2/17/2009

Planejamento e decisão

Uma das principais formas de manter o foco nos objetivos é através de planejamento.

Uma das horas do dia em que mais sucumbo aos desejos e prazeres dos doces é na hora do lanche da tarde. São tantos chocolatinhos, salgados assados, docinhos, tudo praticamente free, já que TENHO que torrar meus créditos alimentícios para não perder meu direito. Além de acompanhar 4 homens que podem e comem de tudo.

Na fila do caixa, antes de pedir, eu sempre fico na maior indecisão sobre o que pedir. Na minha cabeça se passa uma novela: Vontade de chocolate fala que não tem problema nenhum 25g de um chocolatinho, enquanto a vontade de salgado diz que hoje estou com fome. A vontade de novidade fala que aquele doce eu ainda não experimentei, enquanto, no cantinho, a vontade de fazer tudo certo mal é ouvida.

Portanto, uma das formas de triblar a indecisão que sempre tende pela emoção, decidi que o melhor é confiar no planejamento! Com um planejamento forte e sustentável, posso chegar na fila pronta para falar: Um suco e um refri! O suco eu tomo alí (normalmente laranja natural sem gelo ou açúcar) e o refri levo pra casa! Não há engorda nem na minha pança, nem na pança do pessoal de casa! (refri, só se for light)

A melhor forma de não cair em tentação, no meu ponto de vista, é não dar oportunidade para as vontades falarem. Assim, melhor traçar o plano antes de se confrontar com a possibilidade de ter que decidir (e errar). Assim, faça a lista do mercado ANTES de sair de casa, de preferência sem estar com fome. Pensando racionalmente sem ter que olhar para todas aquelas embalagens lindas e convidativas.

Faça a lista pensando nos corredores do mercado que quer passar. Inclua também possibilidade de haver imprevistos como "falta de laranja" no mercado, ou "alface com o dobro do preço habitual". O que você vai fazer caso isso aconteça? Vai descontar levando um chocolate?

Crie também listas de "VOU" e "NÃO VOU", para determinar quais serão suas ações durante o dia. Uma boa idéia é fazer isso ante do dia chegar, assim o dia já começa com o pé direito (você já acorda disposta a fazer tudo certo).

Mas lembre-se. Faça planos sustentáveis. Não adianta nada colocar na lista que você VAI respirar mais de 5000 no dia para acelerar o metabolismo.

5 comentários:

  1. Gô, amiga..

    Adorei o coelhinho. Muito meigo mesmo e ainda por cima cheiroso.. Está destaque em cima da minha mesa de trabalho.
    Obrigada.

    Beijos

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  2. Gô... que post legal! Vou viajar no carnaval e estou apostando é no planejamento mesmo. Em junho passado fiz a mesma viagem e engordei 3 kilos. Dessa vez não vou permitir que isso aconteça.
    Adorei o VOU, NÃO VOU... :-))
    Beijo

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  3. Mana, passei só pra avisar que tou de volta! Meia baralhada por ter um frigorifico perto o dia todo, mas na luta! :))))

    beijos

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  4. Boa idéia, adoro listas.
    Comer fora de casa é fogo, sempre aparecem essas tentações. Beijocas

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  5. Amei o coelhinho!
    Obrigada!
    Beijos

    Flori

    PS Oce ta se dominando, ne?
    :D

    QUE BOM!

    Beijos

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