Arroz e feijão

Semana passada, um dos meus coleguinhas de trabalho (o legal) me perguntou:

Você não sente um vazio almoçando só salada?

Eu tasquei mais que depressa a seguinte resposta:

Não mais!

Então ele veio com uma história de que não consegue não comer arroz e feijão, porque o que "dá sustança" num prato é o arroz e o feijão.

Bom, ele é vegetariano, e eu, além da salada, sempre como carne. E ele é homem, mas não é muito maior do que eu. Diria que nossas necessidade calóricas diárias não são muuuuuito diverentes, só um pouco.

Eu disse na ocasião, e acredito, que não há necessidade nenhuma de se comer justamente arroz e feijão. Isso é cultural e não nutricional! Eu não sinto mais falta. As vezes é simplesmente delicioso fazer um pratinho de arroz com feijãozinho novinho! Assim com é delicioso comer uma lazanha. Ou um prato de sopa bem quentinho no frio.

Eu me dou super bem com um pratão de salada. Tem o carboidrato da abobrinha, da soja, da cenoura. Tem a proteína da ervilha, da carne, da soja! E eu fico bastante tempo saciada, porque já não é mais meu "estômago" quem manda, mas EU.

E tem mais! Eu já aprendi que na verdade não se precisa sentir a sensação de estufamento para se estar satisfeita!


Comentários

  1. Agora disseste tudo! nada como estarmos nós no controle, n é?
    Há mt coisa que é tradição, n nutrição... talvez até tenham sido nutrição: no tempo em que as pessoas tinham trabalhos que exigiam um sério desgaste calórico, como operários, lavradores e afins. Agora... todo o dia à frente do pc??? temos que inovar a tradição :)))

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Gô! A sensação de estufamento já não significa a mesma coisa pra nós, né? Eu tb aprendi que pra me sentir satisfeita e bem eu não preciso dessa sensação. Mas às vezes eu tb esqueço... hehehe Obrigada pela visitinha!! Bjo!!! Cris (www.vidaboaevidasaudavel.zip.net)

    ResponderExcluir
  3. olá amiga, é verdade comer bem , só faz bem.
    antes de começar a RA, eu ficava muitas horas sem comer e quando comia, exagerava, logo em seguida me sentia tão cheia que muitas vezes acabava vomitando.
    hoje tudo é diferente, hoje me alimento não como, saio da mesa sem fome, leve e bem disposta, é muito bom.

    bjos, continue firme

    ResponderExcluir
  4. Oi, GÔ!
    Eu nunca gostei muito de feijão e nem de carne. Mas achava que não viveria sem arroz. E o meu almoço era sempre a mesma coisa. Aí empaquei num certo peso e vi que teria que fazer substituições pra ter resultado. Então fui deixando o arroz de lado.Hoje não sinto falta.
    Beijão e boa quarta!

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Estava falando ontem mesmo com meu companheiro de almoço sobre essa coisa de comer e ficar pesada.
    Esses dias aumentei o prato de salada e diminui bemmmm o prato de comida, e saí super leve e satisfeita do restaurante. Saí com um buraquinho que ainda cabia a sobremesa rsss mas deixei ela lá pra quem quiser ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Simmmm, abaixo o estufamento! E nada melhor do que um pratão de arroz feijão prá se sentir estufada e não alimentada. Mas que de vez em quando é gostosinho, ah, isso é! Bjs e vamos levando. Zá.

    ResponderExcluir
  7. :d
    concordo, muitas pessoas também me perguntam isso, hoje fui no restaurante vegetariano que descobri (no meu blog tem os detalhes..rs) e minha colega perguntou a mesma coisa.
    eu deixo o arroz e feijão para os fins de smenaa mesmo..
    Quanto a dieta líquida eu não aguentei mais do que 2 dias.. rs.. mas fiz muito xixi sim e dei uma desinchada!!

    abraços..

    ResponderExcluir
  8. Oi !Quero te convidar pra conhecer meu bazar: www.bazardaninarosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Menina, adoro arroz e feijão, mas como todo mundo. Troco tranquilo por uma salada no capricho, um bifezinho bacana ou qualquer outra coisa. Como você disse, isso é mais cultural que nutricional.

    Poxa, que bom que tu gostou do blog da Imobiliária! Só estou numa briga ferrenha para pôr um .com lá! Comprei o domínio, segui um passo-a-passo da net, e nada. E a droga do provedor de domínio só se escusa na assistência técnica. Enfim...


    Bjooooo


    FUIZ...

    ResponderExcluir
  10. Oi Gô nossa como é bom ter controle sob os alimentos né?Eu ando tentando controlar isso sou do tipo de pessoa que adora jantar e detesta almoçar ai acontece que eu quase não almoço e quando janto só falto comer um boi, sinto meu estômago péssimo,além do mais que eu tenho gastrite, então desde semana passada eu comecei a trocar, eu almoço, e a noite como salada e na hora das refeições nada d e beber líquido junto pois isso dá a famosa barriguinha, mas confesso no começo é complicado...que bom que você tem esse controle, parabéns!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário