7/29/2009

aBiosorvente (segredo)

Chegou a hora de eu contar um segredo!

Na capa da uol de hoje tem uma matéria sobre absorvente reutilizável. Então eu fui ver qualé.

A questão é a seguinte. Pegue um envelope de flanela em forma de absorvete (com abas) coloque um botão de pressão nas abas (para que elas possam ficar unidas na parte de baixo da calcinha). Dentro do envelope, coloque "folhas" de tecido de algodão (aqui, imagino que seja quantas folhas sejam necessárias para seu fluxo).

Então, depois de um tempo, vá e coloque de molho, e depois lave na máquina.

Isso ajuda a não gerar lixo, já que um absorvete descartável leva cerca de 100 anos para se decompor no meio-ambiente. Assim, é uma alternativa altamente ecológica!

Mas, tenho um segredo a contar. Logo quando comecei a menstruar, lá pela 4a série, uma pequena e inocente criança de 10 anos (acho que é isso!), ou seja, século passado, na minha casa minha mãe usava o que ela chamava de "fraldinha".

Era um tal de absorvente reutilizável, feito de tecido de fralda mesmo, dobrado em formato de absorvente.

Minha mãe tinha uma gaveta cheia, tinha uns maiores, e uns menores. Os maiores eram impossíveis de serem usados (eu usei por um bom tempo. No mínimo até a 8a série, e já não era tão pequena quanto uma criança, e naquela época meu fluxo era bem maior), mas os pequenos até que eram mais ou menos.

Mas, há dois grandes problemas:

* vazamento
* lavagem
* desconforto
* calor

Vazamento:
Você tem que ficar muito esperta, porque se o fluxo chegar no final do pano já era! Adeus calça, adeus autoestima, adeus dignidade! Com os aborventes de plastico eu nunca passei pelo constrangimento de ter todo o meio das pernas da calça sujos.

Lavagem:
Você vai passar 5 dias do mês com um balde cheio de paninhos. Porque você pega o pano, dá uma lavada pra tirar todo o sangue (não, essa parte não é nojenta, se você tem nojo de limpar sangue então é uma estrupícia e não merece consideração de nínguem! Vê se cresce e aparece), daí deixa de molho, e ele fica branquinho denovo! E fica mesmo!

Daí que você tem que todo dia lavar, e por pra secar. E você tem que ter um número suficiente para se chover, você não ficar desprevenida, porque se não secar, necas!

Desconforto:
Eu sempre achei os meus absorventes descartáveis muito mais confortáveis que as frandinhas da minha mãe. Elas eram desproporcionais, sem formato, e pior! ficavam dançando dentro da calcinha! Tinha que usar calcinhas BEM apertadas! E era muito grossas (ou tem que trocar a cada 2 horas)

Mas eu tenho uma dica! A dica é PASSE COM FERRO QUENTE E AMACETE BEM O TRECO! Quanto mais amacetado, melhor vai ficar na sua calcinha =(

Calor:
O treco era quente! Era muito quente! Imagina então fazer o treco de flanela!? Meu santinho amado livrai-nos do mal amem.

E, eu decidi não usar mais copo descartável nenhum pra não ter que pensar em trocar meu amado absorvente descartável que eu jogo no lixo e nunca mais penso nele! (tá, é um erro ecológico achar que esse absorvente nunca mais vai voltar a me incomodar, mas eu faço todo o resto certo)

Prefiro não usar um copo descartável por dia, do que nõa usar os 4 absorventes por mês! Porque é isso que eu uso, muito pouquinho!

E eu não quero ter que passar por tudo aquilo denovo! Quando conseguimos convercer minha mãe que só usariamos absorvente descartável foi uma revolução!

Agora todos já sabem o real porquê de eu não usar copo descartável! Quanto menos usar, menos precisarei mudar de absorvete!

(apesar de ter que admitir que a ideia é boa, e que talvez essa técnica seja mais rebruscada que a que usavamos em casa, e que o tecidinho todo floridinho é mais meigo, e tudo mais!)

Ah! Se você quer saber mais veja: http://www.coisasdemulher.com.br/index.htm


12 comentários:

  1. kkkkk acho que usar ob é melhor não? ele não tem plástico...

    acho q dá pra usar os tais paninhos tb qnd vamos ficar em casa, assim, caso vaze alguma coisa, é só tomar banho, não faz vergonha.

    A muito tempo eu vi na revista veja, tb, uma parada em forma de taça,de silicone que enfiava dentro da (*&$#@ e depois tirava, era reutilizável e talz, mas não deve ter dado certo, pois qnd li isso nem menstruava e até hj naum vi mais...

    beijos

    ResponderExcluir
  2. No dia em que inventarem tampão reutilizável eu vou pensar nisso... Porque eu não uso absorvente, detesto!

