Resolução de Alimentação 06/08

Tenho pensado muito em uma forma eficiente de controle alimentar que não necessite explicitamente da anotação de calorias de cada mordida.

Pensei em uma versão beta dessa forma eficiente. Mas devo lembrar, é uma forma não testada, para quem não quer emagrecer quase nada na semana, é mais voltada para manutenção e talvez me leve a perder uns 3 quilos até o final do ano, ou seja, menos que um quilo por mês.

Pensei, recalculei, e achei que minha TBM é 1500 kcal / dia. Uma alimentação com 1400 kcal/dia me é incrivelmente confortável. Então resolvi pegar só um pouquinho e estipular uma meta de 1300 kcal/dia. (fazer 1200 kcal/dia não é nada legal para mim. Foi justamente nessa época de diminuir de 1400 para 1200, no ano passado, que eu comecei a sentir o emagrecimento negativamente)

Estipulei que o sábado será dia sem controle algum. Domingo é um dia com semi-controle (não vou me preocupar com o que comer, mas vou me preocupar sim com quantidades). Me permiti também uma refeição por semana descontrolada.

Pensei em fazer a seguinte tabela:

  • Café da manhã = 300
  • Almoço = 400
  • Lanche = 100
  • Jantar = 400
  • Ceia = 100

Se eu não deixo 100 para a ceia, sei que vou me arrepender, porque aqui a ceia é algo social. E no mínimo vou tomar um café adoçado com açúcar e uma rosquinha que seja. Lanche da manhã não tenho sentido necessidade. Lanche da tarde é social, e com os meninos do trampo! E cheio de chocolates, bolos, salgados. Vamos todas rezar em coro para que tenha muita frutinha e suquinhos gostosos =P

Vou continuar seguindo o sistema de escolhas e gostaria que vocês me ajudassem a melhorá-lo.

Veja só. Na ordem de preferência (no sentido do que preferir, no sistema de escolhas, sempre visando a alimentação saudável):

  1. verduras
  2. legumes crus
  3. frutas não gordurosas (excluindo assim abacate e essas coisas)
  4. cereais (aqui entram linhaça, aveia, arroz integral)
  5. legumes com carboidrato (aqui entra a batata)
  6. carne magra
  7. oleaginosas
O que vocês incluem? O que trocam de ordem?

O sistema é assim, se tiver que escolher entre uma salada de alface ou uma salada de batata se prefere o 1 ao 5.

O que evitar sempre (sem ordem, já que deve-se evitar tudo):

  • fritura
  • doce
  • carne gordurosa
  • carbo hidratos simples
  • arroz não integral
  • usar açúcar
Opinem e me ajudem a melhorar. Depois de pensar eu descobri o que eu quero. Quero ser feliz com minha alimentação. Ultimamente, mesmo não tendo engordado, não sou feliz com ela. Acho mesmo que tenho pecado pelo excesso de doces ou de descontrole. Acho sim que preciso me conter, principalmente a noite.

Tenho pensado muito sobre meu tempo. E não tem como negar. A vida se vive agora. E eu não posso deixar para viver depois de terminar o mestrado. Devo sim me dedicar inteiramente a ele, mas devo me lembrar de que eu também tenho direito a tempo.

Estou deixando algum tempinho da minha vida para fazer algumas coisinhas de feltro.

Quero ver se cozinho.

Quero fazer uma lista do que quero para mim nos próximos anos. Quero oficializar todos os meus sonhos (aqueles que tenho pensando no final do mestrado) para transformá-los em planos assim que me sobrar forças.

E o primeiro passo é levantar a bunda do sofá! Vou aproveitar que a Zá levantou a dela, e vou ir ajudar ela a lavar a louça. Ou então limpar o quintal =D Assim, não se pensa tanto em comida, nem em mestrado hehehehe

Olhem aí as listinhas e opinem! Beijão


Comentários

  1. Oi Go
    Poxa, faz um tempao que nao deixo comentario, minha vida anda uma loucura...
    Achei um nota 10 este seu planejamento. Achei bem inteligente! Por toda a experiencia adquirida desde ja e todos os quilos que vc soube perder, ja deve saber de cor mais ou menos as calorias dos alimentos e as quantidades. Acho que e ter seu esqueminha em mente. Eu tbem acho um pe no saco ficar anotando... a gente comeca, mas depois da vontade de dar um chute bem dado no balde. Uma coisa que eu acho interessante e dividir o almoco da seguinte forma:
    50% do prato de folhas verdes, legumes e coisas assim,
    25% de proteina e
    25% de carboidrato, porem nunca 2 carboidratos juntos.
    Eu meio que vou seguindo minha manutencao assim...
    De manha como 2 fatias de pao com queijo + requeijao e 1 xic de cafe, faco um lanche la pelas 10h (fruta ou iogurte...)
    No lanche da tarde nao aguento ficar com esta coisa de frutinha e iogurte, normalmente bate uma P vontade de comer um doce... entao eu pego e como algo que eu tenha realmente vontade (tipo um chocolate ate 100cal).
    A noite varia... ou eu repito o cafe da manha, ou o almoco sem o carboidrato... tem dias que como bolachas de agua e sal com requeijao, mas ai tenho que tomar cuidado, senao eu exagero...
    Ai e aquela coisa, se num dia eu comi algo muito gostoso (e que tem muitas calorias), no outro eu procuro fazer um dia mais espartano... e assim vou levando...
    Vc ta praticando atividade fisica? Sei que com toda esta sua rotina de mestrado, trabalho fica bem bravo incluir... mas sei la, talvez se tivesse ao menos como colocar uma atividade fisica umas 3 vezes na semana seria bacana, uma que iria te fazer bem e iria dosar seu stress... e nos momentos em que vc tivesse com a mente longe, talvez viessem os melhores pensamentos e que podem auxiliar nos problemas do mestrado. Pense nisso!!!
    Bjinhos
    Vick

