4/11/2008

Sexta Linda

É com muito prazer que apresento uma sexta linda apaixonante. É mais um daqueles quadro dos quais eu consigo sentir o cheiro.

Noite Estrelada - Vincent Van Gogh - 1889

É um dos quadro que o pintor (meu pintor favorito) fez durante sua internação no hospital para artistas maluquinhos.

O Van Gogh era um cara muito sensível. Eu tenho uma teoria de que quanto mais sensível alguem é, melhor será sua arte e pior será sua vida. hehehe. Alguém conhece algum "artista cowboy - machão"?

O Vincent era um ser iluminado. Não se importava com dinheiro, e no meu ponto de vista, fez da pintura sua forma de expressão. Uma forma de tentar fugir dos terríveis pensamentos que deviam ficar rodando sua cabeça.

De grave, na sua vida, pode-se destacar:

  • recebeu o nome do irmão morto ao nascer, um ano antes de seu nascimento.
  • perdeu alguns empregos porque se dedicava mais a religião que ao emprego.
  • foi rejeitado quando quis virar padre*.
  • recebeu um nunca como resposta a um pedido de casamento.
  • A família nunca aceitava nada do que ele fazia.

Depois disso ele virou o que chamaríamos hoje de boêmio. Vivia pelos prostíbulos fazendo amizade com as profissionais. Enchia a cara.

O quadro

Por que esse quadro é lindo? Pra mim esse quadro é lindo porque mostra o céu se mexendo. Não há núvens, mas podemos ver o ar do céu fazendo curvas e redemoinhos. Levando o cheiro de mato molhado de orvalho para outros cantos.

Começando a descrição do chão. Perto do observador há uma toceira de mato marron ondulante. Minha primeira impressão com esse mato é sempre que ele é na verdade uma torre de igreja.

Como o observador está sobre uma colininha, lá embaixo vemos a cidade. Várias casinhas, uma igrejinha. Ruas arborizadas. O que me encanta nessa cidadezinha é que todos os contornos são pretos. Dá uma impressão de desenho infantil.

Tudo é azul já que é noite. A lua (crescente? minguante? que lado que fica a lua quando é crescente?) não é cheia, portanto não é a noite mais clara do mês. Mas mesmo assim o céu é limpo e claro. As estrelas são super brilhantes, mais brilhantes do que a lua. São amarelas em meio a um mar azul.

Cada estrela é diferente da outra. E todas elas são uma constelação de felicidade pontual. A lua é mais uma estrela, é especial por ser amarela, mas não difere das outras estrelas.

E vemos o ar se mexendo e ondulando sobre a cidade.

Na verdade, gosto tanto dessa fase do Van Gogh só por causa da ondulação que ele pinta. Tudo é vento ondulante e eu adoro! É como se fosse um desenho animado....



*padre: ou pastor, ou o que quer que seja o nome do cara que "leva o rebanho" na religião holandesa em que o pintor nasceu. Não sei o nome oficial.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh

21 comentários:

  1. ei. esqueceste-te de dizer que o gajo cortou a própria orelha! e morreu pobre, pobre, porque todos os galeristas consideravam o o seu trabalho nunca seria vendável... imagina quem gostou e comprou por tuta e meia um quadro do homem: deixou os netos ricos, caraças! :))

    ResponderExcluir
  2. adoro Van Gogh tumém!

    e adoro suas observações para os quadros, Gô!

    Um fds lindão pra vc, querida!


    Beijoooo!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga,

    Poxa, vou fazer de tudo para levar a minha manutencao numa boa, sei o quanto e dificil, pois este foi o meu milionesimo processo de emagrecimento, so que este e definitivo!!!

    Menina, sua sexta linda tem tudo a ver com o meu dia de hj. Acabei de comprar uma passagem de trem para Amsterda e irei no Museu do Van Gogh, eu amoooooo as obras dele!!! Na verdade nao entendo nada, mas acho lindo!!!!

    Bjs amiga

    Vi

    ResponderExcluir
  4. Oi tem um presentinho pra vc la no meu blog.
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gô

    No embalo da sua sexta-linda eu criei o meu "domingo delícia"
    Depois vai lá ver!!
    Bjos e um bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  6. Van Gogh!
    o cara da orelinha!

    hehehehehe


    eu não podia perder a sexta linda!
    beijooo
    bom findi!

