4/22/2011

Pascoa

(conteúdo altamente religioso, última chance de clicar no xizinho no canto superior direito do programa)

Eu adoro pascoa. Acho que gosto mais da pascoa do que do natal (deve ser porque eu  não gosto de natal).

Mas, quando digo pascoa, quero dizer ir na igreja, assistir missa. Não essa coisa de coelhinho por todos os cantos. Isso eu acho a coisa mais estranha do mundo!*

Eu gosto do domingo de ramos, porque tem procissão e semana que vem já é a pascoa. Gosto de ir na hora de guarda, porque tenho ao sensação de que estou fazendo companhia pra Jesus. Gosto de ouvir as mesmas histórias de sempre, com a mesma tristeza de sempre.

Inclusive, isso de "mesmice" eu aprendi só depois que vim morar "sozinha". Aprendi que o que eu mais gosto da missa é que ela é sempre a mesma, e igual, e eu sempre sei ela de cor, não importa em que cidade eu esteja morando! Quase que as músicas são as mesmas também.

Nem sempre eu tenho saco para participar de todas as comemorações. Por exemplo, tem missa desde quinta feira santa, e eu nem fui. Mas hoje fui na hora de guarda.

E, preciso escolher qual missa eu ainda vou.

Bom, a páscoa é a renovação da vida liturgica, por assim dizer. É com a morte de Jesus que tudo se inicia, claro que o nascimento dele é importante, mas o objetivo de vida dele é a morte na cruz, seguida da ressureição.

Depois disso, se segue as missas onde Jesus aparece para os discípulos meio como fantasma (ai se algum católico xiita me pega falando assim). E a vida segue. Vai seguindo até o natal, e depois, a quaresma, e a páscoa, e o natal. E a vida vai passando. Calma e tranquila.

Bom, tudo isso pra dizer que eu gosto da páscoa.

* me parece uma tendência estrangeira, isso de encher tudo de coelhos fofinhos. Tal como o ralouin, com as abóboras. Apesar de que, quando eu era criança e ia na escola, eu também pintava coelhos.

Um comentário:

  1. Eu também adoro Páscoa! Adoro a parte religiosa! E a parte de presentear. Gosto mais de presentear que de receber, tanto que este ano eu mesma decidi fazer os ovos de chocolate para a família. Mas essa coisa de coelhinho é uma simbologia que não entra muito aqui em casa. Não acho esquisito nem nada, mas não tenho o costume mesmo.

    Na igreja teve semana santa, Santa Ceia e eu nem fui, mas só porque não estou muito boa mesmo, porque eu sempre vou e é sempre isso mesmo que você disse: a tristezinha, o agradecimento, a emoção de poder fazer parte disso tudo.

    Mas eu adoro Natal também. Essa Páscoa vou passar longe dos meus pais, pq eles foram para a casa do meu irmão e não pude ir junto por causa do trabalho e de uma consulta médica. Aí ela vai ser mais tristezinha, digamos. Mas semana que vem eles virão, aí fica tudo bem.


    Beijos linda, FELIZ PÁSCOA e que Deus abençoe a ti e toda tua família!

    ResponderExcluir