2/19/2008

Como cuidar da sua senha

Passando pelo blog da Geisa, me deparei com ela questionando se o blog da Cíntia foi roubado. Eu não sei se ele foi ou não. Sei que não consegui achar o link dela. Mas eu sou meio perdida nos links mesmo.

Então resolvi fazer uma postagem emergencial sobre como manter sua senha! São dicas preciosas para evitar roubo de personalidade virtual. Já que nosso blog, ou nosso perfil no orkut são nossas personalidades, não!?

Há basicamente duas formas de se roubar senha:
  1. quando você dá a senha sem saber
  2. quando você dá a pista da senha, sem saber
Fornecendo a senha

Você pode fornecer sua senha quando responde emails contendo virus, ou quando publica a senha sem querer, ou quando instala um vírus no seu computador.

Se você coloca a opção de não ter que escrever a senha toda vez, sabe? Quando marca 'lembrar senha nesse computador'. Quando faz isso sem querer em um computador de lan house, ou na faculdade, uma pessoa maliciosa pode pegar sua conta, mudar sua senha e daí já era!

Bom, espero que as pessoas que usem seu computador em casa não sejam ruins nesse ponto, né!?

Assim, não marque 'lembrar a senha nesse computador'.

Não clique nos links dos emails que você não conhece. E pense muito antes de clicar nos links de emails que você conhece.

Não responda emails que pendem sua senha. Nenhum serviço no mundo inteiro manda esse tipo de email!

Dando pista da senha

No orkut, as vezes as pessoas dizem claramente que amam uma certa banda, por exemplo. Como elas amam a banda, a senha é o nome da banda. Uma pessoa maliciosa vai tentar primeiro essa senha, vai conseguir entrar no seu perfil. Então ela muda a senha para uma que você não sabe e rouba seu perfil.

Assim, não use senhas obvias como o dia do seu aniversário, o nome da sua banda favorita, o nome do seu amor, o nome do seu gato.

Também não use sequências obvias como 1234 ou 123456. Fazer isso é pedir para ser invadido! Há pessoas maliciosas em toda parte, e usar uma senha obvia dessas é deixar a porta de casa fechada, mas não trancada!

Lembre-se que quando alguém rouba seu perfil ou seu blog está roubando a sua voz!

Não use uma senha só para todos os seus serviços. Se alguém descobrir a senha de um serviço, será capaz de roubar todos os outros!

Como escolher uma senha fácil de lembrar e difícil de roubar!?

Eu sei como é dificil se lembrar que um milhão de senhas. Mas existem algumas artimanhas que já vi descritas por aí que eu gosto muito.

Você pode começar associando uma palavra ao seu serviço. Por exemplo, ao seu blog, associe o nome de uma comida light que você odeia, por exemplo: berinjela.

Agora associe números ou sinais às letras, por exemplo:

a -> )
i -> |
e -> 3

Agora, lembre-se que para as senhas as letras minúsculas são diferentes das senhas maiúsculas. Então:

b3r|nj3l) pode ser -> B3r|nJ3L)

Tái, uma senha difícil, alfa numérica, com símbolos e diferença entre letras maíusculas e minúsculas. Mas que na verdade é a comida light que eu odeio!

Você também pode escolher uma palavra esquisitona tipo: precatório. Ou uma palavra em outra língua como: umbrella.

Claro que essa não é a minha senha. Acabei de inventar agora!

Outra precaução ótima. Troque sua senha a cada 6 meses ou menos! Assim, se alguém roubou sua senha e não fez nada que indicasse isso, você vai cortar as assinhas dele antes que ele faça.

Há também programas que prometem quebrar a senha. Esses programas vão tentando todas as opções possíveis até que encontram a sua senha. É a técnica que os ladrões dos filmes usam para abrir as portas quando colocam aqueles aparelhinhos, heheheh. Mas daí é uma opção que demora muuuuuuuuuuito tempo para o programa, e quanto maior o número de caracteres na sua senha mais tempo levará para o programa achá-la. Mas se a pessoa maliciosa tiver tempo e paciência suficientes, nada o deterá!

A senha é algo muito importante! E sempre achei que as pessoas dão pouca importância para ela!


