Aprendendo a fazer a manutenção de uma casa

Comecei a colocar as manguinhas de fora lá no lar-doce-muquifo, comecei a querer limpar, a organizar as comidas na hora do super mercado. Bom, a colocar um pouco de ordem na casa que vai ser minha, mas por enquanto ainda é do Lindinho.

Já fixamos um painel de cortiça que herdei da minha irmã mais velha (ela ia jogar no lixo, mas tá novo!!!! ehehheeheh)

Já estou planejando umas coisas. Achei um método americano que gostei muito! CHama FlyLady (http://www.flylady.net/) em inglês, mas se procurar flylady brasil você acha um grupo no Yahoo!

Bom, já estou providenciando meu caderninho pra ser meu roteiro de controle, pretendo fazer uma lista de comidas que podem  me salvar. Um cardápio semanal. Um roteiro de limpeza... Essas coisas =P

O que mais gostei desse método é que ele é baseado em dois princípios (baseado em princípios é ótima):
* mantenha a pia brilhando
* passinhos de bebê

Ou seja, você só tem uma obrigação no dia! Manter o brilho da pia! Amanhã, quando você acordar e notar o brilho da pia, você saberá que obteve sucesso no dia anterior!

E assim como levou tempo pra sua casa ficar essa zona, vai levar tempo pra colocar a zona no lugar. Assim, siga os passinhos de bebê para chegar na meta (arrumar e prevenir a zona)

No fundo, é mais ou menos o que minha mãe já fazia, só que travestido em um método formal

Vamos ver no que dá

Comentários

  1. interessante, to precisando ajeitar a baia também.. risos...
    aliás, quase tudo tá precisando de jeito na minha vida
    bjim

    ResponderExcluir
  2. Hohoho, eu faço parte do fly lady desde quando casei, funciona mesmo, viu? E olha que não sigo assim como manda o figurino, não tenho control journal... o que vale é a idéia principal: fazer um pouquinho por dia e manter uma rotina.

    ResponderExcluir
  3. Tenho algumas amigas que utilizam este método Fly, parece bem legalzinho. Mas, para mim, não serve, eu sou avessa a serviço doméstico etc. e fujo, mas fujo messsssssssssmo, sabe? E acho (sempre ressaltando que isso é referente ao meu próprio jeitão) que é um esquema que visa organizar, ter um esquema que facilite a vida, mas que acaba escravizando um pouco. Mas é achismo de quem não quer mesmo fazer nada...rsssss
    Sou dependente de faxineira ou empregada e da boa vontade (que existe, sempre, amém) do maridão faz-tudo.
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  4. Como já comentado acima, não entendi pra que os passos de bebe.


    http://quepeso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Lindinha!!
    Que bom que a cada dia encontro na blogsfera Light pessoas que aprendem um pouco mais sobre o FLY!!!
    Não sei se está no FLYMigas, mas obrigada por postar sobre o assunto!!!
    Um beijo em seu coração e bem-vinda ao Sistema!!

    FLYbaby Rô

    ResponderExcluir

Postar um comentário