Sexta - Linda: A beleza da literatura

Hoje a sexta linda será diferente. Será ainda de arte, mas não de uma arte visual, mas de uma outra arte que eu amo de paixão, a literatura.

Estava lavando louça na quarta e fiquei pensando em como nos comportamos na frente de um bolo de nozes com cobertura de brigadeiro (que por acaso já tinha passado pela minha frente) e me lembrei de uma história que é incrivelmente conhecida de todos, mas que a maioria nunca leu no original...

Sabe quando o pica-pau encontra com o cientista maluco e ele toma uma poção e vira um monstro? Ou quando o piu-piu encontrou um frasco, tomou e virou um monstro? Então, todo mundo conhece essa história. É a história do O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson. (O título em inglês é: The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde)

É a história de um médico que é retraído, e tímido. Basicamente ele não fez nada de emocionante na vida porque passou a vida inteira com medo de fazer coisas emocionantes. Então ele descobre uma poção que tira dele toda a timidez, só que também o transforma em um monstro sem escrúpulos, assassino e (até onde eu lembro) estuprador.

O resumo melhorzinho você pode ver aqui. Eu só estou falando o que eu lembro...

No fundo o Hyde, o mostro, é a pessoa dentro de nós que não se importa em sentar na frente do bolo e ainda por cima lamber o brigadeiro da borda da assadeira.

O Hyde dentro de nós não está nem aí para o dia de amanhã. Quer saber só de se deliciar com o agora.

O Jekyll é o vegetariano, que não come carne não porque sabe que faz mal (quem aí sabe que faz mal? Quem aí tem certeza científica?), mas porque tem medo que faça mal. É o cara que tem medo de se aventurar no doce porque acha que vai ter que comer até ver o final.

No meu ponto de vista, esse livro é fenomenal porque discute (por trás da história) a dualidade que todos temos dentro de nós mesmos.

Eu vou procurar o livro de novo para ler. Faz um milhão de anos que eu li e não lembro direito. Também vi um filme antigo muito maneiríssimo, alguma coisa do filme veja aqui.

Fotos do filme

Para provar minha teoria de que há diversas referências dessa obra no mundo todo, veja só um filme com o Jerry Lewis aqui.

Foto do filme de paródia

Comentários

  1. vou ler tudinho por aqui beijos:)

    ResponderExcluir
  2. Amiga adoro literatura, ainda bem q sua pesagem foi ótima.
    Dia 21 vou para nutricionista, ateh lah jha devo ter engordado uns 3 kilos...afff q feio!!
    Beijokinhas achocolatadas

    ResponderExcluir
  3. S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L! Matou a pau com sua sexta linda de hoje! Até parece editorial de revista (das sérias, não das de mulherzinha, hehehe), Gostei muito do paralelo. Todas temos nosso monstro sim. Acho que muitas vão se identificar. Vou até acompanhar os coments prá ver se captaram a essência. Bjs e ótimo findi pro cê. Manda um beijão prá Mamys tb e peça prá ela dar notícias da RA dela (que tb deve ter tirado férias no cruzeiro, hehehe). Bjs e parabéns pela sexta-linda. Zá

    ResponderExcluir
  4. Oi, GÔ!
    E ainda temos "O Professor Aloprado" que tbm retrata esse conflito.
    Adorei tua dica.Vou procurar o livro tbm.
    Um ótimo findi!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Que "xiki" que vc é Gô! Virei sua fã! Além de assistir o dr House ainda a-r-r-a-s-a nos comentários culturais.
    Antes de viajar em férias, li todo seu blogg e achei interessante o comentário de uma das obras do Bottero... eis que uma semana depois, num restaurante de comida italiano, que servia rodízio de pizza e massas à beira da praia em João Pessoa (!!!!!!) tinha outro quadro do Bottero, muito parecido com o que vc comentou... estava lá, a gordinha na cama, com laranjas do lado, um gato no chão, o lençol desarrumado... Será que tinha alguém na infância do Botero que comia laranjas na cama??? O fato é que fiquei olhando a gordinha durante todo o meu jantar, e fiquei "lendo" o quadro como vc diz e meu marido estranhou tudo isso, achou que eu estava traumatizada com a gordinha lá rsrsrsrs... disse a ele que era uma longa história . hehehe o fato é que LEVEI VC COMIGO NA MALA!
    Bem, eu andei tendo uns dias de monstra... atualmente estou encarando a médica... e assim continuo porque não sei qual dos dois é mais feliz. Tudo depende do ponto de vista não é mesmo? Um beijo e uma sexta, sábado e domingo lindos prá vc.

