2/25/2008

Esfoliação

Esfoliação, para mim, pode ser classificada em duas categorias. A esfoliação caseira e a esfoliação especializada.

A esfoliação especializada é feita por um profissional. Pode ser um médico, e acho que até um esteticista. São feitas com produtos que requerem conhecimento técnico, por exemplo, os ácidos.

A esfoliação caseira tem também dois tipos, a esfoliação frescurenta, e a esfoliação de macho!

A esfoliação frescurenta é aquela que é feita com creminhos esfoliantes cheirosinhos. Ou então com açúcar, ou então aveia, ou então qualquer coisa dura e comestível, ou dura e cheirosa! Serve também sal grosso pra tirar a urucubaca junto com as células mortas.

Agora, a esfoliação de macho é também conhecida aqui na minha terra como tomar banho de bucha! Porque macho que é macho não passa sabonetinho cheirosinho, esfrega o côro até ficar vermeio!

Eu demorei para entender o que era esfoliação! Quando eu era uma criancinha inocente minha mãe me pegava e me esfregava para tirar as rufa*. Eu saia até vermelha, e doia :(

Então quando essa história pra boi dormir de esfoliação entrou na moda eu também fui fazer! Mas, como eu sempre tomei banho de bucha, eu nunca dei bola!

E eu gosto mesmo é de bucha de mato! Meu pai planta na chácara. Lavo até a orelha com aquela bucha. E quando falho um dia com a bucha, já fico me sentindo não completamente limpa.

Aqui tem umas fotinhos para vocês verem que beleza que é essa história de bucha vegetal:



Pra quem quer mais informações, aqui tem o projeto bucha vegetal brasileira que incentiva a plantação da bucha para complementar a renda do pequeno agricultor.

Aqui na minha terra os mercados vendem a bucha inteira. Existe umas de um metro de comprimento, mais ou menos. Agora, nas lojas de 'produtos naturais' e nas de cosméticos, existe a já processada, ou seja, cortada em formatos mais 'anatômicos' que custam mais que o triplo da inteira.

Dizem que é bom pra celulite. Mas se fosse mesmo, eu nunca teria celulite, porque banho de bucha eu tomo desde que eu consegui ficar em pé! Ah! Eu também tenho pele oleosa, talvez por isso que eu não ligo de usar bucha todo dia.

*rufa: as perebas que ficam encrustadas em uma criança que brinca no barro, nas covinhas e ruguinhas do pescoço, braço e todas as regioes corporais que ficaram em contato com o barro. Nos adultos são os 'encardidos' de gente que não tem o costume de tomar banho de bucha. heheheh. Essa palavra não tem plural! HAUAHUAH

16 comentários:

  1. Banho de bucha, tb gosto! Aqui no nordeste é fácil e barato de comprar. Dá no mato. Mas sem exagero, elas podem até arranhar qdo estão mto secas.
    Com certeza a hidro não tá te deixando engordar e esse pequeno abuso dos doces deve ter sido por conta da famigerada TPM, né?!
    Nunca mais conversamos 'ao vivo'...
    Bjins.

    ResponderExcluir
  2. ahuahuahuaha gostei do termo esfoliação de macho! essa foi ótima. bjos

    ResponderExcluir
  3. ahah adorei essa da bucha vegetal quero palntar um pé ahaha
    bjus boa semana linda

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm sou adepta da bucha, porque ela não deixa que os pelos encravem, hehehe. . . vivendo e aprendendo.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. ei, eu quero uma coisa dessas! eu compro umas pequeninas caras como o diabo e nada naqturais, acho :( a minha pele é mt seca, sem esfoliação pareço uma cobra a mudar de pele :(

    tb n acredito que tirem celulite - se assim fosse eu n tinha nem pinta dela! lol
    beijo

    ResponderExcluir
  6. My God!

    Minha mãe também já fez isso comigo... era uma tortura!
    HAUAHUAHAUHUAHA

    hoje em dia adoro uma esfoliaçãozita!
    HAHAHA


    acompanho seu blog sempre, adicionei nos meus favoritos, tá?


