada e prestativa! Puxa vida! Espero que vc tenha em dobro toda essa gentileza viu?! Não é qualquer um que se predispõe a montar uma explicação tão explicadinha assim. Quando eu tiver tempo vou até me arriscar a fazer.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. adorei isso será que eu consigo fazer? ahuahauahu vou tentar mesmo que meu blog não é do google

    ResponderExcluir
  14. Olá!!! Como sempre os teus posts são fantásticos, positivos e um verdadeiro serviço público!

    Adorei a sexta linda, eu aprecio muito o Stevenson, já li a Ilha do Tesouro e claro Dr. Jekyll and Mr.Hide, clássicos fantásticos!

    Alface...é claro que não é toda igual! A minha preferida é a americana.

    Beijocas!

    Sandra

    ResponderExcluir
  15. ai to me descabelando aqui pra montar isssoo....socooooooooooooooorro!!!!
    amanha eu recomeço, mas oçha, super didatico, eu que sou toperinha em info mesmo....kkkk
    boas dicas, coloca mais coisa "informaticada" ai....hehehehehe
    beijao

    ResponderExcluir
  16. dani

    Eu também achei estranho isso no início. Mas é assim que ele funciona, você vai ver que com o passar do tempo, com o andar das atualizações, ele vai misturando os blogs.

    É mais ou menos assim, como você cadastrou um por um os endereços, então ele acha as 10 últimas atualizações daquele blog. Essas atualização vão para a lista das mais recentes. Daí você cadastra outro, com mais 10.

    Quando você olha, parece que aparece só de um blog, mas na verdade é que não está misturado ainda... hehehe

    Espero que tenha dado para entender!

    ResponderExcluir
  17. Amiga, e jaca-fruta é bom heim?Fico curiosa em saber!Agora, a menininha minha conterrânea tá se puxando mesmo né, fazer o quê?
    Gostei muito da explicação, mas tem que ser com muiiita calma p/ por em prática rsrsrs.
    Ah! Das três alfaces tb prefiro a americana crocante e sem insetos!Abração!

    ResponderExcluir
  18. Quero agradecer este tutorial maravilhoso! Acabei de usar e incluir um blogroll e um clipping no meu blog! Inclusive deixei o link para o seu trabalho!
    Bjs
    Sintian
    http://bloguinfo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário