Blog Action Day

Minha contribuição para Blog Action Day

Será que preciso dizer que esse ano foi, definitivamente, o ano que mais sentimos o impacto das mudanças climáticas? Se eu não digo, tenho certeza que a Denny pode dizer, afinal, foi a casa dela que foi destelhada.

Então, não vou tentar convencer ninguém de que temos, efetivamente, vivenciado os efeitos das mudanças climáticas. "...o aquecimento global é inequívoco e há mais de 90% de certeza científica de que as alterações no clima são intensificadas pelas atividades humanas.[1]"

Até onde eu entendi. A causa para as mudanças climáticas é o aquecimento global. Que vai causando um monte de piriri no planeta que causa diminuição das calotas, e blablabla que não importa, porque o que importa mesmo é que o bicho está pegando, e se a gente não fizer nada, nada vai precisar ser feito mesmo, porque a humanidade vai pro beleleu!

Mas, a questão é, temos que parar e pensar que, apesar da gente (nós meros mortais) não termos como assinar tratados, nem colocar rolhas em chaminés, podemos, pelo menos, nos indgnar com quem deixa de assinar tratados, e não presta atenção se sua fabrica polui.

O principal causador do aquecimento global são as emissões de gazes que provocam o efeito estufa. Isso é CO2, metano, e sei lá eu mais o que. "No final do século 18, a concentração de CO2 no ar era de 280 partes por milhão (ppm), ou seja, 0,028% da atmosfera. Em 2005, ela havia chegado a 379 partes por milhão (chegando a 26,4 bilhões de toneladas de dióxido de carbono).[2]"

Mas, além disso, podemos modificar um tiquinho nossa vidinha para tentar melhorar um tiquinho o quadro geral. Para isso quero expor dois lemas:

Lema 1: De grão em grão a galinha enche o papo
Lema 2: Pimenta no zóio dos outros é refresco

Sendo assim, quero concluir que acredito sim que podemos construir castelos com tijolinhos. E que não é porque nossa casa não foi destelhada ainda que um dia ela não será!

Proponho duas modificaçõezinhas pequenas no nosso dia - a - dia:

Regule seu carro, faça revisão, dê preferência para aqueles menos poluentes (nada de chevetão queimando óleo) e nada de fazer gambiarra no catalisador!

Deixe de comer carne de ruminantes (boi, vaca, ovelha, carneiro, bode, etc) por um ou dois dias na semana. Coma peixe, frango, jacaré, (capivara é ruminante?), tofú, queijo branco de minas. Isso vai reduzir o consumo interno de vaquinhas peidorreiras*. Pode até ser que o rebanho não diminua,  "O país [Brasil] é detentor do maior rebanho bovino comercial do mundo.[3]", mas teremos mais dolares porque as vaquinhas que nós comeríamos vão ser vendidas pros americanos famintos =P Que tal?

Comente o que você acha, ou escreva você também um artigo para o Blog Action Day!

E mais, para saber tudo sobre as mudanças climáticas: http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br (site em português) ou veja o video do momento: http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/content/15-ways-avert-climate-crisis

* eu entendi, não tem a ver com PUM de vaca. Todos os animais fazem pum (incluindo os irmãos mais velhos, e os avozinhos), mas somente os ruminantes têm bactérias capazes de digerir a celulose. Essas bactérias quebram as moléculas de celulose e liberam metano. Assim, não é coisa só de vaca, mas de cavalo, de bufalo, de carneiro. Qualquer ruminante!

Citações:
[1] http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/652
[2] http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/653
[3] http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/654?page=0,3

Comentários

  1. Oi, GÔ!
    Apesar de não termos tsunamis, estamos sentindo na pele as consequências do aquecimento global.Em pleno outubro um dia a temperatura é quase 30 g e no dia seguinte cai pra 10.
    Eu já larguei as vaquinhas há tempos. Como carne raramente e sinceramente acho que não faz falta. Prefiro vê-las nos pastos.
    Beijão e boa quinta!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, xoquei, fiquei rosa chiclete com vc. É isso ai, vamos acordar povo. Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Oi linda... aqui em Santa Catarina estamos sentindo muito a mudança climática... precisamos fazer a nossa parte mesmo... eu aos poucos estou reduzindo o consumo de carne vermelha...
    Bjos e uma ótima quinta...

    ResponderExcluir
  4. Putz Gô, depois de saber de todos estes Pums, vou virar vegetariana..

    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Ai Gô... mesmo quando o assunto é super sério eu morro de rir com seu jeitinho... Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. adoro seus post, ja faz um tempo que leio seu blog, inclusive se me permitir eu te linkei pois comecei o meu agora...rsss

    otimo tema, mas comer jacaré??? o pessoal da defesa dos animais nao vai curtir mto isso...kkkk, aqui em curitiba havia varios restaurantes que vendiam...mas foram proibidos...fazer o que neh..

    bjssssss

    ResponderExcluir
  7. Gostei de seu blog, que descobri por acaso. Mas só um detalhe: cavalo não é ruminante... Bj e parabéns pelos posts!

    ResponderExcluir
  8. your site is loading rapidly

    ResponderExcluir

Postar um comentário