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com alguma atividade física. Algo em torno de 40 minutos, somando tudo, durante o dia todo. Não é sedentarismo total, mas não é o ideal, porque é entrecortado e não é direcionado....

    Por exemplo, não tenho o benefício do melhoramento do estresse.

    Estou com vontade (mas ainda não levantei minha bunda nesse sentido) de começar a fazer alguma coisa de sábado de manhã e de domingo.

    ResponderExcluir
  3. ando tão desanimado não sei o que comentar, não sei mesmo...


    será que vc lembra de eu? sei la =/

    tbm preciso levantar a minha bunda =/


    beijo

    ResponderExcluir
  4. Gô,
    Nota 10 seu plano. Tenho certeza que dará certo.
    Mesmo sem engorda, é sempre reavaliar a alimentação e tudo mais.
    Com relação a AF, 40 min por dia, mesmo que não seja um tempo só para se exercitar, já é o suficiente para manter o peso. Se der um UP, com certeza vai eliminar uns 4kg e manter mais facilmente.
    Ahhh, e concordo plenamente que nãom dá pra deixar pra viver depois do mestrado. O tempo urge, né?
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gô !

    Gostei do seu blog, vou voltar com mais tempo para ler mais.

    Sucesso !

    beijo,

    Vânia

    diariodavania.zip.net

    ResponderExcluir
  6. Oi Gô!

    Bem bolado esse seu planejamento, gostei do que li...Eu parei de fazer planos (por enquanto) Pq. fico empolgada e depois não faço nada...Antes de de tudo preciso achar uma coisa...A minha vergonha. (risos)

    Bjus.

    ResponderExcluir
  7. Tá contratada, hehehehe! Toda a ajuda aqui será bem vinda.

    Não vejo o que mudar no seu plano- permanente-de-felicidade-na-alimentação.

    Eu também busco um ideal de automatização dos procedimentos prá não ter que controlar tanto e só seguir o script. Ainda não cheguei lá e penso até que vai ser esse "vai e volta" eternamente.

    Simplificando meu desejo, gostaria apenas de não deixar passar de um ou 2 kg, no máximo, prá voltar. Viver engessado o tempo todo não dá. Mas antes de soltar de novo, tenho que pagar o que aumentei, então, sem chance de automatizar nada no momento.

    Bjs e vamos aí.
    Zá.

    ResponderExcluir
  8. olá!
    Bom, eu estou aqui como defensora dos abacates e mangas reprimidos!!
    Levam a má fama pelo alto teor calórico, junto com mais algumas frutas. E els acabam sendo excluídos da dieta, mas nós não podemos esquecer do da qualidade nutritiva dessas frutas, e a quantidade de fibras que elas possuem.
    Além das vitaminas, e de alguns aminoácidos essenciais pra nossa dieta..
    Fora que também a energia das frutas é mais facilmente absorvida e 'gasta' pelo corpo, que a caloria de uma barrinha de cereal, por exemplo..que a gente facilmente acaba substituindo.

    Fica a dica..beijos

    ResponderExcluir
  9. olá!
    Bom, eu estou aqui como defensora dos abacates e mangas reprimidos!!
    Levam a má fama pelo alto teor calórico, junto com mais algumas frutas. E els acabam sendo excluídos da dieta, mas nós não podemos esquecer do da qualidade nutritiva dessas frutas, e a quantidade de fibras que elas possuem.
    Além das vitaminas, e de alguns aminoácidos essenciais pra nossa dieta..
    Fora que também a energia das frutas é mais facilmente absorvida e 'gasta' pelo corpo, que a caloria de uma barrinha de cereal, por exemplo..que a gente facilmente acaba substituindo.

    Fica a dica..beijos

    ResponderExcluir
  10. olá!
    Bom, eu estou aqui como defensora dos abacates e mangas reprimidos!!
    Levam a má fama pelo alto teor calórico, junto com mais algumas frutas. E els acabam sendo excluídos da dieta, mas nós não podemos esquecer do da qualidade nutritiva dessas frutas, e a quantidade de fibras que elas possuem.
    Além das vitaminas, e de alguns aminoácidos essenciais pra nossa dieta..
    Fora que também a energia das frutas é mais facilmente absorvida e 'gasta' pelo corpo, que a caloria de uma barrinha de cereal, por exemplo..que a gente facilmente acaba substituindo.

    Fica a dica..beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário