2/02/2008

Sexta linda DOIS

Aproveitando que é feriado e que a freqüência de visitantes diminui, eu vou postar o que eu achei dessa sexta-linda. Assim lê quem quer, hehehe.

Vou dar as minhas respostas para as minhas perguntas.

Primeiro quero dizer que essa brincadeira não tem nada de Código da Vinci. Aqui a história está escrita objetivamente, lá tinha que ser interpretada e suas lacunas preenchidas por suposições e teorias. Afinal, eu lá tenho conhecimento suficiente para fazer aquelas teorias mirabolantes do Dan Brown? hehehehe

O quadro se baseia na história do primeiro milagre público de Jesus. Jesus, os apóstolos e Maria foram convidados para um casamento. A uma certa altura o vinho acabou, como era uma festa Maria pede que Jesus faça alguma coisa. É então que Jesus transforma água em vinho. Então os convidados dizem: "Nossa, nessa festa eles guardaram o melhor vinho pro final! Normalmente mandam o melhor vinho no começo que é quando todos ainda estão sóbrios"

O Veronese é romano, esse quadro é da época de 1600, e os temas bíblicos eram bem comuns. Eu gostei desse quadro porque conta a história toda em uma imagem estática.

Outra coisa que me liga com esse quadro é que, um dia eu fui comprar um quebra cabeças de 3000 peças! É eu fui louca! Então fiquei entre esse quadro e o que eu comprei.
  • Onde está Jesus?
Jesus está bem no meio da mesa.
  • Quem está ao lado de Jesus?
É Maria, a mãe de Jesus que está do seu lado. E não Maria Madalena. Ela entra na história só depois... O papel de Maria é fundamental nessa história, porque é por causa dela que Jesus faz o milagre.
  • Onde está representado o milagre que Jesus fez?
No canto inferior direito há um funcionário trocando um líquido de jarra. Ele tira de um jarro grande branco, usado para colocar água, e coloca em um jarro menor e dourado, usado para servir vinho.
  • Onde é a cozinha?
A cozinha fica no fundo do quadro. Onde os funcionários preparam as comidas e cortam as carnes.
  • Como sabemos que acabou o vinho?
Tem um carinha no canto direito entregando um jarro dourado vazio a outro.
  • O que são aqueles cachorros?
Os cachorros representam fidelidade e lealdade. Aqui eles representam a fidelidade e lealdade que Jesus tem por sua mãe. Mesmo ele sendo Deus, ele acatou uma ordem de sua mãe.
  • Porque tem tanta gente empoleirada?
Eu acho que são o povão que não foi convidado pra festa. Mas como é um grande acontecimento, eles queriam ver. HUAAHUAHA
  • Onde está o enófilo?
O enófilo é o carinha que está com a taça na mão falando: "Nossa que vinho bom!" Enófilo é quem gosta de vinho, quem aprecia. Aqueles que cheiram antes de beber. HAUAHAUHAauh
  • Quem são os pobres e quem são os ricos?
Essa é fácil e todo mundo que tentou acertou!
  • Porque Jesus está onde está, já que ele não está casando?
Eu achei assim. Jesus está no centro porque pro artista ele é o personagem principal. Tanto que eu nem achei a noiva!
  • O que tem no céu?
  • Como está o céu?
Essa vocês me pegaram! Acreditam que eu não pensei na santíssima trindade!?!?!? Pois é! Gostei muito mais da resposta de vocês.

4 comentários:

  1. Oi, Gô, muito obrigada pelas palavras ;). Realmente, é uma questão de tempo até tudo voltar ao normal.

    Ah, adorei o "biquini de vaca", hahahaha. Nunca tinha pensado nisso.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha...ufa, ainda bem q vc mesma respondeu, estava me sentindo uma inútil sem respostas, nem comentei lá embaixo, rsss! Na verdade ontem qd acessei pensei em responder, parecia aquelas perguntas da facul e eu adorooooooo, mas não estava com saco de ficar pensando, rsss, mas muito bacana mesmo. Gostei das suas respostas tb =]
    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Oi Gô, vi que vc atualizou, então vim ver. Bem, acho que vc acabou livrando a cara de muita gente que, como eu, amarelou nas questões, hehehe. E o carnaval aí, tá bombando? Aqui tá mais murcho que teta de véia, mas prá mim tá ótimo. Tá mormaço, já deu tempestade, sol e por aí vai. Meu, não vejo a hora de chegar dia 11. É, dia 11 sim, que é quando cada um vai prum lado e eu fico aqui com meus botões (e panelas e vassouras, humpf!). Estou pensando seriamente em tentar retomar algo no plano profissional, nem que seja de empacotadeira das Casas Bahia porque, diante das atuais circunstâncias de menos money e mais marido em casa te lembrando toda hora que tem que economizar, tem que economizar, tá fódis! Mas isso é cá entre nós, ok? Sorry aí pelo desabafo e vamos seguindo firmes e fortes. Hoje aqui vai ter feijoada que o pançudo do meu marido resolveu fazer. Já avisei que vou fazer a couve e e nela que vou me atracar, hehehe. Bjs e até. Zá

    ResponderExcluir
  4. Oi Go
    Pois e menina, aqui ta frio mesmo. Mas os Alemaes nao tiram a roupa mesmo porque ta frio, mas em compensacao no verao eles tomam banho de sol peladoes nos parques e na boa.
    Menina, a foto e ilustrativa mesmo, mas aquelas frutinhas sao blueberry!!!
    Menina, li seus dois posts sobre a sexta linda, so nao opnei porque estou digitando sem oculos e ai e mais dificil prestar atencao nos detalhes do quadro, mas assim que meu novo oculos ficarem prontos participarei mais ativamente. Eu gosto de arte, mas nao entendo nada hahahahaha.
    Bjsss
    Vi

    ResponderExcluir