8/22/2008

Sexta Linda

Hoje fiquei com vontade de escrever uma sexta linda!

O quadro de hoje é bem conhecido. Bom, se você não conhece esse quadro, pelo menos algum outro desse mesmo pintor você conhece, porque ele é realmente muito-muito conhecido e aclamado no mundão veio sem portêra das artes.

Bal du Moulin de la Galette - Renoir, 1876


A tradução que eu descobri sobre o título do quadro seria "O baile do Moinho de Galette". Sendo esse Moinho de Galette um restaurante lá em París, na França. Pelo visto um lugar muito bem frequentado que foi pintado por muita gente.

O google me deu essa fotinho do lugar, observem:

Mas vontemos ao quadro, segundo a lista que eu consultei, esse é o quinto mais caro quadro do mundo, ele foi vendido para Ryoei Saito em 1990 por $78.000.000. Esse tal de Ryoei é um cara que não quer mais nada da vida! No mesmo dia que ele comprou o quinto quadro mais caro, também comprou o quarto quadro mais caro ($82.500.00). Ou seja, ele é do outro mundo! Notem que esses dinheiros estão em dolares.

Mas o que faz desse quadro lindo certamente não é seu preço. (bem, talvez para alguns, hehehe)

O quadro tem o ar desfocado do Renoir. Eu não gosto propriamente desse desfocamento, porque eu me lembro como é ver o mundo sem meus óculos, e como amo meus óculos acho estranho gostar de ver o mundo desfocado. Mas o Renoir gosta dessa tecnica.

Eu gosto particularmente do sentimento de leveza que esse quadros passam. É como se fosse uma visão de dentro de uma nuvem. Tudo sempre calmo e harmônico. Mesmo sendo uma festa, e as pessoas estando animadas. Tudo me parece calmo.

Veja que há inúmeros casais rodando no que seria o baile, a "pista de dança".

Note que a pista é em uma praça, eu suponho que seja a praça na frente do restaurante. Uma praça com banquinhos frescos. Com árvores e sombras. Mas essa praça não é usada somente de dia, mas também durante a noite. Note quantas luminárias espalhadas, todas desligadas.

Lá no fundo. O borrão escuro. Seria a banda sobre um palco!? Eu não sei, sou cega e não enxergo de longe =D

Aqui na frente há uma mesa com copos e 3 rapazes. Um palita os dentes, outro observa, e o terceiro flerta com as meninas que estavam sentadas no banco, uma delas se virou, a outra está de pé.

Há uma fila, bem atrás da mesa. Será que é uma fila até o banheiro? Ou é a fila da cerveja?

Bom. Não é o quadro que eu ache mais lindo. Mas é um quadro bem legal, e por estar na lista dos mais caros é legal de conhecer um pouco mais.

---

http://en.wikipedia.org/wiki/Moulin_de_la_Galette

11 comentários:

  1. eu brava?
    nunca
    a bosta da barra de amendoas era coberta com acucar caramelizado. Se tivesse achado elas cruas compraria.
    Fidelidade eh isso. Eh pagar pato em troca do que voce acredita ser correto.
    ingeri bastante peixe essa semana, estou em paz com Omega3. Agora acucar sem um mes, [(PQP^64)*10^5]... Achei que era uma boa, mas tem dias que fico como O Alex do filme Madascar salivando por um chocolate ao leite! rs
    Eu fui magnanima mais uma vez! kkkkkkkkk
    Tenho certeza que conseguirei elevacao espiritual depois de 30 dias sem acucar! rs
    Agora que a batata frita tava boa, ah isso tava. comi devagar, mesmo assim tava com fome de leoa... rs
    Beijos!

    Flori

    ResponderExcluir
  2. Bom sobre o quadro de Renoir.
    A gente tem que ficar se mexendo indo e voltando pra achar o foco.
    Parece ate uma brincadeira do artista. Mas o rapaz a direita nao palita os dentes ele fuma um cachimbo. Preste atencao na portura dele e na posicao da mao.
    da ate pra ver algo se se parece com um cachimbo
    alguem palitando os dentes estaria mostranto o dorso da mao e nao a palma e nessas proporcoes veriamos dois dedos (indicador e dedao ) levados a boca e nenhum palitinho.
    Tambem gostei das lamparinas...
    Beijos proce!

    Flori

    ResponderExcluir
  3. Hu. Flori. Agora que você falou eu até posso pensar em ver um cachimbo na mão do carinha....

    Mas eu não vi nada na mão dele, vi o ar de "vixi, tô cheio e feliz da vida" e supus que ele tava palitando os dentes representando que tinha comido e se fartado...

    Mas, se pensar por esse ângulo, tem gente que gosta de fumar um cachimbo de pois da boia, né? hehehehe

    (adorei isso de comentários extras sobre as pinturas)

    ResponderExcluir
  4. Vim conhecer teu blog. e me amarrei em tudo aqui. Muito bom. Bem escrito, belas fotos, ótimo, Ótimo. Valeu a visita, vou voltar sempre com certeza.
    Tenha um belo final de semana.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  5. Oi Gô, retribuindo a visita, hehehehe.
    Então, menina, eu não sei como esses pintores conseguiam fixar uma cena dessas, toda cheia de detalhes num cenário sempre em mutação! Eu sempre vejo pintores aqui na orla que pintam as montanhas ao fundo da baia em primeiro plano e alguns barquinhos ancorados. Mas tá tudo parado, cacete! Assim "parece" fácil. Será que eles fotografavam uma cena e depois pintavam? Ou não tinha fotografia ainda? Sei lá, só por isso já acho esse pessoal gênial.
    Bjs e ótimo final de semana.
    Zá.

    ResponderExcluir
  6. Oi GÔ muito legal o quadro e a visão que você tem ele,gostei dos comentários a respeito!!!

    Então eu faço todo o post do meu blog na aba escrever eu sei editar HTML e sei que lá não tem nada a ver a não ser quando é para colocar fotos hospedadas em sites e tals, mas não adianta eu dou enter na aba escrever mas é a mesma coisa que nada e o pior que o "span" espaço está no HTML como se estivesse o espaço mas quando eu jogo no blog sai tudo amontoado, tem dias que sai direitinho, tem dias que sai assim, fazer o que né???

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Gô, eu sei, eu sei... a história do bikini não quer dizer que eu não me ame, só que acho feio andar de bikini prá lah e pra cá cheia de banha sobrando pra tudo quanto é lado... no verão eu usei bikini e andava pra lá e pra cá, sem me sentir constrangida, mas vamos falar a verdade, sem aquele tanto de gordura te faz sentir bem mais à vontade, não acha???

    Bjinhux

    ResponderExcluir
  8. Relaxa, depois eu me acerto com o blogspot, rs!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Relaxa, depois eu me acerto com o blogspot, rs!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. AMO MUITO TUDO ISSO!!! Heheheh que saudade da sexta linda!!!!!
    Menina, será que esse povo fininho do quadro bebia cerveja???? Não vi nenhum barrigudinho rsrsrsrs.
    Agora, fala sério, essa borradeira toda tb não faz muito meu gênero. Prefiro artes abstratas.
    Verdadeira obra de arte prá mim são seus comentários da sexta linda!!! Eu meio que enxergo o quadro com seus olhos de óculos rsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Oi flor, acho q eu sou meio Renoir...adoro uma foto desfocada...rsrsrs, acho bonito mesmo, aquela coisa confusa...gostei da sua explicação...muito interessante...!Tb achei linda a sexta...por sinal a minha foi perfeita...!!!!Beijocassssssssssssssssss!!!!

    ResponderExcluir