1/31/2009

Blogagem coletiva - Desenvolvimento Sustentável

O nome da blogagem coletiva é desenvolvimento sustentável mas eu vou falar de inteligência.

A base da sustentabilidade está na economia. Economia de água, de energia elétrica, de bens de consumo desnecessários, de comida.

Economia é o que, afinal!? Não usar além do necessário. Ou então, apertar um pouquinho o necessário para que ele fique um tantico menor.

Afinal, você paga conta de água!? Se economizar na conta de água, você não vai ter mais dinheiro para, por exemplo, comprar uma blusinha nova depois de uns 3 meses!? E se aliado a isso, você der uma economizadinha na conta de luz!? O ventilador precisa ficar ligado enquanto você deixa a sala para ir tomar banho ou jantar? O chuveiro precisa ser tão quente? O ar condicionado é realmente extremamente necessário?

Tudo isso custa dinheiro. E tudo isso pode ser economizado. Não precisa desligar a geladeira durante a noite. Mas seria bom se a luz não ficasse acesa, e se precisa ficar acesa, que pelo menos você deixe de ter preguiça e troque a incandencente por uma fluorecente.

Assim como você pode reduzir o valor das contas, deixando que dinheiro seu vá para as grandes empresas, você também não vai jogar uma nota de um real só porque ela está suja, ou vai?

Eu, não jogo nota no lixo nem se tiver grudada com uma fita durex. Eu sou mão de vaca! Então porque é que você joga papel, lata de milho/creme de leite, papelão, garrafa PET!?

Eu acredito sinceramente que doar esses materiais para os catadores tem um carater social enorme. E acho que os catadores são pioneiros!

É ou não é inteligente ser sustentável!?

E lembre-se, você não precisa mudar o mundo! Só precisa mudar um pouquinho o jeito como faz as coisas em casa e no trabalho.

Alguns dados:
  • 96,5% da produção brasileira de latas de alumínio foi reciclada em 2007
  • a compra das latas usadas injetou anualmente R$ 523 milhões na economia brasileira
  • Cada 50 quilos de papel usado transformado em papel novo evita que uma árvore seja cortada
  • O preço pago por uma tonelada de lata de alumínio é, em média, de R$ 3.500


Índice de Reciclagem das Latas de Alumínio (%)

2003

2004

2005

2006

2007

Argentina

80

78

88,1

89,6

90,5

Brasil

89

95,7

96,2

94,4

96,5

Europa

48

48

52

57,7

N/D

EUA

50

51,2

52

51,6

53,8

Japão

81,8

86,1

91,7

90,9

92,7








Fonte: ABAL; ABRALATAS


http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=370
http://www.cempre.org.br/fichas_tecnicas.php?lnk=ft_latas_aluminio.php
http://planetasustentavel.abril.com.br/home/
veja aqui ofertas de compra de sucata de informática
http://www.recicle.net/pm_lista.asp?t=C&c=010301
veja aqui ofertas de compra de PET
http://www.recicle.net/pm_lista.asp?t=C&c=011106

4 comentários:

  1. Gô, é isso mesmo.. inteligência. Se todos nós fizermos uma pouquinho do que sabemos.. como esse mundão anda viu..

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. E dizer que tam tanta gente que ainda não tem inteligência!!! Hahahaha... Adorei as postagens... No final do meu post, vi vários itens que esqueci, mas fica para um outro. Sistentabilidade é um assunto que não se esgota.

    E hoje achei uma revista com umas dicas boas, dia desses eu posto, ehehehe...


    Bjocão!


    FUiZ...

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou adepta da sustentabilidade. Antes do meu condomínio ter coleta seletiva eu andava umas 10 quadras pra levar o lixo seco onde poderia ser aproveitado. Carrego sempre uma sacola ecológica na bolsa e estou conseguindo não usar sacola plástica quase toda vez que vou no super.
    Obrigada pela reguinha. Não consegui pegar a que tu usava, mas achei uma que consegui entender o site num blog relacionadoao teu.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. é isso mesmo, taí uma coisa para nos orgulharmos, né?
    me chamou a atenção na praia que quem junta latinha não tem mais o estereótipo de 'mendigante' (como o preconceito trata a quem recicla lixo), e fiquei super feliz, ajuda a vencer uma barreira que vai nos trazer muitos benefícios a longo prazo.
    Beijinho linda!
    Babi

    ResponderExcluir