4/03/2011

Culinaria, gastronomia, alquimia, magica

Eu não sigo receitas.

Quer dizer, sigo sim, as vezes, quando tenho vontade de me aventurar. De um pouco de adrenalina.

Toda vez que segui a risca, me dei mal. Eu coloco lá exatamente o que pede (ou o que eu acho que pede) e vejo que a coisa não está boa, mas sigo a receita, e a coisa não fica boa.

Eu não concordo com receitas. Dessas que falam 375 gramas de requeijão. Ou, 2 xícaras de farinha de trigo.

Olha, requeijão, por aqui, se compra em copo, e no copo nunca vem 375 gramas. Eu conheço copo de 200 gramas e de 250.

Eu nunca sei se a pessoa está falado de uma xícara de 200ml ou de 240 ml.

Daí então, você pega uma receita todinha com a massa das coisas (tudo em gramas), e o último ingrediente é "um ovo".

Daí eu te pergunto. Que ovo? Mesmo só falando de ovo de galinha, existe uma infinidade de tamanhos! Eu costumo usar o ovo caipira lá da chácara. E esse ovo tem menos clara do que os de granja. E daí? Como vou saber se o ovo que eu tenho é um ovo padrão?

Bom, no livro da união 100 anos, eles colocam também a massa do ovo. OK 100 gramas de gema são 100 gramas de gema (e o que sobrar disso você joga fora, dá pro gato, sei lá).

Mas, até aí tudo bem. O que me irrita mesmo, de verdade, são receitas que pedem 5 gemas. 8 claras. Ou pior, 5 gemas, 8 claras e 3 ovos inteiros. Meu! A galinha dá pra gente o ovo inteiro! E eu não quero ficar guardando meio ovo na geladeira! Fedendo tudo.... Dizem que dá pra congelar, mas  meu, eu não gosto de "omelete de claras" e nem faço suspiro.... Eu me irrito.

E temperatura de forno? Meu forno não tem nem acendimento automático, vai ter termômetro? Eu vejo a temperatura do forno assim: fome = alto, de-boa=baixo, bolo=medio, bolacha ou cookies = medio até eu me encher e tacar no alto.

Se você quiser controlar exatamente a temperatura do forno, seria melhor colocar o termômetro na coisa que tá assando... Porque até a assadeira vai interferir na temperatura.

E doce!? Meio quilo de açucar pra cada quilo de fruta? Isso é coisa que se diga? Todo mundo sabe que fruta tem açúcar, e tem fruta que é mais doce em certas épocas, ou mais aguada.

As vezes, você pega a banana e ela não apura nem por decreto! Daí você olha pro doce  sabe que tem que colocar mais açúcar. Quanto mais? O quanto o doce pedir, oras!

Eu gosto de ir juntando, ir mexendo, ir vendo a mágica acontecer. Eu "sinto" a massa e sei se precisa de mais isso ou aquilo. Se está faltando doce, eu coloco, se está faltando chocolate, eu coloco. Tudo no olho.

Talvez, eu seja assim, porque acredite que comida é mágica. E que pra mim, só comida, e não "coisas gastronômicas". Talvez eu cozinhe como minha mãe, que cozinhava como a mãe dela, que era uma coisa assim "chão de terra batido", ou um bife só pra repartir pros 5 irmãos, ou uma lata de leite condensado no natal.

Talvez, porque eu não sinto a canela na massa quando eu coloco só "uma colher de chá", e pra mim não faz diferença se o pão tem ou não ovo, além da corzinha. Talvez eu realmente não seja criteriosa...

Ah, mas você pode dizer, sem receita não dá pra repetir a mesma coisa. Não dá mesmo! Cada vez que eu faço cookie sai um gosto diferente, uma consistência diferente, um jeitão diferente! Mas, o mais legal é que esse jeitão é sempre o que eu queria que saísse...

Eu não gosto de seguir receita, porque isso não é criativo. Eu gosto de ver receitas pra tirar idéias, pra aprender coisas, ingredientes e técnicas, só pra depois eu ir lá e fazer tudo do meu jeito.

Deve ser por isso que eu adoro fazer doce, parece coisa de bruxa que fica mexendo o tacho, com paciência....

2 comentários:

  1. O negócio é não encanar muito. São 5 ovos, então não me incomodo se são grandes ou pequenos, boto 5 e pronto. Mas há receitas que enchem mesmo o saco, confundem e essas que vêm com medidas esquisitas mais ainda. Você disse que não faz suspiro. Mas se bater as claras que sobrarem de uma receita em neve, com adoçante (sem excesso) e botar em cima da gelatina já durinha, na geladeira, fica bacaninha e gostoso, sem deixar de ser light. E se a gelatina tiver frutinha piada dentro, ui, fica show de bola.
    Beijos mil! Boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amiga!

    Estou passando pra ver o que rola no seu bloguinho e deixar um desejo de Boa semana light pra vc.

    ResponderExcluir