5/08/2008

Desespero e meta

Várias vezes eu quase perco a cabeça de tanto desespero com o mestrado* mas eu acho que criei uma "auto defesa" e gostaria de compartilhá-la com vocês, porque afinal, nesse jogo de dever X preguiça, vontade X realidade, plano X sonho, tanto o processo de emagrecimento quanto o processo de contrução de uma tese são bem! parecidos. Muito parecidos! Enormemente parecidos!
(pelo menos eu tenho utilizado muito das técnicas motivacionais que encontro aqui na blogsfera light)

Quando você está naquele estresse, totalmente perdida em uma montanha de coisas para fazer, sem vontade de fazer nada, mas sabendo que tem que fazer tudo! Sabe aquele sábado que dá vontade de jogar tudo pro alto e comer logo um bolo inteiro! Ou uma picanha inteira! Ou qualquer coisa, desde que seja inteiro!?


Pois bem, se você ainda tem esperança no furuto, se ainda acredita em você, transforme todo esse desespero em pequenas metas seriais. Por exemplo:

Segunda de manhã eu vou fazer uma caminhada, depois eu vou fazer almoço light e a tarde vou fazer localizada.

Na terça de manhã vou limpar a casa, lavar a roupa e fazer o almoço. A tarde vou fazer localizada e no crepúsculo vou fazer uma caminhada.

E assim por diante, durante uma semana! No final dessa semana, coloque o item "construir a agenda da próxima semana"

Não deixe de pensar que você precisa dormir e precisa de laser! Laser é uma necessidade, e não um luxo! Se você não contar um tempo para ficar de boa, não vai dar conta para fazer todo seu planejamento.

Você pode também fazer uma lista e ir ticando as coisas que já se passaram. Eu uso a lista para me obrigar a fazer as coisas.... Ultimamente tenho usado muito mais meu palm, e ele é ótimo para isso!

E lembre-se! Se desesperar é perder tempo! O tempo que você passa pensando: "eu não vou dar conta", "eu sou um zero a esquerda", "se eu apostar corrida com um tatú, o tatu ganha", e todas essas frases que inventamos no desespero, é um tempo precioso que você poderia estar usando para se motivar, ou para produzir!


*eu tenho falado muito de mestrado porque é ele que tem ocupado a maior parte da minha cabeça. É ele que tem me deixado estressada, e é ele que preciso exterminar da minha vida!

7 comentários:

  1. O que é um tatu???? (vocês tropicais têm cada coisa!) ihihih

    linda, volto mais tarde para comentar o post decentemente, tá?

    ResponderExcluir
  2. Também tenho uma coisa dessas a dar-me cabo dos nervos..às vezes, parece-me mais fácil emagrecer 30 kilos que me motivar a fazer aquela coisa. Depois de uma grande pausa, vou recomeçar esta semana. O planejamento até sempre fiz, o azar é convencer-me a cumpri-lo. rs Mas vou pensar nessas dicas.
    Boa sorte!

    Beijinhos e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  3. Boa dica! Tb sou a rainha das listas. O problema é q às vezes elas ajudam, às vezes elas se tornam fonte de aumento da ansiedade... rs Coisa louca, né? Mas de maneira geral eu acho q uma check-list é a melhor forma de organização do tempo e das prioridades. Tomara q vc se livre da tese logo e com louvor!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gô!
    Menina foi só pra deixar a gente com vontade das estrelinhas estão??? ah magoei! rsrs
    Que pena que era só um teste, poderia ser uma coisa concreta né, seria bem legal essas estrelinhas no final dos posts, mais enfim, vai entender!

    Bom sobre sua postagem de hoje, eu me acho uma pessoa extremamente estressada e desesperada, além de casada, tenho 2 filhos pequenos que me dão um trabalhão danado, não trabalho fora, fico só nos afazeres domésticos, então deu para entender meu "grau" de estresse né! (rsrs)
    Mais eu adoro ficar em casa e cuidar das minhas coisas, é muito bom!
    Vou começar a estipular metas pra mim tb, ando sedentária demais e adorei as sugestões que vc colocou!
    Beijos e ótima tarde!!!

    ResponderExcluir
  5. Oie Gô
    sou nova por aqui e estou me adptando com tudo adorei seu blog. e que queria me relacionar com pessoas que tem o mesmo objetivo que eu perder peso.
    eu tenho meus ataques de vez em quando meu trabalho me deixa estressada... dai quero comer por isso acabei engordando rsrs
    vou te add nos meus favoritos assim te visito todos os dias
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie Gô
    sou nova por aqui e estou me adptando com tudo adorei seu blog. e que queria me relacionar com pessoas que tem o mesmo objetivo que eu perder peso.
    eu tenho meus ataques de vez em quando meu trabalho me deixa estressada... dai quero comer por isso acabei engordando rsrs
    vou te add nos meus favoritos assim te visito todos os dias
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Go, lista é mesmo uma mão na roda. Posso copiar tua idéia de lista lateral semanal do blog? To perdida!!!aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa quero gritaaaaaar rsrsrsrs.
    Ow, a Zá arquivou o conteúdo dela né! Snif Humpf!! E agora?????
    Um beijo Frô

    ResponderExcluir