A cirurgia - mais uma vez

Deixei dois dias o último post no topo porque queria mesmo mais opiniões, mas acho que agora já está bom, vou escrever ume réplica.

O que eu concluí foi que, realmente a reportagem deu um tom meio equivocado para a questão. Achei (e achei que teve gente que também achou) que ficou-se cobrando muito do governo, e nada dos obesos. Afinal, SUS é uma merda tanto para os obesos quanto para os bebezinhos fofinhos bonitinhos e com as bundinhas fofinhas (não dá pra achar que é preconceito contra gordo)

A obesidade é sim uma doença, e é sim uma doença que pode matar! Inclusive, a reportagem deixou isso bem claro mostrando casos de pessoas que morreram tanto na fila de espera, quando depois da cirurgia.

A cirurgia é sim uma solução. Mas eu não posso acreditar que seja a única solução para todos os obesos mórbidos! Isso é desafiar minha inteligência. Há casos em que não tem como, tem que operar!  Mas, tinha na lista de pessoas do programa uma menina nova, que começou a ser obesa com 14 anos! E estava a 10 anos esperando pelo SUS (ou seja, pode esperar sentada). Ou ela tem algum problema que complica a obesidade, ou ela não tem informação suficiente para saber que pode sim emagrecer de outra forma! (porque, sinceramente, não posso acreditar que uma pessoa que durma no sofá e não passa direito na porta do banheiro não queria sinceramente mudar de vida!)

Também achei que a reportagem deu uma banalizada básica na cirurgia!

Ah! Antes que me esqueça de tocar nesse assunto. Nunca achei quem faz um procedimento cirurgico com pouca coragem. Tem que se ter é muito sangue frio mesmo! Porque é um procedimento muito perigoso!

Ah2! Realmente, tem médico de todo tipo por aí! (e quem fez graduação em uma universidade com curso de medicina sabe bem disso! Haja visto o tipo de aluno que está por aí, nos cursos!) Tem o médico que sabe das coisas, e tem o médico que não tá nem aí em preescrever qualquer coisa. Se é assim no particular, que dirá do SUS.

Se alguém tem mais alguma conclusão, não se acanhe, comente =D

(não tem mais corretor ortográfico no blogger? porque? Eu escrevo tudo errado e não tenho paciência pra reler!)


Comentários

  1. É isso mesmo, foi o que eu comentei antes. Banalização. E uma generalização também, porque cada caso é um.
    Bacana a sua intenção em trazer este assunto para cá.
    Beijo grande
    Beth
    http://aconquista.zip.net

    ResponderExcluir

Postar um comentário