Sexta Linda Contemplativa

Olá Companheiras!

Hoje a sexta linda será diferente! Será contemplativa. Peguei um quadro magnífico de um pintor fabuloso. Não é exagero, o Veronese aqui é mestre! Mas é um quadro bem facinho e que conta muita história.

A brincadeira é a seguinte. Tome uns 5 minutos do seu tempo e contemple a figura. Abra ela sozinha em outra janela e só admire. Olhe os detalhes, perceba o que cada personagem está fazendo.

Então comente o que achou.

Para guiar sua contemplação vou fazer algumas perguntas depois da imagem. Mas só vale ler as perguntas depois de gastar um tempo olhando a imagem, tá?

As perguntas são opcionais. Você pode inclusive nem passar por elas.

As bodas de Caná de Paolo Veronese


  1. Onde está Jesus?
  2. Quem está ao lado de Jesus?
  3. Onde está representado o milagre que Jesus fez?
  4. Onde é a cozinha?
  5. Como sabemos que acabou o vinho?
  6. O que são aqueles cachorros?
  7. Porque tem tanta gente empoleirada?
  8. Onde está o enófilo?
  9. Quem são os pobres e quem são os ricos?
  10. Porque Jesus está onde está, já que ele não está casando?
  11. O que tem no céu?
  12. Como está o céu?

Comentários

  1. meninaaaaaaaaaaaaa
    tudo blz????????
    tenho163 e altura!
    eu adorei seu post
    vc parece ser meio acelerada feito euzinha
    mas, vamos lah...
    o cabelo?
    pq há anos eu digo q vou deixar crescer e corto. então resolvi mudar o visual sabe. cansei!

    os 5 kilos.... eu louca?simmmmmmmmm
    qdo engordei 20 em menos de um ano!
    to ralando p isso ta dificillllll
    bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi,Gô!
    Arrasou na sexta, viu?
    Analisando, eu achei que o quadro tem a ver com o primeiro milagre de Jesus.Mas me parece que tem um “que” da Santa Ceia.Quem está ao lado de Jesus é Maria.O enófilo deve ser aquele moço bem vestido, com a mão na cintura.Os ricos está à mesa.Os pobres são os empoleirados.Daí já não sem mais nada, hehehe.
    Te desejo um ótimo feriadão de carnaval, com o teu lindinho.PelamordeDeus, tu não vai carregar entulho no feriado né?.Eu, como não gosto, vou me mandar pra longe da folia.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi. Comecei a ler seu blog e gostei, já adicionei para te acompanhar. Também tenho um, para narrar minhas dificuldades e alegrias nesta jornada! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oláaaa! Vim, vi e gostei, mas ... posso passar as perguntas? Me entenda que, depois de 2 gerações ajudando a encontrar "Onde está o Wally" e suas milhares de quinquilharias perdidas em 3645 edições, meu saco esgotou! Ah, e depois tb teve o Código Da Vinci e a febre de encontar enigmas em toda parte. Passei amiga. E eu hoje já curti meu primeiro dia de SPA aproveitando o solão que abriu por aqui. Mas foi prá lavar toda a roupa acumulada pela chuvarada, hehehe! Mal saí do tanque, da máquina e do varal. Mas agora tá acabando. Bjs e vamos nos cruzando por aí se vc ficar em casa e resolver entrar. Zá.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu blog, vou passar com mais tempo por aqui para contemplar a figura e tentar responder às perguntas. Te encontrei pelo Blogblogs.
    Eu escrevo sobre exercício, saúde e emagrecimento, dê uma passadinha por lá!
    Um abraço
    Denise

    ResponderExcluir
  6. Oi Go! Que é um Enófilo? rsss
    Menina essa foi de matar hein... bem, vamos ver o que eu vi: Jesus está à mesa, ao seu lado, está Maria Madalena. (Porque nesses quadros sempre tem algue´m cochichando ao lado de Jesus hein?)
    Bem, os ricos estão sentados, em sua maioria são gordos (hehehe) e os pobres no tronco, trabalhando (lerelerê...)O vinho parece mesmo ter acabado porque tem um carinha, a direita, se matando para fzer cair uma gota.
    Os dois cachorrinhos devem ser desse sujeito metido aí, vestido de branco e dourado. Devem estar esperando-o terminar de contar suas vantagens. Tem mais pássaros no céu, podem ser urubus... porque parece que os homesn estão matando algum animal com aquele facão (ou então cortando alguma carne) Eses pássaros tambem podiam simbolizar a santíssima trindade né? sei lá... A música que está sendo tocada não deve ser muito boa pq não tem muita gente prestando atenção. Jesus e Maria Madalena são os poucos (se não os únicos) que olham para a frente então penso que eles devem estar pasmos com as diferenças sociais. ufa... ficaria dias escrevendo mas daqui a pouco tenho que ir embora hehehe. Senti falta DO SEU COMENTÁRIO. Ele sempre me faz rir muito. Beijos amiga e bom findi.

    ResponderExcluir
  7. Gô!
    Fantastico o quadro!
    Ainda não conhecia... em um que de código da vince não?
    Passaria um tempão encontrando mais detalhes... eu adoro a sexta linda, sempre q posso passo aqui!
    Um beijo e bom fds!

    ResponderExcluir
  8. Olá Gô!

    Por momentos pensei que seria alguma partida, tipo aquelas em que se abre a imagem e se fica a olhar muito fixamente e de repente aparece algum monstro! Ahahah!
    Brincadeira!

    Bem, analisando o quadro, Jesus está no centro da mesa, ao seu lado esquerdo está uma mulher, possivelmente Maria Madalena. Um dos milagres de Jesus foi transformar a água em vinho, o que possivelmente está a acontecer nesta imagem, pois estão numa festa e vejo muitos empregados com grandes jarrões a servir os outros.

    No lado direito da pintura em que um criado vira água de um jarro maior para um mais pequeno e um rico (possivelmente o enófilo) que está em pé ao lado prova o vinho, com um ar espantando (??), observado por outro que está sentado. Aliás, os comentários entre alguns deles poderá estar ligado a isso, não sei…

    Algo muito interessante tem a ver com a posição de Jesus. Este encontra-se entre a “cozinha” e a banda de música, que anima esta ceia. Interessante, não? Ele é o único que está inerte, no meio de toda aquela confusão. Está entre a matança de um animal inocente e a festa, na frente dele.

    Penso que é fácil identificar os ricos e os pobres. Os pobres são os empoleirados, que observam a comida e toda aquela festa. São também alguns dos elementos de cor nesta imagem e também os que servem os ricos, na sua maioria sentados.

    No céu é interessante observar os três pássaros maiores, possivelmente simbolizando a santíssima trindade.

    Este quadro é muito interessante e bonito, cheio de pormenores. Penso que o vi no Museu do Louvre, em Paris.

    Beijocas, um óptimo fim-de-semana!

    ResponderExcluir
  9. Pelo que observo vc prefere os acadêmicos. Tb gosto muito dessa busca pela perfeição. Bom Carnaval!
    Bjins.

    ResponderExcluir
  10. Oi Gõ!

    Amiga me cansei só de olhar e tentar achar as figuras..deixa pra lá...

    Passei aqui para te desejar um ótimo carnaval e um ótimo feriadão.

    Lidi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadura de limão

Doce de goiaba caseiro

Lava-Louça Enxuta Automática