2/06/2008

Doce de goiaba caseiro

É tempo de goiaba.
Ontem passamos o dia na chácara.
Na chácara tem um monte de pé de goiaba.
Tem um fogão a lenha na chácara.
1 + 1 = 2
Assim sendo, tem um monte de doce de goiaba na geladeira!

Não dá para se distanciar da lógica e da razão!

Há basicamente três tipos de doce de goiaba:
  • doce de goiaba
  • doce de goiaba cascão
  • doce de goiaba de semente
Os ingredientes para todos eles são os mesmos
  • Vários pés de goiaba
  • Alguns baldes
  • Algumas facas
  • Muito açúcar
  • Algumas panelas grossas (pode ser de ferro ou de alumínio, ou panela de pressão)

Comece indo apanhar um monte, de goiaba! Quando você achar que já chega, pegue mais uns dois baldes de 20 litros.

Doce de Goiaba Cascão

Aqui na minha terra, doce de goiaba cascão é aquele que tem pedaços da fruta boiando em uma calda de açúcar.

É o doce de goiaba mais rápido e mais prático de fazer.

Pegue algumas goiabas, descasque (ou não, fica a seu critério), verifique se não tem bicho, se não tem podre. Tire a semente, lave as casquinhas e coloque tudo em uma panela.

Se descascar, vai tirar só a casquinha verde, bem fininho. Então o que vai sobrar é tudo o que não é semente (aquela coisa no meio que parece um cérebro) e o que não é casquinha verde.

Na panela, coloque açúcar. A quantidade de açúcar é mística e vou discutir sobre essa misticidade no final. Para uma panela de pressão quase cheia vão umas 3/4 xícaras de açúcar.

Se quiser o doce mais simples de fazer, adicione um tiquinho de água, algo em torno de 1/2 xícara. A goiaba vai soltar mais água, mas essa água evita que você precise ficar muito em cima do doce.

Deixe no fogo sem mexer até que a calda fique bem brilhante e grossinha, ou até que as casquinhas estejam desmanchando, você decide. Se está a horas no fogo e a calda não ficou brilhante é porque falta açúcar.

Esse doce pode ser feito com goiaba branca ou vermelha, inclusive com as duas juntas.

Doce de Goiaba de Semente

Peque a semente das goiabas que foram reservadas, providencie mais, muito mais! Mas só sementes, só aquela parte interna da goiaba que parece um cérebro.

Coloque no fogo com açúcar e deixe até soltar água. Não adicione água! Quando soltar água você tem duas opções, ou espera mais um pouco e penera, ou bate no liquidificador e penera. Eu acho mais pratico bater no liquidificador. Mas só no pulse, para não ficar muito difícil de separar as sementinhas.

Aí coloque a massa peneirada no fogo e coloque mais açúcar. Deixe no fogo pra sempre. Sempre mexendo de vez em quando. Não pense em colocar água quando bater no liquidificador. É morte na certa! Quanto mais água no doce, mais tempo ele demora pra apurar e maior será a eternidade!

Esse é o doce do inferno! O pior dentre todos os doces. Ele espirra até no japão! Seu fogão vai ficar um nojo, sua cozinha vai ficar um nojo. É provável que você se queime, mas é o melhor doce de goiaba que você já comeu na sua vida!

Muitos já deram a vida por um doce assim.

Deixe no fogo até obter a consistência que você quer. Se quiser doce de goiaba de semente em ponto de cortar no aniversário de 15 anos da sua filha recém nascida, melhor começar já! Vai demorar umas boas 6/8 horas de fogo. De espirração. De mexer-e-mexer-e-mexer.

Umas 6 ou 8 horas pra quem faz doce numa boa quantidade. Começando com uma panela de pressão quase cheia você acaba mais ou menos com meia panela de pressão. Afinal, você não vai perder tempo, nem vai sujar toda a sua cozinha, fazendo doce de semente pra ter um copinho, né?

Só vale fazer com goiaba vermelha. O de goiaba branca fica com uma cor estranha.

Doce de Goiaba Caseiro

Esse é show! Você só precisa ver se a goiaba não está podre, nem com bicho, nem suja. Se quiser descasca. Senão nem isso!

Bate tudo no liquidificador. Coloque o mínimo de água que conseguir! Quanto mais água, maior o tempo de fogo.

Penere! Depois da peneiração o procedimento é igualzinho ao doce de semente. Só que esse fica mais grosseiro. Espirra a mesméssima coisa. Demora só um tiquinho menos.

Não recomendo fazer com goiaba branca. A menos que sejam algumas poucas no meio de muitas vermelhas.

A mística do açúcar

Em qualquer doce, o açúcar é um elemento fundamental. A quantidade varia muito da quantidade de água que a fruta tem, do ponto de apuração que você deseja, e da calda.

Quanto mais açúcar, mais brilhante o doce, mesmo num doce de abóbora. E quanto mais açúcar, mais fácil de apurar.

Para saber se o açúcar que você colocou foi suficiente, espera no máximo uma hora (com meia hora já dá pra ter uma boa noção pra quem entende) e veja se o doce já está brilhante, e se já está com cheiro de doce e não de fruta.

Se com 1 hora nada aconteceu, mete mais açúcar na bagaça que o doce deslancha!

