3/14/2008

Sexta Linda

Deixem-me voltar ao estilo de pintura do qual eu mais gosto: o das branquelas com véus delicados adornadas de flores coloridas.

O quadro que proponho hoje é o seguinte:

As Três Graças - Rubens 1639


Rubens é um dos "mais maiores" mestres na pintura. Ele deu inspiração para diversos grandes pintores.

Começou cedo sua vocação. Bom, já aprendi que todo ótimo pintor começou antes de arrumar sua primeira namorada. Começou cedo sua vocação e teve o consentimento dos pais. Teve tanto sucesso que ficou rico e famoso. Todo rei queria ter um retrato pintado por Rubens.

Sua familia participou da luta dos países baixos pela independência da Espanha. Inclusive sendo exilada. Depois do final das guerras e com a morte do pai se tornou católico. Ele pintou muitas igrejas e muitos temas católicos.




No quadro vemos 3 gordinhas branquinhas. Elas são as Graças, da mitologia grega-romana, deusas da dança, dos modos e da graça do amor. Não há precisão a respeito de seus nomes, nem de quem são seus pais, mas o mais comum é dizer que são filhas de Zeus e Eurinome, seus nomes seriam:

  • Aglaia: a claridade
  • Tália: que faz brotar as flores
  • Eufrosina: o sentido da alegria

São sempre associadas aos bons modos à educação, sempre acompanhando Afrodite, a deusa do amor. São também associadas as primitivas musas.

Elas estão sempre as três de mãos dadas, uma olhando para um lado e as outras duas para outro. Inicialmente eram retratadas nos quadros, pinturas e esculturas vestidas, mas com o passar do tempo passaram a ser retratadas nuas.

Elas são branquinhas, mas têm alguns ruborezinhos. Elas têm as bochechas e o bumbum rosinhas, talvez por pudor, talvez por frio, hehehe

Há um véu muito tênue sobre o corpo delas. E eu acho esse véu espetacular! Porque a dificuldade que deve ser de pintar esse véuzinho! Bom, eu não sei, se alguém aí já pintou um véu me conte.

Elas estão em um capo aberto, há rosas sobre suas cabeças e um querubin no canto superior direito.

Eu diria que elas estão se arrumando para um delicioso banquete! Há um vestido pendurado na árvore no lado esquerdo.

Agora elas estão arrumando a moça do meio. A moça da direita segura o véu, a moça da esquerda puxa esse véu e tem o braço apertado pela moça do meio que está sendo arrumada. É um apertão como quem diz: pare com isso, não atrapalhe.

Vale lembrar que a esposa do Rubens tinha ciúme desse quadro porque o achava muito erótico e quase o queimou quando o pintor morreu. Mas por sorte da humanidade ela desistiu disso...

Rubens gostava tanto desse quadro que não o vendeu!

Ah! por serem seres divinos, não havia problema retratá-las nuas.


fontes:
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_4163.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Paul_Rubens
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gra%C3%A7as

12 comentários:

  1. Essa pintura é bonita, embora eu não perceba nada de arte!

    Se puderes passa no meu blog que está lá um convite para ti!

    Beijocas ***

    http://disciplinando-me.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post.
    Adoro suas explicações, a captação dos detalhes e tudo mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. naquele tempo elas eram tidas como um padrão de beleza, num é?
    gordinhas, branquelas...
    pq q eu n vivi naquela época! hahahaha

    já sei, é q viver sem internet não daria certo! rss..

    ameiiii..
    quadro lindo.
    e eu sõ vi o véu depois de ler o post!

    um dia eu qro te encontrar, aí quero ir a um museu com vc, tá?
    deve ser um programaço! eu jah gosto de museus, com a sua visão artística do meu lado seria perfeito!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gô

    Quando vejo a sexta linda e olho pros quadros não vejo nadica de nada no sentido de arte mas,, aí vc vai explicando e eu penso

    UIA! num é que é verdade??!!!!

    Professorinha de arte!

    Bejos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Gô tem um selinho procê lá no meu blog

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Desculpe, mas a tempos eu to pra vir aqui deixar recadinho.
    Vou te contar pq:
    Eu e meu marido começamos o namoro com o timido apelido de "fofo, fofa e afins..." dai veio: gordoooo, gordaaa....e advinha como eh agora? Nos chamamos de GÔ! Entao, um dia passeando num shopping em curitiba, encontramos um restaurante em letras grades chamada GÔ! foi muita risada...e agora quando eu vi seu apelido...ri muito... ai ai ai
    Entao, eu tbem sou Gô, mas só pro maridao... hehehe no blog nao.

    ResponderExcluir
  7. quaseexgordinha.zip.net14 de março de 2008 15:41

    Olá! Leio seu blog todos os dias, criei um para mim hoje, se der da uma passada la, estou precisando de apoio moral....rsrs.

    Quero dizer que adoro o jeito com que escreve, vc é muito divertida, e faz com que o "emagrecimento" pareça algo simples, é um estímulo para muitas que como eu estão começando o processo...

    quaseexgordinha.zip.net

    ResponderExcluir
  8. GÔOOOOOOOO....hauhauahu que engracado chamar "outra pessoa" de go além do gô. hauhaua
    Mas gô, vc tem total e absoluta razao. Eu acho que essa semana eu to assim "aquecendo os tambores" sabe? Meu marido está ciente da RA, já exliquei e ele concordou, mas ele tem os vicios de gordo e pra ele quem tem que emagrecer mesmo sou eu. Ele ta emagrecendo mais rapido até que eu, acho que eh coisa de homem, pq eu nao faco nada "nao-light", so teve esses extras. Isso que dá se amar ja gordo...hauhau. Entao, essas calorias que vc falou...bom, eh que eh todo dia sabe? kkkkkk, lua de mel ainda neh entao...haja energia, isso vai rolar sim, mas aqui nem "edificios especiais e diferenciados! tem...e em casa eh todo dia. Entao...acho que nesse niver talvez acabe em pizza viu?

    ResponderExcluir
  9. Putz, eu não sei como vc consegue enxergar tanta coisa que me passa despercebida. Só vejo depois que vc descreveu, hehehe. Acho que sempre olho a obra como um todo, o macro e dificilmente me atenho aos detalhes. Preciso treinar mais. E vc gostou do Leite Moça, hein? hihihi. E pelo visto é escoladaça na arte da chupada e nas nuanças de vicosidade, cremosidade e sabor. Agora aquele tubo com tampa é muuuuito sem graça! E a Mocinha então? Não dá nem prá começar. Vamo no popular: chupão direto na lata é o que há! Bjs e bom findi. Amanhã ou depois vou fazer minhas indicações do Blogger Del Dia, que me indicaram. Aguarde e vai preparando espaço pro selinho. Bjs. Zá

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu blog, gostaria de saber como você conseguiu emagrecer tanto, faço dieta a anos e nada, vivo no efeito safana. Me ajude
    Obrigada
    Sula

    ResponderExcluir
  11. Pode me mandar um e-mail: sueliap41@hotmail.com
    Estou aguardando suas dicas.
    Bjs
    Sula

    ResponderExcluir
  12. Olá, li a matéria do Yahoo e vi o link para o seu blog, e cá estou. Achei muito legal. Se tiver um tempinho e quiser visitar o blog de alguém que perdeu 26Kg em 14 meses através da prática da corrida e da reedcuação alimentar, dê uma olhadinha no meu blog, valeu?

    ResponderExcluir