Como fazer um gráfico de emagrecimento

A pedido da Estela (a muuuuuuito tempo atrás) fiz um tutorialzinho mostrando como fazer um gráfico simples mostrando o emagrecimento.

Eu usei o Excel. Mas você pode usar qualquer programa de planilias que estiver habituada. Eu vou levar esse tutorial como se todo mundo não entendesse absolutamente nada de Excel, então se você já sabe, pule lá para o fim.

Primeira coisa a fazer é achar o Excel aí no seu computador. Ele fica em iniciar>todos os programas> nesse ponto há sutilizas. Algums computadores já têm o Excel aí direto:

iniciar>todos os programas>Microsoft Excel

Outros tem sob uma pasta:
iniciar>todos os programas>Microsoft Office> Microsoft Excel

Abra o Excel e escolha um quadradinho para começar a digitar seus pesos. Faça como eu fiz na figura:

Digite todos os dados que você já tem. O gráfico fica melhor quando o tempo é igualmente espaçado, por exemplo, toda semana, todo mês.

Então começe a calcular quanto emagreceu. Eu coloquei a fórmula na figura, observem. É basicamente o da última pesagem menos o da pesagem de hoje. Essa fórmula vai dar o peso emagrecido como sendo positivo, e o peso engordado como sendo negativo.

Para entrar com uma fórmula digite o sinal de = como se fosse escrever. Então, com o mouse, clique sobre o primeiro número. Digite então o sinal de - e clique sobre o segundo número. Veja na figura como o excel deixa os números com corzinhas diferentes.



Agora vem a parte mais difícil do tutorial. Você pode fazer também do jeito fácil, vejamos!


Jeito fácil:

Faça a fórmula toda vez que quiser saber uma diferença de peso, reescrevendo-a.

Jeito difícil (mas no fundo mais fácil):

Vá no cantinho inferior direito do qudradinho onde fez a fórmula até que o mouse se transforme em uma cruzinha. Então clique e arraste para copiar a mesma fórmula nos outros quadradinhos. Veja a figura:

Depois que soltar o mouse, todos os valores serão atualizados. Clique em algum quadradinho para conferir a fórmula.
Então marque as duas colunas (selecione com o mouse enquando aperta a tecla CTRL). Ou a coluna de data + coluna de diferença de peso, ou a coluna de data + o peso. Você escolhe se que um gráfico de quanto emagreceu por semana, ou do peso atual.

Com as colunas selecionadas vá em inserir > gráfico.


Escolhe as opções do gráfico como na figura.
E prontinho! Já tem um gráfico! Tanto de peso eliminado por semana/mês, quanto peso atual!

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Uffa que esse negócio só parece difícil, mas não é,né? Prá efeito de visualizar no blog acho melhor o da reguinha que já aparece com a linha da meta e já sai pronto qdo a gente atualiza a ditinha. Massss... sei como são os pedidos. A turma pede e depois quero ver fazer, hehehe. E não tinha lido seu outro post, dos doces. Sabe que é uma boa idéia essa de separar dias pares e impares? Eu já faço isso com 2 cremes faciais noturnos que tenho que revezar e assim não me perco. Mas essa semana não vou comer doce nenhum dia e nem vai ser sacrifício já que estou cada vez melhor nisso de praticamente eliminar doces a não ser em casos de muuuuita vontade. Já o bacalhau, o problema é o que acompanha. Batatas, vinho ... e conversa vai e tá gostoso isso aqui, mais um pouquinho, meu bem?? Já viu né? Fora que tô pensando em fazer um pavê, mas pá cumê, hehehe. Ai, ai deixa eu tomar banho e começar a empurrar a molecada prá cama. Bjs e até. Zá
    PS: Eu que excluí o coment acima pois escrevi revezar com sssssssss!!!!

    ResponderExcluir
  3. Minina, eu PRE-CI-SO fazer um treco desses pra mim, ahahahaha... É só sobrar um tempo...=(

    E sim, concordocom vc... Há muito mais coisas entre as paredes de banheiros colegiais do que supõe nossa vã ingenuidade... Se bem que eu já não sou mais tão ingênua, taaanta coisa que já vi por aqui, rs....


    Bjão lindona.


    FUIZ...

    ResponderExcluir
  4. Gráficos...ahhh, sem paciência agora, mas vou lembrar que vc ensina de maneira sempre bem didática e volto se me animar para fazer um.
    Vc já pensou em ser professora? Deve ter pensado, né, tá fazendo mestrado!?
    Bjins.

    ResponderExcluir
  5. nem me fale em gráficos...
    HAUHAUHAUHAUHA
    mas eu tenho os meus aqui também...

    Quanto ao seu guideline de ontem, eu achei uma boa, mas pra mim não daria... ou eu não como nada ou eu como muito doce. Eu AMO doce e tá aí, algo que me deixa com vontade. Então doces, pra mim, só de fds... Mas tá bom! Somos mais gostosas que eles! Né? huahuahuahuahuha


    Beijooooooo Gô!

    ResponderExcluir
  6. Ah eu fiz um Excel que têm VARIOOOS gráficos, um pra evolução do peso, outro pro peso perdido por semana, outro pra taxa de gordura e outro pra taxa de água...

    E cada um deles têm 2 curvas: a planeada e a real... Mas vou-te contar que os gráficos tão RUINS!!!

    Beijosssss ***

    http://disciplinando-me.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gô!
    Assim, passo a passo, fica bem + fácil.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Uma excelente ideia... mas só pra quem está a fazer dieta À já algum tempo.... o que nao é o meu caso... mas será uma tarefa a realizar daki a uns mesitos...
    Brigada pela ideia

    ResponderExcluir
  9. eu fui mais PRIguiçosa, pedi pra Mari, que tinha uma planilha pra Março me passar por e-mail hehehe mas março tah acabando e vou fazer uma nova pra mim, seguindo seu tutorial ^^!!

    eu achei taaaao conveninete a guideline da semana santa!! doces em dias pares...hehehe boa sorte =D

    ResponderExcluir
  10. JURO que vou tentar, lá para o sábado: Obrigada pela dica.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Planinlha legal, vou ver se tenho paciência..
    Vc já percebeu que uma alma de professora dentro de si??? rsrsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. olá linda!
    tb gostas do grande Eça??? ah... eu simplesmente adoroooo!

    ando meio atrapalhada, mas n te esqueço, tá?
    beijão :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Gô!!! Visitei o blog da Enya e como estava o seu enderçeo lá, resolvi visitá-la! primeiramente, parabéns pelo peso eliminado! Realmente é uma vitória e tanto! Gostaria de poder add no meu blog e q vc me add no seu, para q possamos trocar "figurinhas"! Parabéns mais uma vez!
    abços

    ResponderExcluir
  14. ***Passei por aki***

    Obs: Adorei a tutorial para fazer o grafico, obrigada!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário