8/28/2008

Frutas Carameladas

Como contei no começo da semana, no último sábado eu fiz frutas carameladas.

Peguei a receita aqui.

Segui mais ou menos a receita passada lá, mas acho que vale acrescentar minhas dicas.

  1. Coloquei anilina líquida (ou em pó) comestível, da cor que achar que deve, mas lembre-se de que o açúcar vai dar uma queimadinha e vai puxar um pouco pro amarelo. Por exemplo, eu usei anilina azul que virou verde.
  2. Eu não entendi o ponto da calda da receita, então fui testando com um palito de dente. Os primeiros morangos que caramelei ficaram puxa-puxa do jeitinho que dentista gosta. Voltei a panela pro fogo morrendo de medo de miar tudo. Acabei retirando de vez quando senti um cheirinho de açúcar queimado. Depois de testar com o palito de dente, vi que o caramelo ficava duro.
  3. Não dê o choque que pede na receita. Isso faz com que seu tempo em caramelar diminua.
  4. Faça as frutas secas (enxugue-as) e perto da hora de comer, o açúcar vai derretendo e vai ficando tudo uma joça. (por isso nem quis tirar foto, as minhas ficaram feias)
  5. Conforme você notar que a caramelice vai ficando mais grossa, é porque a calda está esfriando e pegando consistência. Leve de volta pro fogo e só esquente a bunda da panela.
Eu caramelei duas caixinhas de morango e uma maça (picadinha) com aquela receita.

Com a raspinha, eu brinquei da fazer decorações de açúcar queimado, como nos livros de sobremesas requintadas =D hehehehehe

Jogava o fio de açúcar derretido na pia gelada, em formatos lindinhos..... Me realizei (sempre tive vontade de saber como fazia aquela coisa)

Espero que gostem. Eu adorei fazer, só pelo prazer de fazer! De saber que até isso eu já consegui fazer na minha vida.

Denovo!? Dá muito trabalho =)



9 comentários:

  1. Oi, Gô prendada!
    Tu anda te revelando, né! Eu não sou nada criativa em termos de cozinha. Mas o pouco que sei fazer, faço bem. Adoro tricotar e bordar e ainda quero aprender a fazer crochê e pinturas variadas. Ah, e todo mundo se encanta com o meu porquinho de feltro, que anda pinduradinho no meu celular!
    Beijão e ótimo findi!

    ResponderExcluir
  2. Eita que tá todo mundo publicando receita calórica, hehehe. Eu já fiz maçã do amor uma vez e realmente, foi a primeira e última! Por 2 "real" tem um monte lá no parquinho. Aliás, perfeitamente vermelhinhas e brilhantes, hehehe. Bjs e bom finde, Gô.

    ResponderExcluir
  3. oi Gô!!!!!!
    Que saudades de ler seus posts....
    Pena que eu fui ler esse negocio gostoso justo no dia que estou tentando voltar pra vida "normal"... aiaiaia (a culpa é toda minha)
    Bjim bjim!!!

    ResponderExcluir
  4. Gô... isso é pecado, neh!!! Falar de frutas cristalizadas, hummmmmmmmmmmmmmmmmm, chegou a me dar àgua na boca!!!
    Amiga, claro que tu pode falar sempre tudo o que tu pensa, é exatamente para isso que eu tenho o blog... toda ajuda é bem vinda!!!
    De fato, não estou conseguindo desopilar, tô nervosissima, mas ah, é porque ando muito desocupada, essa semana volto a estudar e aih espero que tudo melhore porque por enquanto eu estou DOIDINHA DA SILVA, hahahahahhahahahaha!!!
    Passa sempre lá, adoro teus comentários!!!
    Bjinhux

    ResponderExcluir
  5. Gô... vc perdeu 20 e poucos quilos em 2007?? que legal.. eu preciso tb perder isso, mas tenho tanto medo de não conseguir!!
    como foi seu processo??
    um beijãoo e agora virei fã do blog rs.. =D

    ResponderExcluir
  6. ô delícia hein!rsrsrss
    aiaiaiaiaiai
    sabe go, n sei se estou encanada, mas preocupada com a saúde dele com certeza. n sei se vc leu nos posts anteriores que ele foi diagnosticado TDAH, e isso é algo que pode comprometer ele pacas!
    espero estar indo no caminho certo. to indo pelo básico e fundamental: intuição de mãe. um gde beijo. depois passa lá que tem um texto legal q colokei hj

    ResponderExcluir
  7. Hum... que mocinha prendada!!!! Óia... male e mal eu faço café na cafeteira!!! risos... e aí comeu todas as frutinhas??? rs... Beijos... e uma linda semana pra vc...

    ResponderExcluir
  8. sabe que eu não gosto de frutinhas caramelizadas? ^^
    gosto com chocolate sim..
    mas acho q fica duro demais hehehe

    gosto, né?
    ;]

    ResponderExcluir
  9. Olá ! Nossa fiquei com água na boca lendo receita kkkk
    Mas pelo jeito deve dar mto trabalho e eu que já não sou mto jeitosa, nunca sei ao certo o ponto das caldas rsrs
    Bom restinho de domingo !
    Bjos

    ResponderExcluir