3/28/2008

Sexta Linda

Será possível resumir 3000 anos de arte humana em apenas um pintor!? Eu diria que é muito simplismo achar que somente um pintor - de uma determinada época - possa tomar o posto de "o maior pintor". Eu acho que cada um tem o seu valor no contexto em que ele viveu.

Porém, há quem diga que Rembrandt foi o maior pintor de todos os tempos!

Assim como todos os bons pintores, ele começou cedo. Ou seja! Eu não tenho chance nenhuma de virar pintora na minha vida! Ou, tenho tanta chance de virar pintora quanto tenho de virar bailarina de balé clássico =( O que é uma pena dupla.

Aula de anatomia do dr. Tulp - Rembrandt - 1632


O quadro nojento aí de cima mostra uma aula de anatomia. O único que está de chapéu é o professor, os outros com gola esquisitinha são os aluninhos. Eles olham atentos, tem um aluno que quase cai no cadáver! Será que ele é curioso ou será que é puxasaco?

Como toda sala de aula, tem também os alunos que estão alí só para não reprovar. Há também um aluno que olha bem para a nossa cara. Todos têm bigodinho e cavanhaquesinho.

Há um aluno que está enjoado, que virou o rosto para não vomitar no meio da lição, hehehehe.

O cadáver está peladinho (como todo bom cadáver deve ser) com cara de "já encontrei a luz" e com o braço todo "despelado". O professor mostra os nervos (tendões? ligamentos?) da mão do infeliz como quem diz: São esses trecos branquinhos que fazem suas mãos se mexerem. Anotem aí: trecos branquinhos.

A aula acontece em um porão. Perceba que o fundo não está tão bem desenhado quanto os homens. Será que o foco não é o local da aula mas sim a aula? Será esse um subterfúgio* para chamar a nossa atenção ao braço do infeliz que partiu dessa para melhor? Na parede do fundo há um aviso (nota? panfleto? lista de compras?) pendurado.

Pensando bem, acho que o aluno que está olhando para nós está com cara de ressabiado, não acham? Será que a aula de anatomia está acontecendo em um porão porque o quadro é da época em que não se achavam cadáveres para serem usados em dissecação? O aluno nos viu e está achando que estamos bisbilhotando? Eu acho que é isso aí!

Rembrandt tem dois grandes tipos de pintura, os quadros narrativos e os auto-retratos.

O mais interessante é que a quantidade de auto retratos faz com que tenhamos uma linha do tempo do pintor. Podemos ver como ele envelhece ao longo de 45 anos.

Quer saber mais a fundo algumas coisinhas do pintor?
http://www.pintoresfamosos.com.br/?pg=rembrandt
http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=904
http://www.auladearte.com.br/historia_da_arte/rembrandt.htm

*subterfúgio: adoro essa palavra! Ela não é linda?
substantivo masculino;
evasiva;
pretexto;
ardil para fugir a dificuldades

6 comentários:

  1. Esse cara é genial, gosto muito dos quadros dele. Agora esses aluninhos de medicina tão prá lá de passadinhos para serem universitários, né não? Bjs e toca encarar mais um findi! Zá

    ResponderExcluir
  2. Oi...tenho visitado alguns blogs e achei o seu fantástico...muito boas as informações e os tutoriais tem me ajudado muito.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. gosto tanto de quadros também!

    e sexta lindaaaaaa pra nós!


    Beijoooooos e bom findi!

    ResponderExcluir
  4. sexta linda, lindíssima!!
    depois de ler seu post dá pra dizer que o findi chegou!
    hehehehe

    mais um findi, vamos q vamos!

    ResponderExcluir
  5. Linda essa sexta linda! :) Adorei! Adoro ler seus comentários engraçados sobre quadros que a gente sabe que existem, mas que nunca parou para olhar (a reprodução, claro) de verdade! Bom fim de semana. Neblina.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gô,
    Nossa esse quadro tem tudo haver com o filme que aluguei para ver hoje (risos), vai lá ver no meu blog!!!
    Mil beijos e um óptimo fim de semana.

    ResponderExcluir