Sexta Linda

A Sexta Linda está de volta! Para quem não conhece a Sexta Linda é meu dia de falar sobre uma coisa linda. E como eu acredito que a única forma de atingir a perfeição é através da arte, eu falo sobre pintura.

Eu não entendo nada de pintura. Só olho e vejo. Perco um pouco mais de tempo vendo e tento achar alguma coisa. Se não concorda com o que eu digo, provavelmente está no caminho certo ;)

Hoje vou seguir a sugestão da Vyvy Tex: Beatriz Milhazes.

Eu não achei boas fontes sobre a bibliografica dela. Sei que é brasileira do Rio de Janeiro, que nasceu em 1960. Produz uns 4 quadros de pintura e umas 3 colagens por ano, classificam isso como uma produção pequena. Mas ela ganha de 50 a 250 mil por quadro vendido. Sendo assim dá mais dinheiro do que eu ganharia em um ano.

Sua arte é abstrata. Eu prefiro coisas não abstratas, porque é como música com letra e música sem letra. Eu prefiro a objetividade da imagem que representa alguma coisa, do que a subjetividade da imagem que não representa nada.

Mas isso não quer dizer que eu não ache lindo o tipo de trabalho que ela faz. Sua arte é principalmente baseada da luta entre as cores, e no movimento.

Eu escolhi dois exemplos do trabalho dela para discutirmos.

Nesse primeiro (que me parece que chama Buda e foi feito em 2000) seria retratado uma praia? Com um céu azul estrelado, e uma praia verdejante? E um mar que vai ficando preto no horizonte?

Eu não gosto de ver coisas dentro dos quadros abstratos. Para mim é um monte de florzinha e umas linhas paralelas. E uns arabescos. Mas o movimento é o que marca esse quadro, cheio de voltinhas que vão se enrolando em si mesmas. Isso que dá o movimento. E as flores que são colocadas de uma forma meio aleatória, se espalhando pela tela.

Eu vejo o duelo entre o claro e o escuro, e o duelo entre o quente e o frio. Azul marinho com creme, azul com laranja.


Esse segundo eu não sei o nome nem a data. E não vejo movimento nesse. Vejo principalmente o duelo entre o círculo e o reto. São listas degrade tanto paralelas quando concêntricas. Tem também a diferença entre o rosa e o amarelo, mas vejo isso como secundário. E aqui, pra mim, o claro só serve para delimitar espaço.

Também não posso deixar de dizer que aquilo alí em rosa é sim uma porta! Kika, que tal pintar uma das paredes do seu apartamento assim? hehehehe É um painel na parede, né gente!?

Fico por aqui. Para quem quer conhecer mais sobre essa artista brasileira tem algumas coisas aqui, aqui e aqui.

Comentários

  1. Olha, também não entendo muito de arte, e também não curto abstrato prefiro mais os impressionistas e tal, bom ao meu ver o primeiro quadro até parece o mar, mas acho que parece que o fundo é como se fosse sombra do primeiro plano... confiso né? e o segundo concordo com vc qto as linhas e tal, mas na minha visão de mãe que assite desenho animado todo dia, que ali tem uma superpoderesa ah isso tem!!!! rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. uhauhahu
    Estou morrendo de rir com a poderosa do segundo quadro! E nao eh que tem mesmo???? huahuahua

    Bom, eu achava o trabalho da Beatriz bem legal. Daih em 2002 eu fui numa exposição e comecei a achar o trabalho legal. Eu até teria um em minha casa se pudesse (ahuahuauha), mas tb nao sou fa de quadros abstratos.

    Ano passado, acho que novembro, eu fui numa exposicao de Fragonard! Acabei de lembrar que vc gosta dele, ou estou enganada? Muuuuuito lindo, não tem como nao amar o trabalho dele! Soh meu namorado nao gosta, mas isso pq ele nao gosta de pinturas, somente esculturas.

    Bem, continue com as sextas lindas! =)

    Beijao

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Adorei seu post! E as fotos também!
    Eu já gosto mutio de arte abstrata... achei sua descrição do primeiro quadro pefeita!
    Também vejho o mar, um clima floral! Mto relaxante de olhar... já as cores fortes me deixam mais agitada, mão prendem a minha atenção por mto tempo... não conheço nada de arte mas achei super interessante a ideia de aprender um pouco!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. nem sempre é preciso entender, basta sentir :)
    se eu tivesse dinheiro, comprava o primeiro quadro, coisa mais positiva para ter por perto :)

    ResponderExcluir
  5. Salve, salve, minha Amigaaaaaaa!!!!! Feliz Ano Novo!!! Tudo de bom e do melhor prá vc e toda sua familia, ho ho how. Como vão as coisas??? Pelo visto bem pelo que vi nos seus posts-retorno. Aliás, ano novo, vida nova, blog novo, apelido novo e visual lindo... tudo muito bacana ... as fotos ... tudo, tudo, parabéns!! Obrigadíssima pelos coments e mensagens que deixou prá mim e desculpe não responder no ato, mas fiquei bem travada com a net durante as viagens e só me animei a entrar de novo ontem. Também estou preparando uma mudança no blog como um todo. Não vou aguentar o ritmo do ano passado, nem a auto-cobrança com o pequeno (cof, cof) retrocesso no peso. Nem vou ficar atrás de reguinha, nada. Agora é de migo para comigo mesma. E quer saber a verdade? tô com a maior preguiça de tudo: de retomar a dieta com firmeza, de fazer disso aqui meu confesionário. Tô mais prá voyeur, heheheh. Mas vamos tocando até esquentar. Estou torcendo pro seu trampo vingar e que comece uma nova fase mais próspera na sua vida, pois vc merece. Por enquanto um beijo e até qualquer momento em edição extraordinária com atualização do meu cafofo. Bjs, Zá.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem com vc?
    comecei hj um blog para me incentivar a emagrecer e sai em busca de pessoas de sucesso e encontrei o seu. Meus parabens pelo resultado alcançado e pela determinação.
    Feliz 2008 light
    mts beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga!!!
    Li que vc esta precisando de novas amigas blogueiras!!! Encontrou...EU!!!
    Eu sou a Vi, moro na Alemanha, faco Doutorado aqui na area de Engenharia Civil e estou em processo de RA. Ano passado perdi 8Kg e pretendo melhorar a cada dia.
    Desde que vc entrou em ferias venho lendo seu Blog, simplesmente AMEI!!!!
    So estava te esperando voltar!!!
    Me visite!!!!
    Bjsss
    Vi

