1/16/2011

Torta americana de Maçãs

Então que, tão logo eu casei, já tive que passar pelas "provas" de ser esposa. Nada a ver com cinta-liga, ou chicotinho. Mas como fazer para aquietar a criança que existe dentro do marido.

Ele me comprou o livro Dona Benta, mas me obrigou a arrumar uma receita de "Torta do Pato Donald´s"!

(gente, alguém têm idéia de como é a torta do pato donalds? eu só sei que é redondinha e que tem furinhos, mas não faço idéia de nada!)

Usando da minha enorme perspicácia, decidi que a massa era a "Massa Americana para Tortas" da página 907. E que o recheio era o da página 910, Torta Americana de Maçãs. Como o principal interessado aceitou minha lógica (que lógica?) não titubiei!


Gente, esse livro é grande!
Vou colocar as fotinhos, e minhas considerações. Lá no fim, copio a receita.

 Aqui, a massa depois de agregar toda a farinha e a manteiga. No fundo, é só uma massa pobre.

Aqui, o recheio de maçã com o pozinho. Eu deixei as maçãs cairem num suco de limão (como na receita) Acabei usando mais limão do que na receita, porque fiquei com medo delas pretejarem. Não pretejaram! Mas ficou um tantinho puxado demais no limão, vá pela receita mesmo. Apesar disso, joguei bastante do limão fora antes de misturar o pozinho.


A massa abre até que bem, porém como ela é manteiga e farinha, basicamente, alguns fiapinhos grudam no rolo. Mas, vá na fé que não dá nada não! Só uma coisa, 2/3 pra base, 1/3 pra tampa da massa, ok!? O livro perdeu um parafuso e manda dividir na metade... Vá saber!
 Aqui, o pozinho (açúcar, canela e maizena, tá lá embaixo)já foi misturado nas maçãs, a forma já está com a base, pixa uma dentro da outra ;)

Olha o perigo! Vou te contar que eu robei essa maçã assim temperadinha e já ficou delicioso! A receita pede pra colocar pedacinhos de manteiga e foi o que eu fiz.
 O que fazer com aquele restinho de massa que não é grande o suficiente para ser alguma coisa, mas também não é pequeno o suficiente pra se jogar fora?
Agora, veja só. Faça buracos maiores dos que os meus, se não não vai ficar parecido com os do pato donalds, ok? Os meus foram pequenos!
 


Ai! A torta assou! A caldinha escorreu... Dá pra sentir o cheiro de maçã e canela assada agorinha mesmo! E a massa ficou super super!



Eu gostei muito mais dela quente do que fria. Como leva maizena no receio, quando esfria dá aquela enrijecida básica de manjar gelado. E o azedinho do limão também ficou mais pronunciado. Mas olha, espetacular! Totalmente diferente do que eu estou acostumada a comer. Aprovadíssimo!

Agora, o mais importante! O mais importante DE TUDO! O Lindinho super apaixonou na torta e eu sou uma super-esposa! Gente, cozinhar é ótimo! Mas cozinhar e ter alguém pra dizer que ficou delicioso é melhor ainda!

Vamos aos fatos:
Massa Americana para Tortas
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2/3 de xícara de gordura vegetal (usei manteiga, dá 2/3 do pacotinho de 200g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/4 de xícara (chá) de água aproximadamente
  1. Para prepara a massa, coloque a farinha de trigo em um plano de trabalho e faça um vulcão. Salpique o sal e coloque sobre a farinha a gordura vegetal. Vá picando a gordura na farinha com uma faca até obter uma textura de farinha grossa. Com a ponta dos dedos e sem muita pressão, incorpore a gordura na farinha até obter uma textura de areia. Acrescente a água aos poucos até a massa estar ligada. Evite trabalhar a massa em excesso. Embrulhe em um plástico e leve a geladeira por 30 minutos.
  2. Abra a massa e coloque o recheio escolhido
Nota: Esta receita é suficiente para uma torta de 24 cm com tampa.

Torta Americana de Maçãs
  • 1 receita de massa dessa aí de cima
  • 5 maçãs descascadas e fatiadas
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 3/4 de xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de maisena ou farinha de trigo
  • 1 collher (chá) de canela em pó
  • 1 pitada de noz-moscada
  1. Prepare a massa conforme a receita. Divida em duas partes uma delas forre uma assadeira redonda para tortas
  2. Em uma tigela misture as fatias de maçã com o suco de limão, o açúcar, a maisena, a canela e a noz-moscada
  3. Coloque o recheio sobre a massa e salpique com pedacinhos de manteiga
  4. Abra a metade da massa restante e cubra a torta. Aperte bem as bordas e faça alguns furos sobre a massa com um palito (para a saída do vapor)
  5. Asse em forno moderado até que a massa esteja bem dourada

8 comentários:

  1. Tb casei há pouco tempo (pouco mais de um ano), mas não sei cozinhar quase nada... meu forte são os doces. O problema é que meu marido só quer saber de salgados! Já me esmerei e fiz tudo quanto é bolo, torta, sobremesa, ele nem olha, afff... Mas a carne salgada... lá vai ele com a boca grande e boa comer! kkkk Mesmo assim, qualquer dia desses vou experimentar essa torta do Pato Donald. Quem sabe ele não muda de ideia? rs

    ResponderExcluir
  2. Caramba, cheguei a sentir o cheirinho daqui! Imaginei a torta esfriando na janela, não tem disso no gibi?
    Bacana! Parabéns primeiramente pelo interesse carinhoso em agradar ao maridinho, de um jeito tão fofo! E gostoso...
    Beijos mil, viu?
    Estou em novo endereço: http://aconquistablog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Você atiçou a dona de casa que existe dentro de mim! Que torta linda, hahahaha! A forma é de fundo removível, ou não?

    Bom, a cara ficou ótima! E meu excelentíssimo também tem dessa de querer algo tal qual viu em um lugar X, kkkk! Adoro isso. Ter um ser ali do lado que vai dizer como ficou gostoso, como vc disse, não tem preço!


    Beeeeijo lindona!


    FUIZ...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gô!
    Tive o mesmo pensamento da Beth: a torta esfriando na janela, hehe! Bah,me deu água na boca. Já sei: o dia que eu for te visitar vou pedir pra tu fazer essa torta, viu?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Tem selinho para você! te indiquei

    http://pinupdiario.blogspot.com/

    beijo

    ResponderExcluir
  6. Ai, me deu água na boca. Mas o fantástico foi saber que vc ganhou o livro de receitas para aquietar a criança dentro do teu marido..hehehe..muito boa essa

    Passando tb para te avisar que tem um selinho lindo para vc no endereço abaixo:

    http://quemmoradentrodemim.blogspot.com/2011/01/selinho-do-blog-desequilibrio.html

    Beijooooooooooooooooos

    ResponderExcluir