Sexta Linda

Essa semana eu fiquei louca! Então, me lembrei de uma imagem que várias meninas usam para ilustrar seus posts de desespero, jacadas, lambuzadas em geral.

O grito - Edward Munch - 1893






Para esse quadro não é preciso ficar tentando construir uma descrição. O próprio pintor já fez isso:



"Passeava com dois amigos ao pôr-do-sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta– havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fjord e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza. "



Então, temos apenas que achar os dois amigos na lateral esquerda, o rio do lado direito, a ponte e pronto!


Todo o quadro é torto. Ou melhor, tudo no quadro que é torto tem empatia pelo desespero do cabeçudo que é o personagem principal. A ponte, que não é natural, então não tem sentimentos, e os dois amigos que são uns vacilões, estão retos, mostrando que não estão nem aí para um cabeçudo maricas que fica tento xilique! hehehehe



Esse quadro faz parte de uma coleção com mais cinco peças que mostrava os estágios de um caso amoroso. Claro que esse quadro é o último, o quadro do desespero do ser largado e rejeitado, hehehe.



Quando foi exposto pela primeira vez teve uma forte crítica negativa. Vários críticos, inclusive, chamarão-no basicamente de "quadro do inferno"! Foi chamado de artista demente, e o regime Nazi classificou-o como artista degenerado e retirou a sua exposição. Hehehehe!



Mas, em contrário a isso, o público adorou! Tanto que até hoje essa imagem é A imagem do desespero, não acham!?



Mas isso também porque foi uma imagem largamente utilizada para esse fim. Apareceu pela primeira vez na capa da revista TIME em 1961. Apareceu no Os Simpsons. A máscara do filme Pânico (Scream, em ingles) é baseada no cabeçudo do quadro!



O Munch refez esse quadro 4 vezes. Assim há 4 originais rodando o mundo, um deles é particular, os outros 3 estão em museus, o primeiro original na Galeria Nacional de Oslo, dois no Munch Museum de Oslo.


Eu particularmente não tenho nada com essa obra. Acho que é representativa de como ícones são bem vindos pelos humanos, mas não vejo nada demais. É um quadro morto e sem vida, quase um deserto (a menos de que existe mais vida no deserto do que no quadro) e o desespero é como a mascara do filme mesmo.... Nem me faz cosquinha.


A parte que eu mais gosto nesse quadro são os amigos-estátuas que não estão nem aí pro cabeçudo-maricas! hehehehe Porque macho que é macho usa cartola! HAUHAUAHAAUH

Agora vocês já sabem a histórinha desse quadro tão relacionado com engorda e jacadas =D


Comentários

  1. Gô! Amei esse post! Esse quadro é muito famoso! E de onde vc tira todas essas informações? Como já te disse antes, por sua causa eu tenho olhado de forma diferente para a arte dos quadros! Obrigada! :) Super beijo e bom fds!!! Cris

    ResponderExcluir

  2. Tudo a ver esse quadro com jacadas!
    Os amigos estão quietinhos pois não querem compartilhar esse momento de desespero, amigos da onça!!!!
    bjos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Moca, adoro teu blog. E esta sacada de falar de arte toda sexta feira é perfeita. Alias, vai uma dica.. vc conhece o Torres Garcia? um muralista uruguaio muito bacana... recomendo. :)

    ResponderExcluir
  4. Nossa, como vc é chique, nos dando aula de artes, hehehe. Adorei o post. Nunca tinha reparado nos dois amigos vacilões, hahahaha, como diria o Juvenal Antena da novela.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Essa é nossa cara qdo subimos na balança depois de alguns dias de jacadas huahuahuahuahuahuahua

    ResponderExcluir
  6. Essa é nossa cara qdo subimos na balança depois de alguns dias de jacadas huahuahuahuahuahuahua

    ResponderExcluir
  7. Oi! De que cidade vc é?
    Vc é tão parecida com uma conhecida minha, daqui de Porto Alegre...

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc. Tb não vejo nada de especial.

    ResponderExcluir
  9. sim, é esse o quadro as jacadas, das tpms, dos desamores!!
    heheheh
    e também da falta de computador com internet!!

    Gô, o meu resolveu solidarisar-se com o seu e deu piti também :S

    mas a gente sempre acha um jeito entre um ou outro grito de desespero =D
    rsss

    beijoooo
    ótimo fds =D

    ResponderExcluir
  10. Filha de Deus, dessa vez vou discordar de vc em gênero, número e grau! Nem que eu force muito, não consigo vê-lo morto e sem vida, pior que um deserto. Djisus! Qdo vc começou com as sextas lindas eu até tinha mencionado essa obra. Ele é feio, concordo, mas a expressividade é qualquer coisa de excepcional. Eu escuto o grito, aquele de pesadelo, manja? Aquele que não sai. Adoro esse quadro e adorei vc tê-lo retratado na sexta-linda. Isso mostra que vc é imparcial, mesmo tendo suas preferências. Bjinhos e feliz dia das mulé. Zá

    ResponderExcluir
  11. Sempre gostei desse quadro ...
    mas tou aqui para te desejar um dia da mulher bESTIAL e um óptimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Passei para te desejar um feliz dia das mulheres.

    bjs lidi

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga
    To passando por aqui para te visitar e ler os seus ultimos posts!!!
    Amei este quadro!!!
    Bjs
    Vick

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Então, esse quadro de Munch eh mto bom, gosto dele particularmente. Pode ter lah seus laços sombrios à primeira vista, mas é muito expressivo.

    Enfim, bjão e boa semana querida!


    FUIZ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário