Bolo de figo

Então que eu fui no mercado um dia e a caixinha de figo estava com uma cara boa, e preço bom, e eu peguei! Zupi

Então que eu tentei comer um figo, e eca. O segundo e eca! Fiquei com nojo da caixinha e não quis mais saber dela.

Daí que eu lembrei que tinha um bolo de figo super esperto no meu SUPER ULTRA LINDO MARAVILHOSO livrinho União 100 anos (eu faço propaganda até no serviço desse livro!) Piquei, congelei e esperei até que o momento fosse propício (ou auspicioso).

Uma massa muito da bem apessoada! O que fala bater eu bati na batedeira.
Daí que eu tava lá, joga isso, joga aquilo, lindinho vem espremer o limão pra mim, e pum, coloquei a noz-moscada. Só que eu coloquei a noz-moscada errada! A que tem aqui é em pó! E fica num potinho. E eu sempre acho que o potinho de pimenta do reino é a noz-moscada. Daí já viu né?

Mas vou te dizer, ficou bom! Não é aquele bolo que você come metade da assadeira sem nem perceber, mas é super gostoso e é diferente!

O Lindinho aprovou! (já teve alguma coisa que ele não aprovou? Até acelga refogada ele aprova....)



Ingredientes:


  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara (255g)
  • 1 xícara de manteiga sem sal (180g)
  • 4 claras (cerca de 160g)
  • 1 colher de café de suco de limão (2,5ml) 
  • 1 xícara de chá de leite (200ml)
  • 3 xícaras de farinha de trigo (330g)
  • 1 colher de café rasa de sal (2g)
  • 1 colher de chá de canela em pó (2g)
  • 1 colher de chá de noz-moscada ralada (2g)
  • 4 colheres de chá de fermento em pó (16g)
  • 250 gramas de figos secos picados
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de fazer
  1. Bata o açúcar demerara com  manteiga até obter um creme homogêneo.
  2. Junte as claras, uma a uma, batendo a cada adição
  3. Sem bater, acrescente o suco de limão, o leite, a farinha, o sal, a canela, a noz-moscada, o fermento e os figos.
  4. Coloque na forma untada e enfarinhada e asse no forno preaquecido
  5. Desenforme frio e polvilhe com o açúcar de confeiteiro
Capacidade da forma 2 litros, bolo ingles (27 X 10 cm)
Temperatura e tempo de forno moderada (180 C) 1 hora
Rendimento: cerca de 10 porções

Congelamento
Embale, extraia o ar, etiquete e congele por até 3 meses. Descongele em temperatura ambiente, sem retirar da embalagem

Curiosidade
Esta é uma receita típica inglesa

Fonte: José Carlos Rodrigues Pereira - Cambé-PR


Comentários

  1. Nunca na história da minha vida, tinha ouvido falar em bolo de figo. Exótico, né? Vou experimentar com certeza. Agora me esclarece uma dúvida? Vc colocou pimenta do reino no lugar da noz-moscada? Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Peraí, vc colocou figo fresco no lugar de figo seco? Achei que vc estava falando de figo fresco. E afinal, faço coro com a colega aí de cima. Vc colocou pimenta do reino?? rsrsrs.
    O importante é que ficou bom.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olhs, depois que fiquei sabendo de chocolate com toque de sal, a sua pimenta no bolo não me assusta não, viu? Hehehehe..


    Deve ter ficado uma delícia!


    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário