quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A água no corpo humano

Acho que todo mundo está cansado de saber que a água é vital, fundamental, essencial para o bom funcionamento do corpo humano, e portanto, no processo de emagrecimento saudável.

A água é usada pelo corpo no processo de transformar nossa respiração e nosso alimento em energia, dentro da célula. É o chamado ciclo de Krebs, que acontece dentro de cada célula, e produz o ATP que transporta energia. São usadas 3 moléculas de água, e é criada uma molécula. Assim ainda se precisa de 2 moléculas de água que devem vir da corrente. Sem a quantidade correta de água, não há energia suficiente.

Os rins são capazes (através do hormônios ADH) de saber se temos ou não uma quantidade boa de água no organismo. Conforme a concentração de água, o rim reabsorve mais ou menos água da urina.

Em um primeiro momento, a urina é produzida com vários sais, as coisas ruins (excressões) e muita água. Então essa urina passa pela alça de Henle onde sobre reabsorção de vários elementos inclusive da água. Assim, se tivermos com uma concentração baixa de água circulando no organismo, o rim terá mais trabalho para retirar água da urina e mandar de novo para o sistema nervoso. Quando bebemos bastante água, estamos poupando nossos lindos rins de esforço.

É interessante saber que a glicose é 100% reabsorvida, então não é normal achar glicose nos exames de urina.

Quando há desidratação os sintomas vão de sede, até tontura, dor de cabeça, alucinações. Como o sangue fica com menor volume, o coração bate mais rápido para conseguir dar conta, ou seja, taquicardia.

Se um dia você estiver em um bote salva-vidas em alto mar e começar a sentir algum desses sintomas não beba água do mar! A água do mar tem concentração de sal maior do que a do nosso corpo. Beber água salgada do mar vai fazer com que você perca água mais rápido ainda. Daí você será o primeiro a morrer! Melhor aumentar as chances de resgate passando sede.

Isso foi só um pequeno textinho sobre a água no corpo humano. Quem faz dieta e controla o peso e a alimentação sabe bem o quando a ingestão de água é importante. Quem ainda não sabe, um dia vai aprender ;)




Quero fazer uma singela homenagem a uma amiga que está sempre por aqui. A Estela!

Ela não tem blog, mas sempre que passa por aqui me deixa um comentário lindão.

Não sei se ela sabe, mas seu primeiro comentário aqui é do dia 17 de agosto.

Mil beijos, Estela. Adoro você!