É como saber o sal só pelo cheiro. É difícil falar, mas depois que se aprende é a coisa mais fácil de fazer.

23 comentários:

  1. hum... vou ali investigar o aspecto de uma goiaba, nem sei o que isso é! :(((
    mas aposto que adoro, eu adoro compotas!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta receita. Principalmente o bom humor de quem escreveu. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. estou com um monte de goibas sem saber o que fazer, achei seu blog na net. Foi éotimo e o texto melhor ainda.Adorei o bom humor.
    Sucesso

    ResponderExcluir
  4. Acabei de chegar do smercado c pouco + de 2kgs de goiaba vermelha....amo doce de frutas.... (ainda vou fazer de laranja)Lavei, cortei em 4, tirei as sementes, coloquei p cozinhar... a semente pensei em fazer suco, bati c pouco de agua...dai decidi...vou fazer geléia...rs.... coloquei outra panela c o miolo e açucar...vamos ver no q vai dar.... kkkkk... animada eu....23,33hs....tem noçao?...Eu vim aqui p ver uma receita p o doce...(assim aq sou...já fiz e vim ver a receita)Amei seus comentários...depois reclamo q tô perdendo as calças....

    ResponderExcluir
  5. Até gostei um pouco de sua receita,mas acho que doce ñ deve ser o seu forte!.Acredito que quando pegamos algo para fazer devemos fazê_lo com amor.Acrescente um pouco de doce eme sua vida!!!!!!!!!.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela sua receita e o compartilhamento de sua experiencia...devo confessar que fiz o doce de tão bem humorado foi a descrição que vc fez.
    Só um detalhe, a conselho da minha sogra(mineira) coloquei algumas colheres de limão...e fez uma diferença incrivel!

    Parabéns pelo blog, e pelos seus objetivos alcançados!!!

    Bjokas.
    Nane

    ResponderExcluir
  7. Oi. Eu tbm sou gordinha e adoro fazer doces!!! Comer??? Claro que como tbm... hehehe Só que hoje como muito menos pois fiz cirurgia de redução há 10 meses e já perdi 50 kg. Hoje não posso comer muito mas continuo adorando cozinhar.
    Ganhei um balde cheio de goiabas e vou fazer o doce. Dane-se a sujeira... Graças a Deus não falta água aqui em casa...
    Adorei seu bom humor.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito das receitas e do site!

    ResponderExcluir
  9. Adorei os comentários e o doce tbém...
    Bjossssssss
    Edna

    marialva, 06 de março de 2011

    ResponderExcluir
  10. Seu humor é a melhor parte da receita!! Mantenho-o sempre!!

    ResponderExcluir
  11. Valeu pelas receitas e adorei seu modo de ensinar. kkkkkkkkkkkkkk a gente se diverte!!!

    ResponderExcluir
  12. adorei as receitas... sou cheff de confeitaria... e adorei a expreção 'espirra até no japão ' kkkkkkkkkkk murri de rir

    ResponderExcluir
  13. Vou pra cozinha agorinha mesmo fazer esse doce com semente e tudo,,depois vou postar se ficou bom mesmo,bjs,e adorei a receita e seu ótimo humor,continue assim pois a vida é muito curta e devemos fazer o que gostamos com humor.

    ResponderExcluir
  14. vou pra cozinha agorinha mesmo fazer o doce com semente e tudo,depois vou postar se ficou bom mesmo,Ah adorei o modo de fazer,com bastante humor tenho certeza que o doce vai ficar maravilhoso..

    ResponderExcluir
  15. estou fazendo o doce...está no fogo...estou curiosa...
    tenho certeza que vai ficar ótimo.

    ResponderExcluir
  16. parabens as receitas ficaram maravilhosas adorei sucessos ^^

    ResponderExcluir
  17. parabens as receitas ficaram maravilhosas adorei nota 10 sucesso ^^

    ResponderExcluir
  18. mas quem diria!... hoje depois do café fui comer uma goiaba - coisa que há muito tempo não fazia - e pra que elas não estragassem na geladeira, resolvi fazer um doce (mesmo precisando perder uns 40q, ou pelo menos uns 15 antes da esterectomia... :D).

    naturalmente, como nunca fui boa doceira, me perco no ponto e tal, fui me socorrer com meu - nosso - amigo, o Dr Google. Quão grata surpresa enocntrar esse Blog despretencioso, aconchegante, bem humorado.

    não sei se vou me dar bem com o doce, mas ainda hoje vou fazer o meu preferido, que é o dos pedaços -compota.

    abraço pra você, simpática Gordinha da Silva. Desejo que alcance os seus objetivos e que eles sempre sejam docemente saudáveis para a sua vida.

    \o/

    Marcia Carvalho. ;D

    ResponderExcluir
  19. gostei da suas receitas,pois tambem gosto do doce de goiaba, mas, pra simplificar,ja descasco logo e tiro as sementes, depois do doce pronto deixo esfriar e finalmente,levo para o liquidificador,e pronto.uma delicia,experimete.

    ResponderExcluir
  20. Vou experimentar, Gordinha. Depois te falo!!

    ResponderExcluir
  21. Vou experimentar, Gordinha. Depois te falo!!

    ResponderExcluir