Sexta Linda

Hoje vou contar uma história bem rapidinha. Achei algumas fontes que descrevem muito melhor do que eu poderia descrever, já que me parecem fontes mais "teóricas" do que eu. Eu não tenho formação para explicar melhor certas coisas, só olho e vejo. Gosto ou não.

Judite decapitando Holofernes - Caravaggio


A história é a seguinte. O cara (holofernes) era um rei lá das bandas dos sírios. Ele saiu consquistando, consquistando e matando os povos com quem lutava. A judith era uma israelita que queria salvar seu povo, o próximo a ser atacado pelo futuro morto.

Ela foi até o palácio dele, entrou dizendo que estava fugindo da batalha e que iria se entregar a ele "em casamento". Depois de um banquete, ele meio grogue de tanto tomar cerveja (ops, lá não tinha cerveja eheheh) e de comer até se fartar foi atacado por ela e supt! perdeu a cabeça.

Basicamente é essa a história da mulher que salvou seu povo, hehehehe.

O que eu quero falar sobre esse quadro está nas expressões dos personagens. Começando pela própria Judite, ela está com uma cara de nojo. Cara de quem tem que fazer o serviço sujo e faz. Talvez ela tenha até uma carinha de dozinho, porque afinal ela é temente a deus e acha que todo mundo tem direito a vida.

A empregada, que ajudou a levar a cabeça devolta ao povoado tem uma cara de paisagem como quem pensa: amanhã é dia de passar roupa, segunda vou fazer pernil, terça acho que é dia de limpar peixe. Ela está lá olhando e obedecendo, mas não está muito aí pra coisa não.

Notem que o rosto dela é bem diferente do da Judite, dá pra ver bem a velhice da cerva. Eu diria que o rosto da serva é muito mais perfeito do que do da Judite.

Ela tem uns olhos arregaladinhos, mas será que ela acha aquilo um absurdo, ou será que ela quer mais é que o cara morra?

O morto. Quer dizer o futuro morto porque nesse exato momento ele ainda está vivo e ainda pode se expressar. Bom é claro que ele não esperava ser morto assim tão despreparado. Notem que ele está deitado, refastelado na cama depois de uma gandaia gastronômica.

Ele está com essa cara de "meu deus que que é isso" olhando bem pros olhos da Judite, pedindo que ela não o mate, e talvez por isso ela tenha ficado com um dozinho.

Notem como ele é forte.


Bom, se quiserem se aventurar mais profundamente:
http://covasombriaes.forumeiros.com/os-sombrios-pinceis-antigos-f21/caravaggio-t83.htm
http://voosubterraneo.blogspot.com/2006/08/cristofano-allori-judite-com-cabea-de.html

Comentários

  1. Delícia analisar obras... Eu queria muito entender um pouquinho mais de arte. Mas por enquanto só sei olhar, dizer q gostei e pronto... rs Bom feriado pra vc e fique forme, tá? Adorei essa sua postagem de hj.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gô, eu achei a cara da velhota de quem quer mais que o sijeito morra, e que a faca não esteja assim tão afiada, hehehehe. Mas uma coisa sempre me intrigou. Como aqueles caras gostavam de pintar desgraceiras de uma maneira tão maravilhosa, com todo aquele jogo de luzes e sombras, não é? É muita técnica e estilo prá uns temas tão macabros, eu hein! Mas é isso, gosto desses renascentistas (é isso?). Bjs e ótimo finde procê. Zá

    ResponderExcluir
  3. 'Pois então... Adoro essa maneira deles de embelezar o horroroso,rs... Pois esta história de parece com a da rainha Ester, narrada na Bíblia, com algumas coisinhas diferentes.

    Adoro esse tipo de pintura, tão legal....


    Bjo queridona, e um bom FDS!


    FUIZ...

    ResponderExcluir
  4. Caravaggio arrasa!!
    Desculpe-me o atraso, mas ainda é tempo de desejar tudo de bom no novo emprego. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. nossa..q interessante, sabe q eu nunca pararia pra analisar um quadro mas amei ler a respeito?


    ...... @@ ......... um abraço
    ....@(`;`)@........e um ótimo
    0==/--\\\\==0.....fim de semana
    ...../___\\\\...........
    ....._| |_...........beijossss

    ResponderExcluir
  6. OIEEE TUDO BEM???
    SE VOCÊ É DE SAMPA/GRANDE SÃO PAULO, ABCD...VAMOS NOS ENCONTRAR??? DA UMA OLHADA NO MEU BLOG LÁ VAI ESTAR A DATA E O HORÁRIO....SE VOCÊ NÃO FOR DE LÁ, POR FAVOR ME AJUDE A DIVULGAR, DE REPENTE TEM ALGUEM QUE ANDA MEIO DESANIMADA E NADA MELHOR QUE UM ENCONTRO LIGHT PRA DAR UM UP NA R.A. HEIM....

    ResponderExcluir
  7. poucas histórias com mulheres protagonistas estão na bíblia, esta eu acho fabulosa.
    rola um sanguinho... mas a gente aguenta
    risos
    beijocas

    ResponderExcluir
  8. Olá gostei do seu blog...bem diferente...grande beijo...se quiser me visitar dá uma chegadinha no www.divaesbeltaefeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. A-d-o-r-o- o Caravaggio!
    Um beijo!
    Bom feriadom!
    Laila

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Bom, desconexos ou não, são pensamentos conflitantes sim.

    O mundo nunca foi bom, mas é fato que vem piorando a cada dia. Isso salta aos olhos,apenas um cego [ou alguém que se faça de] para não ver.

    Não é necessário referências bibliográficas para se saber que os desastres climátcos vêm acontecendo com uma frequencia muitas vezes maior a cada ano. O exemplo dos tornados e ciclones extra-tropicais no Brasil. Quando é que aconteciam? Pois então...

    Do aquecimento global, que você citou, seria interessante o documentário sobre o tema, do Al Gore, acho que não é necessário muito mais que isso para que você se intere do assunto. Tem em qualquer locadora.

    E quanto ao "poder fazer tudo", arcando com as consequÊncias, é assimm mesmo. Cada um escolhe o que quer pra si.

    E o ser hipócrita, ao meu ver, é sentar o bundão numa cadeira, não fazer nada, e apontar o dedão pra quem faz, ou pelo menos tenta fazer. Bom, coisa da maioria do mundo, né?

    E, sinceramente, fazer parte da minoria me faz um bem danado.


    Bjo e Feliz Dia de Tiradentes, ehehehe...


    FUIZ...

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga

    Oi amiga

    Acabei de criar uma extensao do meu blog para relatar tim-tim por tim-tim o que eu como e meus exercicios, para trocar ideias com vcs e receber puxoes de orelha hehehehe

    O link e este: http://spadavimenu.blogspot.com/

    Prometo postar todos os dias minha alimentacao.

    Deixarei este espaco so para isso, ai nao crio aqueles posts gigantes hehehe

    Nossa, esta tela exprime o que muitas mulheres querem fazer com seus maridos de vez em quando hahaha. Ainda bem que o meu e bem bonzinho!!! mas tem uns ne... que ninguem merece... mulher tbem ne???

    Bjinhos e uma excelente semana!!!

    Vick

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadura de limão

Doce de goiaba caseiro

Lava-Louça Enxuta Automática