1/30/2008

A água no corpo humano

Acho que todo mundo está cansado de saber que a água é vital, fundamental, essencial para o bom funcionamento do corpo humano, e portanto, no processo de emagrecimento saudável.

A água é usada pelo corpo no processo de transformar nossa respiração e nosso alimento em energia, dentro da célula. É o chamado ciclo de Krebs, que acontece dentro de cada célula, e produz o ATP que transporta energia. São usadas 3 moléculas de água, e é criada uma molécula. Assim ainda se precisa de 2 moléculas de água que devem vir da corrente. Sem a quantidade correta de água, não há energia suficiente.

Os rins são capazes (através do hormônios ADH) de saber se temos ou não uma quantidade boa de água no organismo. Conforme a concentração de água, o rim reabsorve mais ou menos água da urina.

Em um primeiro momento, a urina é produzida com vários sais, as coisas ruins (excressões) e muita água. Então essa urina passa pela alça de Henle onde sobre reabsorção de vários elementos inclusive da água. Assim, se tivermos com uma concentração baixa de água circulando no organismo, o rim terá mais trabalho para retirar água da urina e mandar de novo para o sistema nervoso. Quando bebemos bastante água, estamos poupando nossos lindos rins de esforço.

É interessante saber que a glicose é 100% reabsorvida, então não é normal achar glicose nos exames de urina.

Quando há desidratação os sintomas vão de sede, até tontura, dor de cabeça, alucinações. Como o sangue fica com menor volume, o coração bate mais rápido para conseguir dar conta, ou seja, taquicardia.

Se um dia você estiver em um bote salva-vidas em alto mar e começar a sentir algum desses sintomas não beba água do mar! A água do mar tem concentração de sal maior do que a do nosso corpo. Beber água salgada do mar vai fazer com que você perca água mais rápido ainda. Daí você será o primeiro a morrer! Melhor aumentar as chances de resgate passando sede.

Isso foi só um pequeno textinho sobre a água no corpo humano. Quem faz dieta e controla o peso e a alimentação sabe bem o quando a ingestão de água é importante. Quem ainda não sabe, um dia vai aprender ;)




Quero fazer uma singela homenagem a uma amiga que está sempre por aqui. A Estela!

Ela não tem blog, mas sempre que passa por aqui me deixa um comentário lindão.

Não sei se ela sabe, mas seu primeiro comentário aqui é do dia 17 de agosto.

Mil beijos, Estela. Adoro você!

14 comentários:

  1. AMEI seu blog! E esse texto sobre a imortância da água na dieta é ótimo. Vou voltar sempre! E gostei também de vc ter feito uma homenagem a Estela , pois é tão bom saber que tem péssoas preocupadas em nos ver bem, né? Kisses

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHA...eu sabia q água salgada não fazia bem, mas que quem tomasse ela iria morrer primeiro eu não sabia não, kkkk, bem legal, informação nunca é demais!!!!
    Bjs e um lindo dia pra vc pq o meu já foiiii!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu bebo tanta água, que às vezes penso que posso me afogar kkk O inconveniente são as idas à casinha kkkk
    Morro de enjôo antes de morrer de sede no bote, portanto, risco 0.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  4. Que momento!
    Tu me fizeste chorar em plena quarta-feira! Tá bom!
    Quero dizer que gosto muito de ti,da Zá,da Beth,da Michele,da Geisa,da Lu Francesa e de outras gurias que visito todos os dias. Já faz parte do meu dia saber de todas vocês.São minhas companheiras.
    Muito obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá GÔ!

    Definitivamente, não passo sem água e essa é a minha bebida de eleição!

    Beijocas e um bom resto de semana!

    Sandra

    ResponderExcluir
  6. bom, para mim nunca foi problema "ter" de beber água, prefiro-a aos refrigerantes e nem tem nada a ver com dieta.

    e noto logo qd bebo menos do que costumo: pele mais seca, barriguinha preguiçosa... uma verdadeira seca! :))

    beijo

    ps - comecei a usar o teu mantra mas dei por mim a pensar "ah... mas ela pode fugir se quiser, já eu..." ihihih

    ResponderExcluir
  7. Oi Gô!

    Eu bebo água que nem uma louca. Toda vez que vou na cozinha tomo um copo. Nunca parei prá fazer as contas mas com certeza bebo mais de 3 litros. Faço xixi prá caramba o que é um saco, mas em compensação minha pele é maravilhosa. Valeu a dica da água do mar...eu não sabia!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Cruzes! Se antes eu tomava água meio que por obrigação, agora vou começar a tomar por respeito, hehehe. Valeu a aula. Tô meio enrolada hoje, mas já coloquei o post em dia. por hora um beijão e vou agora mesmo tomar meu segundo copo de agua do dia. Zá

    ResponderExcluir
  9. :d

    legal essa sua matéria sobre a água....
    eu também bebo bastante água durante o dia..

    nunca mais me visitou.. :'(

    beijos

    ResponderExcluir
  10. oi! te achei no blog da lellinha
    me identifikei com seu blçog pq tb to na luta!
    se vc quiser podemos ser amigas blogueiras...
    então?
    só me linkar q venho smepre te visitar!
    I promess
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi! Puxa, eu tenho é que me cuidar para não beber muita água acredita? Fico controlando prá não passar dos três litros se não eu não durmo... fico só fazendo xixi... rss... Acho que num bote, no mar, eu iria morrer estressada antes de morrer. Eu sou o tipo de pessoa que sente sede só de lembrar que não tem água na bolsa.Eu NUNCA saio de casa sem água. Hehehe provavelmente, no bote eu estaria, com pelo menos uma garrafa de 3litros (acredite, levo essa quantidade de água prá praia hehehehe) beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ah... Go, vc. pode me dizer como vc conseguiu colocar o peso "quebradinho" na régua? O meu só vai em números inteiros... queria com os decimais (gramas) também.

    ResponderExcluir
  13. toda vez que venho aqui saio com um pensamento bom, com algo pra por em pratica, eu mesmo tenhoq eu voltar a tomar aguá direito tem dias que nem lembro dela vou ver se tomo vergonha na cara depois desse texto e bebo no minimo 2 litros.

    beijão querida e ate mais

    www.broboleta.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Vixi! Eu nem tinha visto que tinha dado piti no dia 29! Mas que bom que já passou, que isso de ficar falando em fracasso é coisa de mulherzinha, hehehe! Bjs Lindinha vou esperar postinho novo. Zá

    ResponderExcluir