Gordinha na cozinha apresenta: Bolo de caneca

Eu estava com vontade de fazer esse bolo de caneca já tinha tempo. Tinha visto um monte de gente pela net que não conseguia fazer o bolo porque tudo entornava. Bom, como quando eu tenho vontade de fazer, normalmente a vontade não me deixa (seja vontade de cozinhar, ou vontade de feltrar).
Hoje eu fiz, e resolvi documentar tudo! Como foi a primeira fez que fiz, eu documentaria ou um sucesso, ou um fracasso hehehehe.
Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 ovo pequeno
  • 3 colheres de sopa de leite
  • 3 colheres de sopa de oléo
  • chocolate em pó (eu usei pingos de baunília)
  • 3 colheres de sopa rasa de açúcar
  • 3 colheres de sopa rasa de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento


Na foto dos ingredientes, veja o quanto minha caneca está cheia. Agora veja o quanto mede minha caneca em mililitros. 300ml (um tantiquinho mais) ok?


Bata os líquidos primeiramente. Desculpem, eu só fui ver que a cor interna da caneca era da cor de ovo quando tirei essa foto. Isso dificulta visualizar a quantidade da coisa lá dentro, né!? Sorry...

Depois acrescente a açúcar e o trigo. Verifique a quantidade relativa de açúcar na colher:


(na receita original a quantidade era 4 colheres de leite, e 4 colheres de açúcar, eu reduzi porque achei que 4 de leite ficaria muuuuito mole e 3 de açúcar porque reduzi o leite. Se achar que ficou muito duro, tucha mais leite aí, mulher)

Bata bem! Bem! Fica um monte de pelotinho de trigo, vai lá, pega um garfo e bate tudo direito! Sem preguiça ok?

Então coloque o fermento:


Será que dá pra ver a quantidade? É uma pontinha de colher. Eu aconselho usar sempre o fermento em pó químico que reage com o calor! Para fazer bolo eu acho melhor. Assim você não fica nervosa em "mexer delicadamente" a massa. Nem fica preocupada se tumba pra cá ou pra lá a assadeira. O fermento só vai começar a funcionar só no forno.


A quantidade de massa batida, depois de tudo, quase meia caneca. Coloque no microondas por 3 minutos, potência alta. Eu achei que não tinha cozido direito e coloquei mais 1 minuto. O fundo queimou e a Dóris comeu.


Depois de assado, veja quanto bolo tem na caneca =D. Não consegui fotografar dentro do microondas porque tem uma redinha que proibiu a captação de imagens internas =(


A textura do meu bolinho. Eu achei ele totalmente sem graça. Ficou meio duro. Só jogando uma calda bem molinha e bem doce. Achei que faltou açúcar, e que minhas gotas (umas 10) de baunília não foram suficientes.
Mas não entornou nadica =D


Veja mais em :
bolo de caneca

Comentários

  1. Hahahaahaha, se me permite usar algumas expressões que não fazem parte da minha maneira "doce" de ser, eu me "fudi" com essa "bosta" de bolo de caneca, hehehehe.
    Já falei aqui que o meu transbordou, ficou sem graça e me frustrou por completo! Ah, e o meu era de chocolate, hein! Tinha tudo prá dar certo mas virou uma melequeira que nem Jesus salvou! hehehehehe. Sorte da próxima vez!

    ResponderExcluir
  2. Eu já experimentei uma dessas receitas e o bolo virou uma nuvem de fumo dentro do microondas :D

    Muito bom o blog

    ResponderExcluir
  3. Brigadu pela visita,
    Eu já fiz esse bolo...também deu errado
    Affe!
    Boa sorte na próxima!
    Beijaum

    ResponderExcluir
  4. Que isso mulher! Eu 20 dias sem açucar e você com uma bomba calórica na caneca!!!!!!!!!!

    Mas parece uma delícia! Vou copiar a receita mas não é para mim (rsss) mas para minha mãe que ficou com vontade!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sabe que eu nunca tinha ouvido falar desse bolo de caneca!!!

    Deu vontade de tentar fazer, mas vou esperar eu emagrecer mais um pocadinho...

    essa semana, mesmo com a "visita" da dona M eu reduzi 300g na balança!

    aah, tenho novis!
    ♥ o amor me pegou, to namorandoo hehehehe ^^

    vou postar daqui a pouquinho no blog!
    beijuuu!

    ResponderExcluir
  6. Ai Jesus, porque é que eu vim aqui?????????
    risos

    Tem óptimo aspecto esse bolo estuporado (gargalhadas invejosas)

    Beijos grandes e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. huahuahauahuahu... Pense num blog divertido... é o seu... me amarro em vir aqui!!! Eu gosto tanto de cozinhar que esse bolo pra mim é dificílimo... Mas imaginei que não tivesse muita graça, prefiro os que minha vozinha faz!!! Hummmmm.... Bom lindona, to passando aqui pra te desejar uma ótima semana... Beijinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadura de limão

Doce de goiaba caseiro

Lava-Louça Enxuta Automática