9/26/2008

Sexta Linda

Gil Teixeira Lopes - A bailarina



Gil Teixeira Lopes é um dos nomes mais sonantes desta exposição. O pintor é professor catedrático jubilado de Pintura da Faculdade de Belas Artes (antiga ESBAL). A sua obra é multifacetada e vasta em técnicas utilizadas e em temas. Recebeu entre 1960 e 1998 cerca de 40 prémios e distinções, quer no país quer no estrangeiro, assim como participou em inúmeras exposições. As suas obras estão representadas em diversas colecções privadas e públicas. No início de 2007, o artista, que se diz inspirado em coisas banais do quotidiano, deu a a conhecer uma pequena parte do muito trabalho que ainda mantinha inédito, com a exposição "Anos 70/70 anos".
Foi uma surpresa para mim descobrir essa obra. Eu achei de uma leveza tremenda. As cores são assim, azul, laranja, vermelho, cor de pele.

A cena é assim: menina amarrando as sapatilhas.

Mas me passa uma leveza de delicadeza tão especias que fiquei encantada com a menininha.

Reparem que ela tem uma flor nos cabelos. Reparem que a outra perna dela está esticada, e que o outro pé não aparece por detras do treco vermelho.

Mas... O que faz dela uma menininha!? Pra mim, é uma menininha porque ela está sentada num super banco enorme, ou seja, se fosse uma mulher, o banco não seria tão enorme... Mas também poderia ser uma bailarinazinha, porém adulta. Mas eu gosto mais do quadro enquanto ele retrata uma menininha =D

E a cara de compenetrada da menininha!? Ela amarra bem amarradinho! E está se concentrando, porque daqui a pouco ela vai entrar para dançar, e quer dançar bonito! Provalvemente a mãe dela estará assistindo

A parte que eu adorei no quadro, são os riscados no braço da menina. Vai saber, mas achei tão lindo. Há também uns escritos por baixo do marrom do banco. Mas não sei se isso significaria alguma coisa...

As fontes que eu li, diziam que esse quadro foi roubado da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo...

http://gilteixeiralopes.blogspot.com/

10 comentários:

  1. Acho que temos o mesmo gosto para arte. Gamo em tudo que tu posta aqui! E sabe que eu não consegui definir o tamanho do banco? Hehehehe...

    Ó,tem brincadeira pra ti lá!!


    Bjs

    FUIZ...

    ResponderExcluir
  2. Oi Gô!

    Estou propondo uma postagem coletiva no dia 11 de outubro, Dia Nacional de Combate à Obesidade. Os blogs que participarem da postagem terão seu link divulgado no blog Fique INforma e posteriormente o post será divulgado no Blog Infobeso, com o respectivo link. Quem quiser participar, mas não tem blog também poderá fazê-lo. Gostaria de contar com um texto seu e pediria que divulgasse a campanha. Passe no Fique INforma e veja as instruções. Tem um selinho para indicar quem está fazendo parte.
    A informação é a melhor arma no combate à obesidade!
    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

    ResponderExcluir
  3. Muito delicado, parece que transpira pureza. Voc~e tem uma ótima visão de arte, sabe que eu só consegui analisar o quadro depois de ler suas observações.

    Ótimo final de semana.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. oie! quanto tempo!!! pelo visto vc tem se esforçado, né? a luta é eterna, né amiga? putz, mas quem persevera colhe, e vc sabe disso. eu tô lutando comigo mesma pra entrar na academia e meu prazo vai expirar segunda que vem...olha só coloquei uma foto de mim pra vcs apreciarem eheheheh bjao

    ResponderExcluir
  5. Ai GO! Que delícia de presente. Eu já te disse um milhão de vezes e torno a repetir: acho que gosto mais do seus comentários sobre as sextas lindas do que das obras que vc expõe aqui.
    Beijos, um super fim de semana prá você.
    ps.: estou atrasada com a leitura dos seus posts (snif!!!)

    ResponderExcluir
  6. Adorei a maneira como descreveste o quadro Gô!!!!!!!


    Beijos grandes

    ResponderExcluir
  7. Ei lindona eu to sumida né, mas agora ja volto a aparecer... to passando pra saber as novidades e te desejar uma linda semana... bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Entrando pela primeira vez aqui..
    E adorando tudo que vou lendo.
    E pergutando, aliás afirmando: estou te linkando viu?

    Beijos e otima semana!

    ResponderExcluir
  9. Putz fiz um mega comentário e essa "b" sumiu com ele na hora que dei o enter grrrrr ( e deu concluído!).
    Bem vou tentar lembrar tudo o que escrevi.
    ...
    Oi, oi, oi! vc tem aparecido por lá e eu devendo um retorninho aqui. Mas vc sabe dos meus dilemas e eu dos seus, então...

    Bem, pelo visto o "inominado"está de rosca mas com boas perspectivas, certo? Acho que o dia que vc terminar vai sentir um vazio, rsrsrs. Mas que seja preenchido por outra coisa mais prazerosa, pelamor!

    E comentando seu último comentário, acho que estamos no mesmo barco. Supostamente estamos em manutenção, mas engordamos, estamos semi-felizes, mas ao mesmo tempo queremos zerar a conta e por conta das outras prioridades vamos levando assim, assim, né? É isso aí, mermão. Termina aí com "aquele que não deve ser mencionado" e depois veremos. Bjs e ótima semana procê.

    ResponderExcluir