4/16/2008

Cesta Básica light

Não sei como é em Portugal, mas aqui no Brasil a gente tem um treco que se chama "Cesta Básica". É um conjunto de alimentos necessários para a alimentação de uma família durante um mês.

Todo mercado vende um pacotão fechado chamado cesta básica com os alimentos "não perecíveis" (sem carne ou leite ou verduras), mas seu conteúdo pode variar tanto na qualidade quando na quantidade de items.

Ela também é usada pelos caridosos ou pelos políticos em época de eleição para ajudar os pobres.

A cesta básica oficial (pelo dieese, instituto estatístico que utiliza esse conjunto para o cálculo da inflação e seu impácto no salário mínimo) é essa abaixo:

Carne
Leite
Feijão
Arroz
Farinha
Batata
Legumes (Tomate)
Pão francês
Café em pó
Frutas (Banana)
Açúcar
Banha/Óleo
Manteiga

Isso me fez pensar em uma "cesta básica light". Um conjunto de alimentos com os quais uma pessoa em RA não pode ficar sem.

Eu cheguei a essa conclusão:

Carne -> magra, frango ou boi e peixe
Leite -> desnatado, iogurte
Feijão -> linhaça
Arroz -> aveia
Farinha -> barrinha de cereal
Batata -> abobrinha, cenoura, e todos os leguminosos, batata só se for pouquinho
Legumes (Tomate) -> alface e todos os folhosos (e o tomate, claro)
Pão francês -> pão integral
Café em pó -> chá verde
Frutas (Banana) -> todas as frutas
Açúcar -> adoçante?
Banha/Óleo -> azeite
Manteiga -> queijo fresco / queijo magro

E pra você? Quais items são necessários em uma "cesta básica light"?

Amanhã eu volto com novidades acerda do "meu primeiro dia no emprego novo" heheeh. Muito obrigada por toda torcida que vocês estão me dado!

17 comentários:

  1. Oi linda, desculpa a invasão, é que tô entrando em contato com todas as amigas que estão na lista da Denny, como vc deve estar sabendo atraves de um post dela, ela está passando por uma dificuldade grande por conta de uma chuva que destruiu com sua casa, tô querendo mobilizar amigas pra ajudarmos como podemos(ela não esta sabendo disso ainda), aguardo seu retorno pra maiores detalhes...por favor mesmo se a resposta não for positiva, me retorne ok? Um grande beijo, estou no aguardo! Meu email é carlacolumbia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obah, adorei esta cesta básica! Não estou com muito tempo para fazê-la toda [sorry], mas eu acrescentaria lentilha lá nos feijões, além da linhaça. Muito nutritivo e saboroso, nham-nham!

    Hey, o que é isso aqui em cima?

    o.O

    [emociona]


    Olha, seja lá qual for a resposta pra ela, obrigada,viu? Mas não precisa, os apertos foram minimizados por aqui! Mas.. AI QUE LINDO!

    =P


    Bjs


    FUIZ...

    ResponderExcluir
  3. Oi miga, conheci seu blog hoje e já curti, adorei a sua cesta, bem básica mesmo!
    Puxa, vc conseguiu emagrecer 23 kilos no ano passado???
    Estou fazendo VP e meio desanimada com o meu meio kilo por semana, mas se for sempre assim, em um ano também vou conseguir isso.
    Parabéns pela determinação.
    Super beijo

    ResponderExcluir
  4. Um ceta light rs, acho se tive-se pronta iria vender horrores rs,

    pq o que tem de mulher fazendo regime, dieta ou RA , n;ao da pra contar nos dedos rs


    um beijo


    ps: na minha teria um ziper rs

    ResponderExcluir
  5. Boa sorte no emprego novo!
    Passei para desejar bom dia!
    Beijufas

    ResponderExcluir
  6. Olá Gô, quanta novidade... Acho que vc está mais do que certa em se valorizar profissionalmente. Na cesta basica light eu colocaria pão integral liht e azeita extra virgem. Beijão e boa sorte lá no emprego.