9 comentários:

  1. amiga, vou falar uma coisa pra vc, o que mais gostei no meu casamento até hoje foi a crimñia, a festa!!!Vc não tem noção, todo mundo que vc gosta tá lá dentro, torcendo por vc!!!Foi bom demais!!!Quanto a senha as minhas são as mais ridiculas do mundo, coisa de goiana inocente.KKKKKKK
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. ooooi moça e aí?tudo jóia?não sabia q vc ia se casar rsrsrs...ó isso q dá ficar muitos dias sem visitar as amigas aí quando visito nem sei o q comento primeiro rsrsrs.Eu não vivo sem o shortinho bençoado q faz as banhas ficaram mais discretas hehehehe...ficaram bouas as pestanas, recomendo q as mantenha sempre desbastadas D. Maria...e útil saber da privada branca...se for reformar o meu banheiro jamais caio no golpe da privada escura!!!!!e gostei da comparação da vida e da dança na festa do casamento e deixa eu ir embora pq meu comentário já está maior do q os seus posts kkkk, não reclama hein? bjusssss GÕ (edilene http://didinoblog.zip.net)

    ResponderExcluir
  3. Putz!
    Legal suas dicas, eu nem sabia disso...
    Valeu mesmo!!
    bjim

    ResponderExcluir
  4. OI Gô!

    valeu pela dica vale a pena repensar mesmo...

    bjs e uma ótima semana

    Lidi

    ResponderExcluir
  5. Oiiiees...
    Então menina esse negocio de senha eh fogo, eu naum gosto de pôr fotos.
    Ocorreu uma vez um fato muito chato.
    Beijokinhas achocolatadas

    ResponderExcluir
  6. Oi Gô! Como sempre um post super útil! Eu dou muita importância às minhas senhas, tenho uma apenas para todos os emails/blog/etc, assim nunca esqueço. É bem complicada de se descobrir, e nunca, mas NUNCA faço "lembrar minha senha nesse computador", nunca abro emails/links de desconhecidos e tento manter o meu computador livre de virus.

    Acho que se me roubassem o blog ficava muito em baixo, muito mesmo! :( Por isso, nada como prevenir! Mais vale prevenir do que remediar! Não falha! LOL

    Ah! Gostei tanto dessa pass, acho que vou passar a usar essa que sugeriu! Ahahaha! Estou a brincar, como é claro!

    Beijocas!

    Sandra

    ResponderExcluir
  7. oi Go..

    Aqui em manaus já procurei no carrefour e em outros supermercados pães da pullman e outros, mais nào encontrei, o que eu como é aquele feito na padaria mesmo, que aliás acho muito "molhadinho" pro meu gosto.. mas... fazer o q né? realmente me sinto mais saciada com ele.
    e quanto a comer depois da AF realmente nào sinto muito fome não.. posso tomar um suco e dormir tranquilamente, agora antes de malhar, putz... quero comer o mundo todo..
    Legal essas dicas.. eu também morria de vergonha de dançar, dos outros falarem que eu danço mal, ficarem falando de mim, meu amor também dança, até mais do que eu, engraçado que as vezes vamos a festas e ele começa dançando, só depois que me animo.. afinal nào vou ficar sentada na mesa olhando né?? era o tempo que eu fazia isso.. realmente me sinto muito melhor depois que levantei e dançei.. hehehehehehe..

    abraços...

    ResponderExcluir
  8. Pois é, Gô! Já tentei colocar o link do blog no meu perfil, mas simplesmente não sei fazer com que apareça, droga! Mas agora você tem o link, salva aí nos seus favoritos, ok?

    Brigadinha pela visita!

    bjs,

    ResponderExcluir
  9. OLÁ! OBRIGADO PELO POST!!!
    Sinceramente não sei o que aconteceu. Qdo criei meu blog, criei um email só prá ele e esses dias eu recebi um email dizendo que tinha que atualizar os dados e eu já desconfiei mas mesmo assim abri o email...era da Caixa Economica Federal e na hora sem clicar em nenhum link eu apaguei pq já sabia que tinha algo errado.

    Fiquei triste mas pelo menos mesmo estando sem blog não desisti de minha luta e sempre aparecerei por aqui.

    Achei bem legal vc colocar esse post explicando pois antes eu clicava em tudo que era link e sempre tinha que instalar o windons de novo. Mesmo tendo aprendido, aconteceu alguma coisa...

    Minha senha é muito longa e uma vez já tive que mudá-la pois o blog disse que não era válida. Sempre tinha medo que essas coisas acontecessem e acabou acontecendo mas a vida é assim, vivendo e aprendendo. Aqui em casa eu nem coloco lembrar minha senha pois meu esposo tb usa o pc e tb já prá não ter esse hábito qdo vou na lan.

    Com relação à casamento...no dia em que vc se casar mesmo se for só no Civil (como foi o meu) vai ver o qto é emocionante. Desde o dia em que vc marca o casamento até o dia em que realmente chega o dia. Qdo fiz minhas malas já foi super triste, no dia da festa que era apenas um almoço que virou festa e começou às 10:30hrs e foi até 06:00hrs da manhã, foi muito emocionante desde os presentes até meus tios tudo chorando e comemorando. Qdo faltava 03 dias fiquei com a garganta inflamada, morri de medo. No dia em que vc passar vai saber como é.

    Um beijão adoro vir aqui!

    ResponderExcluir