Redução de estômago

As vezes eu acho que o que as pessoas precisam é de um chacoalhão de fora! Porque o auto-controle é tão pequeno que só se confia no controle externo.

(e todo mundo aqui sabe o quão duro é essa coisa de ter auto-controle)

Ontem, vendo o domingo espetacular (é esse mesmo o nome? Aquele fantástico que passa na record (e que no meu ponto de vista é melhor que o fantástico)) mostrou o caso de dois gêmeos que são obesos mórbidos e tem que emagrecer 20 quilos cada para ficarem aptos a fazer a cirurgia de redução de estômago.

Ou seja, eles precisam emagrecer 20 quilos para poder emagrecer os outros 20 quilos.

Eu não gosto da idéia dessa cirurgia. Você vai e reduz seu estômago até não caber mais comida do que uma pessoa magra "normal" seria capaz de comer. E se você comer mais do que isso, vomita, ou massa mal, ou os pontos abrem e você acaba morrendo de infeccão generalizada.

Mas, parece que as pessoas precisam de alguém de fora dando ordens:

"Você só vai comer isso e ponto! Engole o choro! E se não quiser apanhar nunca mais vai fazer essa cara de dó."

Porque daí, sua reputação continuará inabalada, porque você só fez dieta porque te chantagearam. Porque alguém mandou. Porque o médico reduziu seu estomago e agora, que pena, você é incapaz de colocar mais comida pra dentro sob o risco de se dar muito-muito mal.

Não seria muito mais simples e com menos risco simplesmente ter auto-controle suficiente para não comer mais do que aquilo que é saudável?

Mas daí, há-de se saber seguir as próprias regras. Mudar a própria vida, e isso é mais dificil do que obedecer regras impostas por outros.

Ai. Como é dificil ter uma opinião sobre assuntos polêmicos....

Comentários

  1. Oi, Gô! Dificílimo... Sempre fui contra a tal cirurgia. Eu considero uma auto-mutilação. Mas... comecei a entender a limitação das pessoas. Há quem não consiga auto-controle nunca. Claro que eu acho que é 'falta de vontade', mas a pessoa simplesmente não consegue entender que pode. Que consegue. Que é capaz. E eu ando vendo muita gente feliz da vida, renascendo com a tal cirurgia. Então, dificílimo saber o quanto ficar 'contra' ou a 'favor'. :P Eu não consigo fazer nem uma 'inofensiva' lipo (há algumas que são 'micro cirurgia', não é?) quanto mais me auto-mutilar dessa forma... Prefiro buscar (uma hora eu encontro!!) minha paz, meu auto-controle, minha força, do que me entregar a isso. Mas essa é só a minha escolha. Cada um tem a sua né? :) Bjão e boa semana!!!! Cris

    ResponderExcluir
  2. Ai lindona... tenho que discordar de vc... Existem pessoas que não adianta o esforço que façam não emagrecem... Doenças, sindromes, depressão... Meu irmão fez a cirurgia do estomago há alguns anos, e te garanto que se ele pudesse não teria feito! Ngm em sã consciencia faz cirurgia por fazer!!! São necessidades mesmo... E no caso dos Gemeos da pesada, eles precisam emagrecer 20 kg pra fazer a cirurgia e aí emagrecer 40% do peso ( 213 kg - 20 = 193... 193 - 40% = 115)...
    Eu acho frescura quem tá com 20 kg acima do peso saudável e entra numa furada dessa... Por achar que é o caminho mais curto, mas existem casos que não dá pra falar que é frescura, que é preguiça!!! Até por que obesidade é uma doença e com doença não se brinca!! Mas é isso... Assunto polemico sempre gera isso... Mas eu defendo totalmente a cirurgia, pros casos em que ela realmente é necessária e não por simples vaidade!!! Bjinhos e um linda semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi moça!

    Duas coisas: sobre o post.
    Também mais ou menos tenho a mesma idéia que vc. Nunca faria redução do estômago, mas já pensei muito em por a banda gástrica. As cirurgias bariátricas reduzem além do estômago, o intestino, que é responsável por absorver uma série de nutrientes do nosso organismo. Ainda não tem estudo com pacientes idosos que fizeram a cirurgia quando novos, e a influência que isso tem na qualidade de vida, uma vez que quando a gente fica velhinho, a quantidade de nutrientes absorvidas já é menor por natureza, imagina com um défict desses..

    Segunda coisa:
    Fui no MARGS, que é o museu de artes do RS, e lá está tendo uma exposição fodástica de quadros que estão na França, em comemoração à imigração francesa, não sei qnatos anos franceses, alguma coisa do gênero. QUadros lindíssimos, uma amor. LEmbrei na hora de quando tu escrevia as sextas lindas!

    Um abraço menina"!

    ResponderExcluir
  4. com certeza! somos mais sensíveis a opinião alheia do q a nossa propria!! é absurdo, mas é verdade... luto contra isso todos os dias, mas qnd deixo no piloto automático acaba sendo assim!

    beijos, e apareça! kkk

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma amiga que fea a cirurgia, emagreceu muito, sofreu muito, ficou depressiva , hoje já recuperou muito peso, não entendo bem disso, mas se é necessa´rio tem que fazer, mas com cautela.
    Eu... vou tomar vergonha na cara e emagrecer, já fiz um monte de exame e não tenho nada que me impeça de conseguir, só falta força de vontade mesmo, rs.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi querida quando tempo rs, to com um novo blog agora quase um ano que não postava mais rs, mas agora voltei com tudo, nossa li sobre o absorvente.

    Eu uso de certa maneira bastante uns 3 ou 4 por dia uns 3 dias =/, mas ai fiquei pensando como funcionaria quando fosse dar um passeio, seria muito complicado na certa =/.

    Espero que esteja tudo bem com vc, beijão


    Broboleta

    ps:opinião? a nem vou dar sobre isso rs

    ResponderExcluir
  7. Oi, gatinha, tudo bem? Eu li mto sobre essa cirurgia de estômago e talvez até faria. É como já foi lhe dito, existem pessoas q ñ conseguem controlar a compulsão, ou emagrecem e engordam mais q antes ou o corpo está apresentando ñ aguentar mais tanto peso. Só sabe, quem vive. Isso é como dizer q fumante não pára de fumar pq ñ quer, mas as coisas não são assim. Já vi relatos de nutricionistas q fizeram a redução de estômago. Seria melhor reduzir o estômago e tomar centrum e ir a médicos uma vez ou outra por rotina ooooooou não fazer a redução e tomar ansiolíticos, remédios para emagrecer, antidepressivos e sempre visitar vários médicos devido a obesidade e outras doenças mais????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadura de limão

Doce de goiaba caseiro

Lava-Louça Enxuta Automática