    ResponderExcluir
  7. Oi Gô!!!

    Bom, vou falar o que eu compro pra semana, minha "cesta básica light"...

    Iogurte desnatado
    Corpus Plus
    Linhaça
    Cottage ou Cream Cheese
    Leite desnatado
    Pão integral [intercalo entre o de iogurte e cereais e o pão de linho]
    Blaquet de Peru
    Vono
    Frutas [maçã/ pêra/ kiwi/ melão/ morango/ abacaxi]
    Cenoura
    Brócolis
    Alface
    Palmito
    Tomate
    Azeitona
    Sobremesa Creamy Light da Batavo [50 kcal o potinho]
    Chá Verde Banchá
    Yakult 40
    Bioslim Diet Shake [chocolate ou baunilha]
    Macarrão integral
    Soja
    Proteína Texturizada de Soja
    Polenguinho Light

    Acho que é basicamente isso... dá pra semana e sobra, pq eu ando comendo MUITO pouco. Perdi a fome. E não quero achá-la tão cedo... hahahaha

    Um super beijo e boa sorte no novo trampo! :)

    ResponderExcluir
  8. Bom, aqui n temos isso nos supermercados, mas também temos políticos que vão disbribuir comida aos pobres nas vésperas das eleições! lol agora mais a sério: essa ideia tb temos mas nas instituições de apoio, tipo o Banco Alimentar Contra a Fome, onde pessoas necessitadas podem ir buscar comida.

    Agora, cesta "pré-escolhida" no supermercado, essa moda ainda não chegou cá :)

    mas olha: porque é q n tem leite? o leite ultrapasteurizado dura muitas semanas! e as bananas não duram semanas.. ficam podres em pouco tempo...

    Também n percebi porque diabo os legumes se resumem a tomate... quer dizer, nem isso, porque tecnicamente, tomate é fruta!

    vou pensar na minha cesta básica e depois digo, ok?

    beijo e muita sorte aí no trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Oi Gô,

    Faz +- 1 semana que ando lendo seu blog, A-DO-REI!!! Teu jeito de escrever, o começo, e o sucesso... Foi muito motivante pra mim!!! Adorei os tutoriais que fez, pro pessoal que tá comçando é bem legal!!!

    Parabéns pelo emprego novo, parabéns pelos resultados da RA!!!

    Passarei sempre por aqui, beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. oi GÔ!!!
    A sua cesta está ótima, mas acho que tem que ter um feijãozinho ou lentilha, biscoito integral também acho bom... no garal está ótima... bjmm!!!

    ResponderExcluir
  11. Gô, maninha, só reparei agora que a cesta tem leite... credo, tou a ficar esclerosada :)

    ResponderExcluir
  12. Go, tomara que só faça calor então né?! Já que tua balança não gosta de frio rsrsrs.
    Minha cesta? Precisa de leite desnatado, iogurte, gelatina, carnes magras, frutas, linhaça moída, granola sem açúcar e pão light, peito de peru, algum queijo (pode até ser mussarela, mas 100 kcal por fatia é fogo....)ah, e trident, moooooito trident pra manter a boca ocupada.

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Linda vou fazer a minha cesta básica no fim de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Além do que você colocou, na minha cesta básica light não pode faltar: iogurte light, Ades e miojo light (quebra um galhão naqueles momentos que preciso comer logo). Prá mim é fundamental!!! bjocas!

    www.anaxereta.zip.net

    ResponderExcluir
  15. Oie!!! Achei a lista de produtos light super legal!!! Acho q acrescentaria verduras, pq são gostosas e pouco calóricas!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Hahahaha, nada a ver, vc nw entregou não, ateh pq umas duas só apagaram os comentários da Carlinha, rs, rs...

    E sim, tenho certeza que o peso extra é disso mesmo, aff... Mas fazer o que né? Matar no peito [e na bunda, nas coxas, etc, rs] e mudar a situação, rs...


    Bjão lindona!


    FUIZ...

    ResponderExcluir