    ResponderExcluir
  8. Olá Gô! Olha eu estive a ver os quadros, principalmente o primeiro e li o que escreveste sobre eles. É assim, o primeiro quadro poderá ser uma praia, uma representação simbólica até da passagem do frio para o quente, da praia vazia para a praia cheia de vida, de gente e de cor. Sei lá! :) O segundo quadro acho que parece ser mesmo o contraste entre o recto e o curvo, ou seja, o regular e o irregular...a simplicidade e a complexidade...sei lá eu! :/ Não percebo nada de arte...mas achei muito bonitos os quadros. :) Beijocas Sandra

    ResponderExcluir
  9. Olá
    adorei ver esses trabalhos. Olha eu cumeçei o meu blogue á pouco tempo e gostava muito que me ajudasses...passa por lá.
    www.carmenzitaemdieta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Go!
    Minha primeira vez aqui no teu blog. Já li um monte de coisa.
    Adorei. Te coloquei nos meus favoritos.
    Adorei a idéia do mês "eu me amo".
    É exatamente o que eu estou fazendo agora!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Gô, tudo bem com vc?
    Então, acho que o corte de cabelo ficou melhor em mim do q na Laura Pausini kakakak Eu adoro colocar coisinhas no cabelo, fica liiindo. Meu namorado está vindo me buscar, ele ainda não viu hehe
    Sobre algumas de suas perguntas, eu fui a uma médica e ela que me passou aqueles remédios. Mas agora só volto lá depois de fevereiro hehe Senão ela me mata pq eu engordei. Segunda começa a correria contra o tempo.

    Ah e sobre me amar mais do que meu namorado, eu me amo. Mas eu penso assim, ele pediu pra eu cortar o cabelo, eu já estava afim. Acho que é um modo de mostrar pra ele que faço alguns sacrifícios para ele. Além do mais cabelo cresce depois hehe eu com meu cabelo sou mulher de mil fases. Se vc tiver orkut, me passa, que vc verá. Um dia loira, outra morena, outra ruiva rsrs. E outra, se a gente não agradar, vem uma outra qualquer aí e agrada, não acha? hehe
    Mas claro, que tenho que ficar bonita para mim e depois para ele e para outros mocinhos hehe gosto de ser olhada na rua e olha q mesmo cheinha eu sou. Imagine magrela? kakaka
    Chega de bobagem, vou nessa.
    Estou passando para lhe desejar um ótimo final de semana light.
    Mts beijos e fique com Deus

    ResponderExcluir
  12. Oi Gô, sexta linda, que legal. Nem tudo gira em torno de RA né? Muito bom vc abrir esse espaço aqui! Ou continuar com ele né... Vou ficar por aqui acompanhando sua manutenção, e sei q a pesagem da noite vai melhorar logo logo!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. olá?primeiramente queria agradeçe-la pela visita ao meu blog e queria lhe dizer que o fato de eu sentir venginha de minhas pernas nãosão totalmente por serem branquelas hahaha mas sim pelo fato de ter muitas celulites, olha eu tô pra ver mulher com mais celulites nas pernas do que eu hahaha é rir pra não chorar e em segundo lugar gostaria de parabeniza-la pelo fato de que agora vc vai se focar em querer ajudar os outros e por esse motivo eu conto com sua ajuda ok.
    Beijinhos e fique com deus.

    ResponderExcluir
  14. GÔ, eu adoro arte! Adoraria ter uma tela, painel, escultura o que fosse de um artista que eu gostasse no meu ap. Quem sabe um dia...Por enquanto assinam as minhas paredes a Coral e a Suvinil rsrsrs
    Bjins.

    ResponderExcluir
  15. Ei Gordinha..
    estou de volta.. enfim..
    mas tive que comentar aqui a coisa que mais me impressionou foi o sentido de primeiro e último plano.. principalmente da primeira imagem.. a segunda também tem, mas é menos perceptível aos olhos leigos, talvez pq esteja na parede..

    lindas imagens.. a primeira é felomenauuuuuu! rss
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Ebaaaa! Beatriz Milhazes na primeira Sexta Linda do ano? Muito lindo! Amei! Adoro os contrastes de cores e formas que ela faz, sempre misturando linhas retas com curvas, cores frias e quentes (sem falar nos arabescos, acho perfeitos). Cheguei até a pesquisar o valor dos quadros - a pobre mortal aqui achava que poderia pendurar um na parede da sala, hahahaha. Acho que o primeiro quadro é mesmo o retrato de uma praia: as cores sobre a areia e a imensidão do mar... O segundo é o contraste de formas. Show!

    ResponderExcluir

Postar um comentário