    ResponderExcluir
  7. Gô,

    Van Gogh e Klimt são meus pintores favoritos.
    Tenho uma reprodução imensa do Café de Nuit no meu quarto.


    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adoro os seus comentários da sextalida... esse foi demais, o quado é fanastico... vou virar fã desse van gogh na fase ondulada!

    ResponderExcluir
  9. Que luxo essa imagem e o post. Adorei!

    Respondi a enquete do lanche da tarde. Eu como muuuito!! kkkk principalmente barrinhas de cereais.

    Bom fim de semana! =)

    ResponderExcluir
  10. "Eu tenho uma teoria de que quanto mais sensível alguem é, melhor será sua arte e pior será sua vida. hehehe. Alguém conhece algum "artista cowboy - machão"?"
    penso da mesma forma que vc, tenho uma amiga que é medica e disse que ela conheceu apenas um genio em sua vida, e essa pessoa é o Eneas, aquele que queria ser presidente, lembra dele?
    Mas ela falou que em sua vida pessoal, o cara era muito infeliz, não dava conta da "burrice" das pessoas normais.
    A sabedoria é encontrar o equilibrio mesmo né?
    O meu pintor favorito é o Claude Monet, acho tão romantico, quero comprar um pra mim, falso né?
    KKKKKKKKKK
    Adorei o seu blog, blog cheio de cultura, venha me visitar tumem...
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Gordinhhaaaaaaaaa gostosinhaaaaaaaaaa!

    Ahahaha!

    Fiquei muito feliz ao ver que perdeste um kg, parabéns!

    Espero pela confirmação do peso!

    Eu adoro este quadro do Van Gogh, é lindo! Realmente a história da vida dele é fascinante!

    Beijocas!

    Sandra

    ResponderExcluir
  12. Oi Gô

    Tem um oscar pra vc lá no blog!

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Adoro Van Gogh . Tem um filme do Akira Kurosawa :Corvos - é sobre Van Gogh. DEMAIS!!!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  14. Bom fim de semana.
    Beijocas e Abraços

    ResponderExcluir
  15. Adoro Van Gogh...
    Se conheço algum artista cowboy-machão? Digamos que tenho um assim, rs... Que pinta pilchado, de bota e bombacha, e eh todo metido a machão... aguente...

    Enfim, bom FDS!

    Vai lah que tem indicação procê.


    FUIZ...

    ResponderExcluir
  16. Tem um oscar pra vc lá blog!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  17. o cara era demais.
    As pessoas pagam o preço de não se adaptar ao sistema...

    ResponderExcluir
  18. Oi Gô!

    Puxa o cara é bom mesmo heim..lindo o quadro e deve custar um bom dinheiro né?
    Aqui em casa não tenho quadros acredita..pois é preciso ver uns para alegrar o ambiente, só tenho um no quarto da filha e nem sei de quem é rsrs...

    bjs e uma ótima semana!
    lidi

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Então a Lua é a crescente :)
    Eu adoro Van Gogh, Monet entre outros.
    E adorei o seu post, tem muito sentimento gostoso nele :)
    Parabéns pelo blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. hehe, na verdade sou RH, mas para ir até o ambiente fabril preciso usar sapato de segurança, e como vou várias vezes ao dia, já o coloco pela manhã e fico o dia inteiro... no inverno, claro...

    Também fico me perguntando pq não se achar merecedora... mas é uma coisa que não se explica racionalmente, porque racionalmente somos merecedores de toda felicidade, saúde e gostosura (risos), mas é algo (a negligência ou auto-sabotagem) que não se pode negar, acontece mesmo. E perceber isso é um bom passo para começar a ser mais racional e eficaz na melhoria da qualidade de vida, não é mesmo?
    pelo menos para mim está funcionando... incrível como melhorou depois que 'caiu a ficha'.
    Amei tua visita, e teu coment.
    Abração, e boa noite!!!!

    ResponderExcluir
  21. Amém! Obrigadinha pela força. Bjo.

    ResponderExcluir