    ResponderExcluir
  6. Oi Go
    Pode deixar que se o remedio funcionar comigo para a TPM pode diexar que te aviso!!!
    Bjs
    Vi

    ResponderExcluir
  7. Rssss obrigada pelo elogio à minha R.A. Ela esta voltando a ser como estava antes a jacada geral de fim de ano hehehehe

    ResponderExcluir
  8. Adoro o médico e o monstro! Li ainda qdo estava no colegio e é fantástico! E o paralelo com os doces então! Estva inspirada!
    Tb me sinto Mr. Hide qdo chego perto de um bolo, e claro em mtas outras situações do dia a dia!
    Um beijo e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  9. Oieee Gô

    Me chamo Rejane conheci seu blog através do da Teresa futura ex gordinha, estou amando ler a estória de vcs, é muito legal essa corrente para emagrecer.Também criei um blog e estou nessa corrente.
    Que em 2008 vc realize todos seus sonhos !! Estarei torcendo por vc!!
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  10. sexta boa é! que maravilha! pena que meu marido está de serviço hoje e vou ficar em cas quietinha... vou ler também. beijos bom fim de semana querida força sempre. e vamo que vamo que o carnaval tá chegando rsrsrs

    ResponderExcluir
  11. desculpe! esqueci de por meu nome sou a eloá do RJ http://projetomagraefeliz.zip.net
    beijão

    ResponderExcluir
  12. Ola passei para desejar um lindo final de semana

    ResponderExcluir
  13. to evitando tomar o light pq retenho muito liquido e alem de tudo nao sei parar, se tomar uma lata vou "achar" que posso tomar sempre, ta facil não hehehe. acredito que nesse fim de semana seja mais dificil resistir, pelo menos ao light.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. oi amiga...bom final de semana!!! eu tbem amo ler, de paixão. Mantenho esse hábito saudável diariamente. Faz bem pro corpo, pra alma e pro meu espírito. bjoss

    ResponderExcluir
  15. Oi Gô, como estás?
    Vou dar uma procurada nesse livro.
    Todas temos mesmo esse monstro paralelo e algumas não conseguem dominá-lo. Eu estou conseguindo, por enquanto hehe
    Podíamos ter um cientista que fizesse a mesma fórmula do prof aloprado, mas que ela fosse eterna, né? Por outro lado, seria ruim, pq naum teríamos esse contato cibernético hehehe vai entender, nunca estamos satisfeitas hehehe
    tenha um ótimo fds
    mts beijos

    ResponderExcluir
  16. hauhauha Eu amaaaaaava aquele filme com Jerry Lexis! uhauhauha

    Nossa, faz tannnnto tempo!!!!


    Beijao, gordinha!

    ResponderExcluir
  17. Resumindo seu post: " De médico e de louco, todo mundo tem um pouco".
    Adoro os clássicos, tava lendo "O Corcunda de Notre-Dame", dei uma pausa pq ganhei a "A menina que roubava livros" no Natal.
    Vai ter festa de inauguração do novo WC? rsrssr
    Bjins.

    ResponderExcluir
  18. Ai ultimamente eu to mais pro lado b ou seja o monstro paro na frente do bolo e lampo o prato ate brilhar =/


    medoooooo

    beijos querida

    www.broboleta.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. Gordinha, perdão pela ausência. Comecei o ano com uma super bronquite e aos poucos estão retomando minha vida normal. Minha RA subiu no telhado (risos!) e não tenho feito atividade física. Espero voltar à vida normal esta semana. Beijos! =)

    ResponderExcluir
  20. CARACA...adorei!!!
    Primeiro pq AMOOO literatura, é um dos assuntos q mais gosto e não faltava em uma aula se quer...tanto q na Literatura Inglesa eu fui a única aluna só com 10 na classe, kkkk, ai q metida!!!! E q gosto da coisa né?
    E esse livro nós lemos para essa matéria e interpretamos a peça...foi bem bacana =] Vc me lembrou ótimo momentos da minha facul!
    Tem dia q estou mais para monstro do q para médico, kkkk!!!!
    Eu tb adorooo Elvis...tudo qt é música antiga eu gosto, das novas gosto de pouca coisa!
    Eu nem quero ser gostosona não, longe de mim, rssss, quero só ser saudável e está de bom tamanho =]
    Bjs pra vc e ótima semana!

    ResponderExcluir
  21. Olá passei por aqui para conhecer esse cantinho e adorei..agora devo confessar que não sou muiito de ler..mas adoro filmes de todos os tipos...

    beijos lidi

    Quando quiser passe lá no meu cantinho para tomar um chimarrão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadura de limão

Doce de goiaba caseiro

Lava-Louça Enxuta Automática