3/11/2008

FIbra solúvel X Fibra não solúvel

Todo mundo que aparece na TV falando sobre "boa alimentação" sempre diz que temos que comer fibras. Então tá, tudo bem...

Mas agora vieram com essa coisa de diferenciar a fibra solúvel da fibra não solúvel. E como é que eu vou saber o que é uma coisa e o que é a outra?

Até onde eu entendi, a fibra solúvel é aquela que dá gases, ou seja, é a fibra das verduras.... A não solúvel é aquela dos cereais, ou seja, aveia, linhaça, gergelin....

Mas!!!!!!!!!!!!!!!!! Não era a aveia que fazia um serviço de vassourinha no intestino? Porque agora se comer muita fibra não solúvel o intestino fica preso? Ou a questão está na quantidade?

Mas 2!!!!!!!!! Lembram da minha gororoba matinal? Eu notei que ela deixava me intestino mais esquisitão, mesmo eu associando ao iogurte. Mas eu não comia nem 4 colheres diárias, e os 'especialistas' dizem que o ideal seria comer 5 colheres diárias de aveia/gergelin/linhaça.

Então, o que vocês sabem a respeito da fibra (in)solúvel?

9 comentários:

  1. q nervos este blogger hoje! n consigo comentar :( recapitulando: mt fibra insoluvel sem MUITA água a acompanhar, prende o intestino :(

    (será q desta o comentário sai?)

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  2. Eu sei que as insoluveis são as melhores pro intestino mas é preciso beber muita água... Agora sinceramente eu não sei dizer que alimentos têm quais tipos de fibra!

    Enfim, vou pesquisar e depois talvez faça um post sobre esse assunto!

    Beijão ***

    http://disciplinando-me.blogspot.com

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  3. Oi, GÔ!
    A fibra solúvel é classificada assim por reter água, formando uma estrutura tipo gel,que ajuda na diminuição do colesterol e previne doenças cardiovasculares. A insolúvel tem como função acelerar o trânsito do bolo fecal(eca) no intestino, diminuindo a exposição do cólon a agentes que provocam câncer.Mas para os dois tipos cumprirem seu papel,recomenda-se a ingestão de , pelo menos, 1,5 l de água por dia.
    Depois que enriqueci meu cardápio com fibras dos 2 tipos, tá tudo uma beleza

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  4. Poxa, desculpa. É que tenho uma conhecida que é a sua cara! :)

    Volta logo a postar! ;)

    Beijos!

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  5. Bom, não sei de nada, mas quando eu como muita verdura fico com gazes e quando como muito cereal fico presa... isso pode ser verdade. Acho que depende de cada organismo.. bjim!!!

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  6. Olha, eu nem sabia dessa nova das fibras, ahaha... Portanto, me abstenho de comentar!

    E valeu pelo toque sobre meu blog não estar relacionado no meu perfil, com a mudança do lay e etc, acabei esquecendo de mudar isso... Mas jah estah ok!



    Bjão!


    FUIZ...

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  7. Oi Gô,
    Obrigada pela visita e pelos comentários!

    Vim ver seu cantinho gostei! Muitas dicas que não poderei utilizar, por enquanto, por causa da amamentação!
    Pois, então já vou no segundo rebento e paro por aqui, a não ser, é claro se ganhar na megasena pois é muito, muito caro ter filhos... Mas em compensação, vale a pena ser mãe, um filho enche a pessoa de amor, é uma coisa indescritível, como se intensifica e expande nossa capacidade de amar!
    Agora razão racional para ser mãe eu ainda não encontrei não!

    Volte sempre
    beijos

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  8. Toda vez que eu como aveia e/ou linhaça fico desarranjada: ou prende tudo ou solta tudo a depender da quantidade de água. Fibras solúveis ao contrário só me fazem bem.

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