    Parece que a gente anda sempre de fralda (mesmo que seja muito fininho, faz o mesmo efeito)!

    Mas gostei da ideia de se ser mais ecológico... Talvez arrangem uma ideia prática e ecológica pras fraldas dos bebés também :)

    ResponderExcluir
  3. Ai Go... eu sei que preservação, meio anbiente, desenvolvimento sustentável e etc são coisas lindas e ótimas... Mas nem absorvente comum eu consigo usar... Só pra dormir e olhe lá, tem que ser na hora de deitar... se não é o.b meeeeeesmo!!! Ainda bem que eu não peguei a época da "fraldinha"...risos...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ai Go de Deus! Não tem condições realmente usar esses paninhos de novo. Lembro bem como era ficar com a calça manchada. Um horror. Melhor ficar sem os copos plásticos e usar as sacolas retornáveis mesmo. Qm sabe alguém no mundo não acabe inventando um absorvente biodegradável....
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga.
    Nossa nem me fale estou aqui a rir em frente ao pc.
    Minha mãe tb tinhas essas tal fraldinhas....eu não tinha nojo não,mas que é muito mais trabalhoso eh neh....

    Bjooooo

    ResponderExcluir
  6. OB, tampax, carefree interno, you name it nega... Sabia que tem um de borracha (latex?) em forma de copinho que voce lava e coloca de novo?
    Sabe quando a ser ecologica nunca pensei em lavar fraldas... nao tenho tempo, e elas vazam... Minha mae dizia que tem economia que vira porcaria... lembro que no tempo que fralda descartavel nao era accessiveis maes viviam no tanque. Sua vez vai chegar. Quando chegar, me diz se voce vai ter saco de ter mais essa tarefa (lavar fraldas pra nao poluir o ambiente) enquanto os ingleses continuarem achando que o Brasil eh o quintal deles pra jogar o lixo que eles nao processam e o Brasil aceitar lixo pra reciclar enquanto nao recicla o proprio.
    Sei que voce esta fazendo sua parte. Tambem faco o possivel pra reciclar tudo em casa.
    Tenha uma otima semana!

    Flori

    ResponderExcluir
  7. taqui o link do reusable tampon que eu comentei no post anterior:
    http://www.keeper.com/
    interessante.

    ResponderExcluir
  8. Vixi, mas o tempo/água/sabão/energia que se gasta pra lavar os paninhos e as calças manchadas.... ah vale a pena não.

    Sem contar que com essa chuva duzinfernos que ataca SP desde a semana passada, não há paninho que seque.

    ResponderExcluir
  9. Ah, Go, pode ser até ambientalmente correto, mas não vai rolar comigo não, amiga...
    Eu não sou do tempo das toalhinhas, embora já esteja com 52 anos, lembro que em casa a mamãe já usava Modess, que meu irmão ia contrariado buscar para ela na farmácia...rs E quando menstruei pela primeira vez, foi o que usei. Na época, não havia adesivo nos absorventes, lembro que eu prendia na calcinha colocando alfinetinhos tipo 'de fralda' nas imensas alças que o absorvente tinha. Depois, mamãe chegou em casa com uma novidade: um 'porta-absorvente' que era como um 'fio dental' específico para prender as tais alças e botar por baixo da calcinha. O máximo, na época, e o fim dos transtornos causados quando o bendito alfinetinho abria haha Dava um peteleco na 'bonitinha' que a gente pulava, sem poder dizer por que estava pulando hahaa
    Depois, uma calcinha (mais para calçola) passou a ser vendida, ela já tinha uns ganchinhos internos para prender a alça do absorvente. Era o progresso chegando. Até que vieram os absorventes adesivos, poxa, hare baba! hahahah
    E os absorventes internos, sem dúvida, que são pequeninos, resolvem bastante, mas que eu uso mais quando vou para a praia, já que não me privo disto mesmo menstruada.
    Beijo grande
    Beth
    http://aconquista.zip.net

    ResponderExcluir
  10. Tô fora.
    Faço várias concessões, mas prefiro o absorvente antiecológico...
    Bjim

    ResponderExcluir
  11. Ola querida primeira vez que leio seu blog e amei...
    E vou te contar um segredo tbm...
    TO FORA pode ser ecologicamente correto mas nao da nao!
    Eu ja morro de calor com os absorventes descartaveis, como meu fluxo é grande, (7 dias de cachoeira) imagina a quantidade de paninho que eu vou ter que usar!!!
    E eu acho sim anti higienico, imagina o cheiro que deve ficar e vc ta no trabalho vai ter que trocar, vai colocar o sujo dentro da bolsa..Ah neeeem!rs
    Eu nao uso copo descartavel, reciclo lixo, faço arte com o lixo reciclado, economizo agua e etc...Mas ficar sem meus absorventes nao vai dar nao

    ResponderExcluir