Sexta Linda

Tenho o prazer de dar a vocês hoje uma sexta linda realmente linda.

Essa artista me caiu no colo pelo google, mas foi um anjo caído do céu.

Alice tem um desenho elaborado, suave, doce. O seu assunto é uma idealização da imagem da criança e da figura humana. É um desses artistas suaves que elabora uma obra feita de intimismos, sombra e luz, pequenos fatos.” Crítico Jacob Klintowitz.

ALICE ARDOHAIN SOARES
(Uruguaiana, RS, 1917 – Porto Alegre, RS, 2004)

Não achei boas referências sobre a biografia da Alice, o que posso dizer é que ela foi uma filha amada no meio de um monte de irmãos. Ela trabalhou no mesmo ateliê que uma outra Alice (Alice Brueggemann) em Porto Alegre. Foi reconhecida durante a vida e morreu velhinha. Apesar de eu ter achado entrevistas com ela da época em que tinha seus 80 anos.

Falando de sua arte. Ela adora desenhar meninas. Basicamente só desenhar meninas ou criancas. Também desenha pombas e talvez gatos. Ela usa giz de cera e conta com alegria que conseguia comprar material importado da Europa.

Escolhi 3 figuras para representá-la. Duas delas são coloridas, mas acho que as cores foram colocadas depois, na imagem. Acho que nos originais a imagem é só preto. Se alguém entende de edicão de imagem, por favor, me conte! Eu achei desenhos coloridos, mas eram feitos com giz de cera colorido, e não como esses.



Clique nas fotos e olhe para elas em seu tamanho maior. Acho que é essa a melhor forma de ver as nuances do desenho. Observe que as vezes o traco é marcado, forte, cheio. Em outros lugares, o traco é suave, marcando pouco o papel e deixando somente sombreado.



Note o sobreado do fundo. O preenchimento das sobras dos cabelos e das roupas.

Normalmente eu não gosto de desenhos. Talvez eu tenha gostado mais desses por eu ter visto primeiro os coloridos e só depois o sem cor. Mas é uma arte tão tranquila e calma que me cativou. Suavidade e delicadeza.



Só sei que estou sentindo que esse é o meu presente de aniversário para todas vocês! (com mencão honrosa à Magrita!)



Comentários

  1. Nossa, é lindo mesmo. Gostei mais da terceira gravura: dá quase para sentir o que eles estão sentindo!

    Amei!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!

    Ah, eu adoro desenhos, principalmente! cho bem mais difícil conseguir algo bom com giz, ou lápis de cor, do que com tinta.

    E adorei esses aí, suaves mesmo!


    Bjo queridona!


    FUIZ...

    ResponderExcluir
  3. Muito meigas as gravuras. A dos dois lendo é um primor! As perninha dobradas ... uma lendo o outro ouvindo. Parece que já vi isso aqui em casa, hehehe. São 3h37 e tô na maior insônia. Não sei o que vai ser amanhã prá ficar acordada. Bjs. Zá.

    ResponderExcluir
  4. Gô do céu!!!
    Ela nasceu na cidade vizinha à minha terra natal e eu não conhecia!!!
    Obrigada por me apresentar a tão lindos traços da minha quase conterrânea.
    Adorei o presente...
    Um beijaozão pra tu!
    ;)

    ResponderExcluir
  5. UEEEEEEBAAAAAAAA! EU AMO MUITO SUAS SEXTAS LINDAS E VC SABE DISSO. Nossa, hoje era o que estava faltando no meu dia... estou extremamente irritada e agitada. Vendo as imagens e focando em suas descrições, consegui desacelerar para ir almoçar em paz!
    Brigada mulher!!!!
    Bom fds

    ResponderExcluir
  6. É um trabalho muito bonito, mesmo, especial.
    Mas eu quero mesmo é lhe desejar, com atraso, tudo de bom pelo seu aniversário. Que Deus a abençoe, proteja, ilumine seu caminho e lhe ajude a conquistar tudo que desejar e for bom para você.
    Beijo grande, parabéns!!!
    Beth
    http://aconquista.zip.net

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente lindo...
    belo, suave e delicado...

    adorei.. sexta linda mesmo Gô..



    Gostou do template foi? rs.. obrigadinha..


    abraços..

    ResponderExcluir
  8. Estou passando para te desejar um ótimo FDS !
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Desculpe-me a desatenção, esqueci de te desejar feliz aniversário, mas não tá tão longe, né?! Feliz tudo que vc desejar!!! Também fico contente de poder ter contatos legais pela blogosfera. Bejinhos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadura de limão

Doce de goiaba caseiro

Lava-Louça Enxuta Automática