    Beijos, Gô!

    Cris

    ResponderExcluir
  7. ahhh que linda!


    sou totalmente ecológica também!
    eu tenho uma CUneca, SIM!
    ;)


    e hoje já foram 12 idas a cozinha para pegar água... hauhauauha


    Beijõeees!

    ResponderExcluir
  8. oi gô..

    Eu também uso essa bucha desde que me entendo por gente, e tenho celulites.. kkkkkk... isso realmente nào é verdade..
    agora percebi que quando começei a esfregar meu rosto com essa bucha os cravos diminuiram.. lógico bem suave né! não é pra tirar as rufas da cara tambem!

    abraços... :D

    ResponderExcluir
  9. Oi Gô

    que bom que lembrou de mim na nossa conversa onlinemnte:)
    Eu conheco essa bucha,tem tipo um feijõezinhos dentro né? Na casa dsa minha vó tem.Aliás lá tem muita coisa natural tipo aquela vassoura da bruxa do 71 sabe? :)

    Pois é o meu blog tá pronto!Vai lá.

    E logo agora que fiz o blog o meu PC ficou com inveja do seu e tá querendo ir pra UTI tbém..ai, ai é esperar pra ver.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Ai fiquei até emocionada com meu primeiro comentário, UI!
    Eu tenho muuuito medo de dirigir e meu "medo" aumentou considerávelmente quando quebrei a mola do carro do meu marido (então namorado)e tivemos um prejuízo de340!!!! Ah!Ainda tive que escutar do mecânico como eu consegui fazer aquilo, ele nunca tinha visto nada igual!!!!!!!!

    Ai,Gô Deus te ouça que daqui um ano eu esteja com 70 kgs...Quero as minhas roupas de volta!!!!!!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gô! Sim, vc já tinha elogiado o template... o antigo, hehehe. E agora o novo, q são da mesma "autora". Obrigada ;).

    Sabe, eu uso bucha vegetal há anos, mas eu tenho minhas dúvidas se ainda não preciso de um exfoliante...

    E, sabe, nunca tinha pensado na árvore de que viesse a bucha vegetal. Qdo eu a vi no seu blog, até me espantei. Sabe qdo vc não associa o nome à pessoa? Hahahaha.

    Beijos e tomara que seu PC "melhore" logo p eu ler seus posts ;).

    ResponderExcluir
  12. Acabei de reler meu comentários... Qtos "sabe" q eu falo, hehehe.

    ResponderExcluir
  13. Nossa mulher! Fique muuuuito contente com seu comentário, adorei mesmo! E linkei você!

    Fiquei pensando depois... "Será que eu não estou mesmo me fazendo de coitadinha?"

    Eu não sou coitadinha, oras! Realmente só depende de mim, ngm pode fzr nada por mim... Mas olha, eu digo que só de ler os comentários de vcs eu fico com mais ânimo e vontade de enfrentar esse caminho, viu?


    E sobre a bucha... Minha mãe usa! hahaha


    Beijos! ;***

    ResponderExcluir
  14. Gô!!
    esse post foi mais divertido q o de costume ^^ tirar a urucubaca..huahauah

    eu n tenho o costume de sar bucha não, mas é uma boa idéiapq eu tb n tenho o hábito de fazer espofliação constantemente! hehehe

    beijoca pra vc!
    melhoras pro seu computador!

    ResponderExcluir
  15. Hahaha, esse tipo de bucha é o máximo! Eu usava, mas não consigo mais achar por aqui!!! E é loca de boa, barbaridade... Eu faço esfoliação no rosto mesmo, no corpo não faço há séculos, estou sentindo necessidade urgente...
    Manda uma muda de bucha ae! huisuhauis...

    Bjo querida, e que a semana vá que vá!


    FUIZ...

    ResponderExcluir
  16. Saudades dessa buchinha! Isso sim, limpava de verdade o/

    Abraços o/

    ResponderExcluir